Qual a diferenca entre transtorno bipolar e depressão?

9 respostas
Qual a diferenca entre transtorno bipolar e depressão?
No transtorno depressivo há uma constante de sintomas como por exemplo: desânimo, falta de energia, vontade de ficar isolado, por no mínimo duas semanas. Já no transtorno bipolar há alternância em estados de euforia, sensação de muita energia, falta de sono, etc. e depressão (isso pode se alternar em poucos dias ou várias semanas dependendo do tipo do transtorno bipolar).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na depressão a pessoa apresenta apenas os sintomas da depressão, que podem variar de pessoa para pessoa. São eles: humor triste ou irritável, alteração do sono e apetite, predominância de pensamentos pessimistas, desânimo e falta de motivação para fazer as coisas que normalmente fazia, diminuição na concentração, atenção e memória . No trantorno bipolar a pessoa alterna entre humor depressivo e mania, isto é, agitação, pensamentos acelerados, agressividade, falta de sono, inconstância. Ela vai de um extremo ao outro.
Pense assim: quando há a depressão há uma falta imensa de energia e o seu humor é quase sempre triste ou irritável. Já o transtorno bipolar há uma inconstância, ou seja, a tristeza vem, mas no mesmo dia você pode se sentir irritado ou com raiva e agitado (mania). Há oscilações de humor muito sérias.
A depressão unipolar é caracterizada por sintomas como isolamento social, tristeza, falta de ânimo, não sente prazer nas atividades. Ja a bipolaridade são ciclos, ocorre alternância de peridos que podem durar dias, semanas ou meses em momentos com humor mais deprimido e outros com humor euforico.
Olá! Na depressão as pessoas se isolam mais e fica em um estado de humor mais triste e quieto. Já o bipolar, há uma oscilação entre tristeza, raiva, euforia e agitação.
Boa noite. Na depressão o paciente perde o desejo, não consegue animo para executar coisas simples que antes fazia normalmente. Tomar banho, sair a rua, ter convívio social. O bipolar fala muito de mudança de humor não por tristeza, mas sim sem motivo, existe uma oscilação de humor em vários momentos do dia, sem motivo.
Olá, o transtorno bipolar é um quadro onde o humor do paciente oscila entre a mania, estado caracterizado por agitação, euforia, dificuldade de dormir e a depressão, estado caracterizado por falta de energia e interesse pelas atividades cotidianas e apatia. Caso a pessoa apresente este quadro, é necessário o diagnóstico de um psiquiatra e acompanhamento terapêutico e medicamentoso.
A diferença é que o transtorno bipolar contém fases depressivas alternadas com fases maníacas (euforia extrema). Se você tem apenas os sintomas de depressão, mas não os de mania, você NÃO é bipolar. Mas infelizmente muitos pacientes bipolares ainda são erroneamente diagnosticados como depressivos, o que acaba levando a um tratamento psicológico ou psiquiátrico equivocado.
A diferença principal está em se estabelecer episódios de mania ou hipomania para se caracterizar um transtorno bipolar. O paciente com depressão não tem fases de euforia ou agitação extrema. O paciente bipolar tende a ter uma depressão atípica, com sintomas como irritabilidade ou irritação fora de contexto, sonolência exagerada ao longo do dia e sensação de peso nos braços ou pernas no geral presente pelo menos uma hora por dia. A insônia é um sintoma comum em ambos os transtornos, mas no transtorno bipolar, ela tende a ser crônica e resistente a ações físicas ou químicas a muitos medicamentos. No caso do paciente depressivo, a insônia tende a melhorar com o restabelecimento da depressão, enquanto no paciente com transtorno bipolar tende a ser repetida e frequente.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.