Qual a diferença real entre o Depakene e o Depakote

3 respostas
Qual a diferença real entre o Depakene e o Depakote
Ambos possuem a mesma função, porém existem algumas vantagens e desvantagens.
O Depakene contém o Ácido Valpróico, por isso as formulações dessa medicação são de liberação imediata. Isso significa que ele é absorvido mais rápido pelo organismo e pode ser útil em situações que requerem um início de ação mais urgente.
Já o Depakote contém Divalproato de sódio, que é um composto de Ácido Valpróico e Valproato de sódio. Ele está disponível em formas de liberação prolongada, o que significa que é absorvido de forma mais lenta, gerando menos efeitos colaterais. Porém, o Depakote tende a ser mais caro.
Procure conversar com seu médico para indicar o mais adequado para você.

Só complementando a colega. Tanto o Depakene ®(Ácido Valproico) quanto o Depakote ®(Divalproato de Sódio) são medicações com ação anticonvulsivantes, mas que na psiquiatria são utilizadas como estabilizador de humor ou adjuvante em transtornos de humor. Lembrar que ambas podem ocasionar sintomas de adaptação no organismo, os quais tendem a melhorar em aproximadamente 2 semanas, sendo a diarréia uma delas.
De qualquer forma sugiro que converse com seu psiquiatra para que possa fazer os devidos esclarecimentos, fazendo as orientações necessárias sobre esta associação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.
Olá. Entendo que pode ser confuso diferenciar entre essas medicações com nomes tão semelhantes.
Depakene e Depakote são ambos medicamentos que contêm ácido valpróico, mas são formulados de maneiras diferentes. Costumo brincar que são como "irmãos". Vou explicar melhor:

Depakene é a forma mais básica e contém apenas ácido valpróico. Ele é absorvido rapidamente pelo corpo, o que pode levar a variações nos níveis do medicamento no sangue.
Depakote, por outro lado, é composto por divalproato de sódio, uma forma de ácido valpróico que é absorvida mais lentamente. Isso resulta em níveis mais estáveis do medicamento no sangue, o que pode ser benéfico para evitar picos e quedas. Ambos tem seu valor na prática clínica. No SUS uma formulação semelhante ao Depakene é disponibilizada e ajuda muitos pacientes a tratar seus problemas de saúde.
São frequentemente usados para uma variedade de condições, incluindo transtorno bipolar e enxaquecas, além de convulsões.

Assim, a principal diferença está na estabilidade dos níveis de medicação no sangue e nas condições que cada um trata de maneira mais eficaz. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações sobre qual é o melhor para você, estou aqui para ajudar.

Cuide-se bem e conte comigo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!