Qual a diferença entre transtorno bipolar e tdah? Um paciente bipolar pode ter os dois? É verdade qu

2 respostas
Qual a diferença entre transtorno bipolar e tdah? Um paciente bipolar pode ter os dois? É verdade que não pode dar ritalina para bipolares?
Bom dia! TAB e TDAH são psicopatologias completamente diferentes, no primeiro são marcantes os sintomas depressivos intercalados com agitação ou mania ou hipomania, no segundo predomina ansiedade, distúrbio da atenção ou concentração, podendo ter também depressão ou não...Uma pessoa que tem TAB apresenta com relativa frequência comorbidades, entre elas o TDAH. Em relação a usar metilfenidato (ritalina) em bipolares até pode, mas com muito cuidado, e desde que a pessoa esteja com humor estabilizado, usando um estabilzador do humor específico, porém, tal procedimento deve ser feito apenas por especialistas (psiquiatras) devido a complexidade de tal conduta, que quando mal conduzido ao invés de ajudar o paciente, o prejudica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O TDAH e BIPOLAR são condições mentais diferentes, mas que podem apresentar muitos sintomas parecidos. A diferença é que o TDAH apresentam sintomas de desatenção, hiperatividade/impulsividade desde infancia e adolescencia e eles são com muita frequencia, Já na Bipolaridade ocorre EPISÓDIO de Depressão na qual duram semanas, logo depois apresentam EPISÓDIO de Mania/Hipomenia que duram dias ou semanas de elevação do humor com muita euforia ou grande irritabilidade, agitação, impulsividade, envolvimento com situações de risco, descontrole financeiro, dentre outros. É possível ter o diagnóstico de TDAH e desenvolver bipolaridade juntos. É possivel usar psicoestimulantes como ritalina ou venvanse desde que o paciente esteja estável o seu quadro de humor em uso de estabilizador de humor. Requer muito cuidado e acompanhamento médico, intervenções psicossociais, psicoterapia. Com o devido acompanhamento é possivel estabilizar o quadro clinico.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.