Qual a diferença nas eficácias entre tratamentos de psicanálise e psicoterapia com orientação psican

20 respostas
Qual a diferença nas eficácias entre tratamentos de psicanálise e psicoterapia com orientação psicanalítica? Os dois utilizam as mesmas técnicas?
Olá! Ambos possuem como base o corpo teórico freudiano. O ponto central que diferencia Psicanálise e Psicoterapia de Orientação Analítica é justamente a técnica utilizada. Esta última propõe menor número de sessões semanais; contato visual direto do terapeuta com o paciente; objetivos mais delimitados; terapeutas são mais diretivos; o tratamento dura menos tempo (vide delimitação de objetivos). A Psicanálise, por sua vez, propõe maior número de sessões semanais (não é uma regra absoluta); normalmente o paciente faz sua análise a partir de um divã, sem contato visual (ou, mais recentemente, atrás de uma tela de computador ou celular - rs); o psicanalista é não-diretivo; os objetivos não são limitados, o que possibilita uma abordagem ampla e aprofundada do sujeito - vide a não delimitação de questões a serem trabalhadas - motivo pelo qual o processo de uma análise costuma ser mais demorado. Penso ser inadequado indicar que uma seja mais eficaz que a outra; depende dos objetivos de quem procura o tratamento. Por parte do paciente, para um trabalho de psicanálise são necessários interesse/capacidade/disposição para reflexões e questionamentos. A própria etimologia da palavra análise, do grego, reporta-se à Química: análise como a decomposição de uma substância em seus diversos elementos constituintes, a fim de se obter uma compreensão aprofundada. Espero ter ajudado. Coloco-me à disposição, caso queira marcar uma consulta.

Pergunta polêmica... Rsrsrs mas entendo a dúvida. Veja só, a terapia de orientação psicanalítica é realizada por psicólogos com base nas teorias da psicanálise que são estudadas no curso de psicologia junto com outras teorias de terapia. Já a análise, que é realizada com um psicanalista, é conduzida por um profissional formado, especificamente em psicanálise. SUPOSTAMENTE, o psicanalista tem um grau de especialização mais alto quando se trata de psicanálise.
Espero ter esclarecido um pouco e me coloco à disposição para demais esclarecimentos. Um grande abraço!
Olá! Como vai?

No meu entendimento, ambos partem da mesma teoria desenvolvida inicialmente por Sigmund Freud (mas há vários psicanalistas que deram continuidade como Lacan, Winnicot, Bion, Ana, Klein, etc...), tendo como objeto de estudo o inconsciente, a análise ou a psicanálise é realizada por um profissional formado em escolas de Psicanálise, ou seja, não precisa ser psicólogo. Já a terapia de base psicanalítica é realizada por profissional de psicologia que utiliza esta abordagem, sendo assim, a forma de trabalho e compreensão é a mesma e apenas a formação que é diferente, mas há um detalhe importante, para a psicoterapia de base psicanalítica basta apenas o psicólogo assim a escolher, já para o psicanalista não, ele fará uma formação rígida e também passará por análise para só posteriormente ser considerado apto para atender.

Espero ter contribuído.
Grande abraço.
P.S.: Sou behaviorista.
Excelente pergunta!! De fato, essa é uma diferença intrincada. A priori, podemos dizer que as duas são especificidades de atendimentos clínicos e, talvez, o principal ponto de intersecção entre ambas seja o fato de que suas premissas estejam asseguradas na teoria psicanalítica de Freud. Porém, é interessante considerarmos a existência de diferentes autores que se implicaram nos paradigmas freudianos e acabaram por corroborar ainda mais com o transcurso psicanalítico como: Lacan, Ana Freud, dentre outros. Lacan, por exemplo, se intitulava um leitor assíduo de Freud. A vertente psicanalitica pressupõe um conjunto de teorias metapsicológicas que se debruçam acerca da constituição psíquica do sujeito, caminho de formação para o sintoma, aspectos psicopatológicos e estrutura da personalidade. Os conceitos norteadores da vertente psicanalítica são: a) A sexualidade infantil; b) O complexo de Édipo; c)Os mecanismos de defesa egoicos; d) Os processos inconscientes. A psicanálise se viabiliza por meio de um método narrativo de investigação discurssiva de conteúdos inconscientes propiciada pelo método de associação livre. Em geral, as sessões têm uma maior durabilidade (quarenta a cinquenta minutos), uma maior frequência e os pacientes se deitam no divã de modo a evitar o encontro visual de analistas e analizandos. Teoricamente, esta via propiciaria mais facilmente a aparição de conteúdos inconscientes. A psicoterapia pode ser definida como um campo pratico, um campo que se abordar e mitiga o sofrimento sem grandes preocupações diagnosticas, sem grandes preocupações de fundamentação metapsicológica. Esta vertente não pressupõe a obrigatoriedade do divã e nem mesmo a frieza na lide analistas analisandos. Contudo, penso que essa frieza foi oriunda de uma visão deturpada de alguns analistas e no texto intitulado "Sobre a psicoterapia" 1905, Freud nos assegura que mesmo que o psicanalista encontre diferentes caminhos no transcurso clínico ele nunca deixa de ser um psicoterapeuta.
Olá ! Os psicanalistas para serem assim denominados cumpriram requisitos como tempo de análise, supervisão, e estudos. Os psicólogos de orientação psicanalítica trabalham sob a luz dos conceitos psicanalíticos, não necessariamente utilizem as técnicas .
Quanto a eficácia está relacionada ao uso que o profissional faz do conhecimento. As técnicas constituem um suporte, não determina a relação com o paciente.
Espero ter ajudado !
Abraço
Olá!
Tantas respostas dos colegas para te ajudar a entender. Acrescento que no percurso de um tratamento psicanalítico, além do manejo do profissional, os limites de como cada pessoa faz seu laço de compromisso com o tratamento, também terá muita influência!
Na orientação psicanalitica vc recebera algumas informações referente as suas queixas.
No tratamento psicanalitico vc ira fazer as entrevistas e ira iniciar no processo que costuma levar um tempo.
Att.Eduardo
São basicamente a mesma coisa. Depende da formação do profissional. Psicoterapia geralmente é um termo usado para se referir a psicólogos (quem fez graduação em Psicologia), enquanto que a Psicanálise pode ser exercida por qualquer pessoa. Além disso, na maioria das vezes, o que define o ritmo e a profundidade de um tratamento são questões relativas ao próprio paciente.
A diferença entre a psicanálise e as psicoterapia são grandes, mas me sinto autorizada a falar da psicanálise. O ocupar o lugar de analista requer um aprofundamento teórico e prático durante toda a vida. A questão da duração da sessão da análise e do próprio processo não é ser um fator relevante. Não acredito em nenhuma técnica que promete solução prática e rápida dos conflitos pois vvemos, durante toda nossa vida, em conflito. Temos que ter articulações, construir caminhos que nos possibilitem lidar com
a realidade, limites e nossa história.
São na essência a mesma coisa pois partem dos princípios teóricos freudianos dentre eles o estudo do inconsciente. O que os diferencia é a técnica utilizada. Enquanto na psicanálise busca-se a mudança da estrutura psíquica como um todo, trabalhando com o inconsciente, na psicoterapia também trabalha-se com o inconsciente, mas a busca é pelo alívio do sintoma que o paciente traz à sessão. Por ser mais abrangente, a psicanalise exige uma formação mais específica . Veja, você pode tratar determinado sintoma trazido à psicoterapia, mas se não houver MUDANÇA na estrutura psíquica daquele paciente, aquele sintoma que foi tratado lá atras pode se deslocar para outro setor da vida psíquica desse paciente mais adiante com outra roupagem..... Espero ter respondido à contento..
Abraços!
Olá! Como dito pelos colegas, existe diferenças nas técnicas utilizadas para cada abordagem, no entanto, a eficácia pode ser alcançada por quaisquer das abordagens mencionadas desde que você esteja em um processo com um profissional capacitado à atender as suas demandas quanto cliente/analisando.
Espero ter ajudado.
Olá! Todas as abordagens são eficazes, desde que haja empatia e trabalho de ambas as partes. Não existe resultados melhores ou piores nesse ou naquela abordagem desde que trabalhado seriamente de ambos os lados. Qual as técnicas utilizadas não vem ao caso para o paciente, desde que ele melhore!
OI, sim, vou acrescentar algo. Meus colegas trouxeram bastante orientação. Mas uma coisa que também conta muito será como você se sentirá em relação ao analista ou ao psicoterapeuta. Algumas vezes a gente recebe algumas indicações maravilhosas, mas no encontro é que você saberá com qual você dará continuidade ao seu processo! bjs
Boa tarde!
Os colegas já responderam muito bem sua questão. Acrescento a importância da confiança, da empatia, do que voce vai conseguir transformar.
Boa sorte!
Olá, sim ambos utilizam-se das mesmas técnicas basicamente, mas a grande diferença é que o psicólogo tem outros embasamentos teóricos complementares que podem ser utilizados no processo além da psicanálise pura e ortodoxa. Também o psicólogo pode emitir relatórios e laudos psicológicos amparados pelo seu conselho de classe aceitos por médicos, educadores e demais profissionais de áreas interessadas, quando necessário.
Abçs
Muito esclarecedor a respostas de todos os colegas profissionais , são basicamente a mesma coisa, mas em grosso modo um é mais baseado a questões pontuais, e outro um aprofundamento mais analítico e filosófico... O ideal se vc precisar de terapia é você marcar com um profissional não colocando resistência ao modo como cada um pratica a técnica e sim como você se sente em relação a técnica sendo aplicada, a intenção de melhora tem que partir de dentro e o bom andamento da terapia será direcionada pela empatia, confiança e bem estar do paciente para com o profissional e vice versa.
Olá. A eficácia depende do objetivo do tratamento e da demanda do caso. De forma geral, pensando que muitas pessoas buscam terapia por se sentirem muito ansiosas ou deprimidas, sim, há eficácia. O que pode variar nas abordagens psicanalíticas depende do tempo de tratamento. No começo da terapia os sintomas iniciais tendem a diminuir. Alguns pacientes se sentem satisfeitos com isso e tem abordagens que tratam dessa forma (geralmente atendendo uma demanda dos planos de saúde que disponibilizam poucas sessões por ano), como a Psicoterapia Psicanalítica Breve. Já os pacientes que se dispõe a explorar mais suas questões e ter maior autonomia em suas vidas podem fazer uma terapia analítica por vários meses ou anos. Parece muito, mas ao ingressar num processo terapêutico os pacientes entendem que o ser humano é muito complexo e exige maior atenção para um cuidado adequado. Além de que sintomas que parecem ter sumido de início podem apenas ter se transformado em outros, já que a causa (a raíz) não foi tratada. O processo vale muito a pena, sendo um investimento para o nosso bem maior: a própria vida. Espero ter ajudado. Abraço!
Olá! Em primeiro lugar, gostaria de dizer que a eficácia da terapia vai depender bastante do vínculo que se formar entre terapeuta e paciente. Em segundo lugar, tanto a psicoterapia psicanalítica quanto a análise utilizam da teoria psicanalítica - fundada por Freud - para entendimento do paciente. De um modo geral, quem faz análise faz um número maior de sessões semanais, faz uso de divã e pela frequência maior de sessões pode-se dizer que há um aprofundamento maior nas questões do paciente. Mas as duas formas de tratamento são eficazes e capazes de trazerem transformações profundas na vida do paciente. Caso tu tenhas interesse, trabalho na linha da psicoterapia psicanalítica. Espero ter ajudado. Um abraço!
Boa tarde! Podemos dizer que a diferença na eficácia quem vai direcionar é o próprio paciente, a medida que ele se identifica com o profissional e se entrega ao processo terapêutico. Sabendo a diferença entre um e outro a pessoa deve fazer a escolha que faz mais sentido para ela. O profissional que faz psicoterapia de abordagem psicanalítica é um psicólogo que adotou a Psicanalise como método terapêutico que irá nortear seu trabalho. Esse profissional, não necessariamente se formou em psicanalise, mas tem os conhecimentos dessa teoria, juntamente com outros conhecimentos sobre a saúde mental e desenvolvimento humano adquiridos na graduação. Já o psicanalista, não necessariamente é um psicólogo, mas um profissional graduado em qualquer área que fez um curso de formação (não é graduação) em Psicanalise e aprofundou o conhecimento nessa teoria. A diferença maior é que ele somente estudará assuntos ligados a Psicanalise, diferente da graduação, que verá outros conhecimentos da área humana, sem se aprofundar na Psicanálise. O que você pode fazer é procurar um psicólogo que tenha a formação em Psicanalise. Esse profissional vai se denominar como psicólogo e psicanalista, assim você terá o melhor dos dois mundos. Espero ter ajudado! Um abraço!
Sim, porém o psicólogo tem a tutela do Conselho de Psicologia para emitir relatórios e laudos psicológicos para eventuais demandas. Somente um psicólogo devidamente formado pode adotar a psicoterapia de abordagem psicanalítica. Por outro lado o psicanalista, pode ser um profissional graduado em outras áreas e basta fazer o curso de formação (não é graduação) em Psicanálise se limitando a estudar somente o assunto restrito à psicanálise diferentemente de um psicólogo que estuda cinco anos uma faculdade, aprendendo uma área bem mais abrangente. Resta a você analisar e decidir qual o profissional você vai escolher. Minha abordagem é TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) e cada vez gosto mais desta abordagem, mas cada um é cada um. Tenham um excelente final de semana!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!