Qual a diferença (se há diferença) das ideias delirantes do transtorno de personalidade esquizótipica

5 respostas
Qual a diferença (se há diferença) das ideias delirantes do transtorno de personalidade esquizótipica e dos pensamentos obsessivos do TOC, uma vez que ambos tem similaridade (ex: realizar rituais para evitar que algo ruim aconteça). Obrigada desde já.
Na esquizofrenia você fica completamente imerso nos rituais e não sobra nem um pouco de mente preservada para duvidar de si mesmo. No entanto, no TOC, você esta mais consciente que a sua conduta é bizarra ou exagerada. E o maior sinal de saude mental e lucidez é desconfiar de si mesmo,
Um abraço,
Léa

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Lembrando que o diagnóstico diferencial (isso que você nota das similaridades de sintomas em transtornos diferentes) é uma questão delicada e que deve ser feita por um profissional qualificado psicanalista, psicólogo ou psiquiatra.
Tanto os transtornos da personalidade (incluindo o da Esquizotípica, mencionado) quanto o Transtorno Obsessivo Compulsivo envolvem a preservação de um contato com a realidade. Em outras palavras, o sujeito tem consciência daquilo que está realizando, mas não tem controle sobre seus rituais. Uma diferença importante dos quadros mencionados é a de que os Transtornos da Personalidade correspondem a modos de agir que estão organizados em torno de algumas características (como a reclusão e os comportamentos estranhos, no caso da Esquizotípica). Por outro lado, o Transtorno Obsessivo Compulsivo não engloba, necessariamente, toda a personalidade do sujeito. Porém, com o agravamento do quadro de TOC, os contextos adjacentes ao transtorno serão afetados. Por essa razão, mais importante que ter ou saber qual seu diagnóstico específico, é obter ajuda especializada, de confiança e capaz de identificar e compreender seus sintomas e seu quadro, podendo ajudá-lo.
Após o rastreio a uma avaliaçao neuropsicologica e possivel verificar , quais areas esta comprometida do individuo em questao. E efetuado com testes especifico e escalas padronizadas, para possivel diagnostico . Quanto ao transtorno de atençao pode ser feito em qualquer idade , podendo concluir com outros comprometimentos Neurologico que venha sendo apresentado.
Olá!

Embora ambos os quadros tragam perturbações do pensamento, a esquizofrenia não mantém a preservação do senso de realidade; No TOC, as ideias são obsessivas e temáticas, muitas vezes desembocam em compulsões, que são voltadas para a concretude vivida (sem descolamento da realidade) para aliviar o sofrimento em forma de ação.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.