Qual a diferença entre transtorno bipolar e tdah? Um paciente bipolar pode ter os dois? É verdade qu
2
respostas
Qual a diferença entre transtorno bipolar e tdah? Um paciente bipolar pode ter os dois? É verdade que não pode dar ritalina para bipolares?
Bom dia! TAB e TDAH são psicopatologias completamente diferentes, no primeiro são marcantes os sintomas depressivos intercalados com agitação ou mania ou hipomania, no segundo predomina ansiedade, distúrbio da atenção ou concentração, podendo ter também depressão ou não...Uma pessoa que tem TAB apresenta com relativa frequência comorbidades, entre elas o TDAH. Em relação a usar metilfenidato (ritalina) em bipolares até pode, mas com muito cuidado, e desde que a pessoa esteja com humor estabilizado, usando um estabilzador do humor específico, porém, tal procedimento deve ser feito apenas por especialistas (psiquiatras) devido a complexidade de tal conduta, que quando mal conduzido ao invés de ajudar o paciente, o prejudica.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O TDAH e BIPOLAR são condições mentais diferentes, mas que podem apresentar muitos sintomas parecidos. A diferença é que o TDAH apresentam sintomas de desatenção, hiperatividade/impulsividade desde infancia e adolescencia e eles são com muita frequencia, Já na Bipolaridade ocorre EPISÓDIO de Depressão na qual duram semanas, logo depois apresentam EPISÓDIO de Mania/Hipomenia que duram dias ou semanas de elevação do humor com muita euforia ou grande irritabilidade, agitação, impulsividade, envolvimento com situações de risco, descontrole financeiro, dentre outros. É possível ter o diagnóstico de TDAH e desenvolver bipolaridade juntos. É possivel usar psicoestimulantes como ritalina ou venvanse desde que o paciente esteja estável o seu quadro de humor em uso de estabilizador de humor. Requer muito cuidado e acompanhamento médico, intervenções psicossociais, psicoterapia. Com o devido acompanhamento é possivel estabilizar o quadro clinico.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom, não sei muito bem como explicar minha situação, porque até criar um simples texto pra mim virou uma dificuldade. Ah uns 4 anos, vivia uma vida normal, me entendia muito bem, era sociável, tinha minhas peculiaridades de personalidade, uma pessoa considerada brava, mas nada fora do normal. Fazia amizades…
- Tô sentindo uma dor e queimação no estômago e nas costas , desânimo pra tudo e n sinto vontade de conversar com absolutamente ninguém. O que devo fazer?
- O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) tem cura?
- Tenho 19 anos e após uma crise de pânico sinto necessidade de puxar o ar o tempo, já fui ao médico e descartei causas ogânicas. Já sei que é psicológico .. mas existe tratamento?
- Oscilação de humor, sensação de desesperança,sensação de fraqueza muscular e dores de cabeça podem ser sinais de depressão?
- Tomo Ritalina 10 mg já faz três anos. Posso tomar pregabalina para dor junto com a Ritalina?
- Ontem tive uma crise de ansiedade bastante forte, para além dos sintomas comuns aconteceu algo que nunca tinha acontecido comigo, fiquei com os músculos das mãos e dos braços completamente contraídos, ficando com a mãos presas em forma de pinça, sem ser capaz de executar qualquer tipo de movimento, durou…
- E normal na ansiedade sentir as veias do pescoço pulsar e tremer das mãos e sentir o coração bater mesmo que batendo normal sinto tomo bisoprolol nifedipina e o alprazolam
- Queria saber do porque tenho crise depressiva após um dia incrível com as pessoas que amo O dia pode ter sido incrível, mas quando chego em casa, fico extremamente triste e com uma nostalgia muito ruim
- Há sintomas físicos de ansiedade que podem permanecer durante meses?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.