Qual a diferenca entre transtorno bipolar e depressão?
9
respostas
Qual a diferenca entre transtorno bipolar e depressão?
No transtorno depressivo há uma constante de sintomas como por exemplo: desânimo, falta de energia, vontade de ficar isolado, por no mínimo duas semanas. Já no transtorno bipolar há alternância em estados de euforia, sensação de muita energia, falta de sono, etc. e depressão (isso pode se alternar em poucos dias ou várias semanas dependendo do tipo do transtorno bipolar).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Na depressão a pessoa apresenta apenas os sintomas da depressão, que podem variar de pessoa para pessoa. São eles: humor triste ou irritável, alteração do sono e apetite, predominância de pensamentos pessimistas, desânimo e falta de motivação para fazer as coisas que normalmente fazia, diminuição na concentração, atenção e memória . No trantorno bipolar a pessoa alterna entre humor depressivo e mania, isto é, agitação, pensamentos acelerados, agressividade, falta de sono, inconstância. Ela vai de um extremo ao outro.
Pense assim: quando há a depressão há uma falta imensa de energia e o seu humor é quase sempre triste ou irritável. Já o transtorno bipolar há uma inconstância, ou seja, a tristeza vem, mas no mesmo dia você pode se sentir irritado ou com raiva e agitado (mania). Há oscilações de humor muito sérias.
A depressão unipolar é caracterizada por sintomas como isolamento social, tristeza, falta de ânimo, não sente prazer nas atividades. Ja a bipolaridade são ciclos, ocorre alternância de peridos que podem durar dias, semanas ou meses em momentos com humor mais deprimido e outros com humor euforico.
Olá! Na depressão as pessoas se isolam mais e fica em um estado de humor mais triste e quieto. Já o bipolar, há uma oscilação entre tristeza, raiva, euforia e agitação.
Boa noite. Na depressão o paciente perde o desejo, não consegue animo para executar coisas simples que antes fazia normalmente. Tomar banho, sair a rua, ter convívio social. O bipolar fala muito de mudança de humor não por tristeza, mas sim sem motivo, existe uma oscilação de humor em vários momentos do dia, sem motivo.
Olá, o transtorno bipolar é um quadro onde o humor do paciente oscila entre a mania, estado caracterizado por agitação, euforia, dificuldade de dormir e a depressão, estado caracterizado por falta de energia e interesse pelas atividades cotidianas e apatia. Caso a pessoa apresente este quadro, é necessário o diagnóstico de um psiquiatra e acompanhamento terapêutico e medicamentoso.
A diferença é que o transtorno bipolar contém fases depressivas alternadas com fases maníacas (euforia extrema). Se você tem apenas os sintomas de depressão, mas não os de mania, você NÃO é bipolar. Mas infelizmente muitos pacientes bipolares ainda são erroneamente diagnosticados como depressivos, o que acaba levando a um tratamento psicológico ou psiquiátrico equivocado.
A diferença principal está em se estabelecer episódios de mania ou hipomania para se caracterizar um transtorno bipolar. O paciente com depressão não tem fases de euforia ou agitação extrema. O paciente bipolar tende a ter uma depressão atípica, com sintomas como irritabilidade ou irritação fora de contexto, sonolência exagerada ao longo do dia e sensação de peso nos braços ou pernas no geral presente pelo menos uma hora por dia. A insônia é um sintoma comum em ambos os transtornos, mas no transtorno bipolar, ela tende a ser crônica e resistente a ações físicas ou químicas a muitos medicamentos. No caso do paciente depressivo, a insônia tende a melhorar com o restabelecimento da depressão, enquanto no paciente com transtorno bipolar tende a ser repetida e frequente.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
- É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.