Qual a diferença entre tomar um percursor de serotonina (triptofano, por exemplo) e remédios da cate

2 respostas
Qual a diferença entre tomar um percursor de serotonina (triptofano, por exemplo) e remédios da categoria ISRS?
Não há comprovação de que uso de precursores de triptofano tenham grande influência na produção de serotonina, na maioria das situações, a não ser que usados junto com algumas outras drogas específicas. Assim, ao contrário de crenças populares, ingerir triptofano como suplmento não tem maiores efeitos psicofarmacológicos. Os inibidores seletivos de recaptura de serotonina (ISRS) tem apenas como um dos efeitos aumentar a serotonina na sinapse (espaço) entre as células nervosas e este efeito, possivelmente, nem tem uma consequência direta sobre os transtornos de ansiedade e depressão que são tratados por ISRS. O efeito terapêutico possivelmente decorre de mudanças diversas na comunicação entre os neurônios e em seu funcionamento que são consequências em médio prazo deste aumento inicial de serotonina. Portanto, não se espera basicamente nenhuma grande semelhança entre precursores de serotonina e ISRS.

A diferença entre tomar um precursor de serotonina, como o triptofano, e medicamentos da categoria dos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) reside principalmente no mecanismo de ação e nos efeitos que eles têm sobre o sistema serotonérgico no cérebro.

Precursor de Serotonina (Triptofano):

Mecanismo de Ação:

O triptofano é um aminoácido essencial que serve como precursor para a síntese de serotonina no cérebro.
Após a ingestão, o triptofano é convertido em 5-HTP (5-hidroxitriptofano) e, em seguida, em serotonina.

Efeito:

O aumento da disponibilidade de triptofano pode potencialmente aumentar a produção de serotonina, mas esse processo é indireto e depende de vários fatores, incluindo a presença de outras substâncias necessárias para a síntese de serotonina.

Uso:

Suplementos de triptofano são usados para melhorar o humor, ajudar no sono e reduzir sintomas de depressão leve, mas os efeitos podem ser menos previsíveis e menos potentes do que os medicamentos prescritos.

Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS):

Mecanismo de Ação:

Os ISRS, como fluoxetina, sertralina, e citalopram, atuam bloqueando a recaptação da serotonina nas sinapses cerebrais.
Isso aumenta a quantidade de serotonina disponível para se ligar aos receptores neuronais, potencialmente melhorando o humor e aliviando os sintomas de depressão e ansiedade.

Efeito:

Os ISRS são conhecidos por serem eficazes no tratamento de transtornos depressivos e de ansiedade, com efeitos mais consistentes e previsíveis em comparação com suplementos de triptofano.

Uso:

Prescritos para tratar depressão, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), e outros distúrbios relacionados à serotonina.

Considerações:

Eficácia: Os ISRS são geralmente mais eficazes e têm efeitos mais bem documentados para o tratamento de transtornos do humor do que os suplementos de triptofano.
Segurança e Monitoramento: Os ISRS requerem prescrição médica e supervisão devido a possíveis efeitos colaterais e interações medicamentosas. Suplementos de triptofano são considerados seguros para a maioria das pessoas, mas ainda assim devem ser usados com cautela, especialmente em combinação com outros medicamentos que afetam a serotonina, para evitar o risco de síndrome serotoninérgica.
Consultas Médicas: É importante discutir com um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento para depressão ou ansiedade, seja com ISRS ou suplementos como o triptofano, para garantir a abordagem mais segura e eficaz para suas necessidades específicas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500