Qual a diferença entre timidez e fobia social?

8 respostas
Qual a diferença entre timidez e fobia social?
Apesar da diferença da timidez ser um traço da personalidade e a fobia social um transtorno, é compreensível essa confusão. O que eu costumo dizer é para prestar atenção na intensidade, se a pessoa já não consegue realizar as tarefas do dia a dia, se evita situações sociais, se tem os sintomas de ansiedade intensa e até uma crise de pânico então é hora de procurar um tratamento.
A timidez também pode ser incômoda mas não ao ponto de desenvolver uma fobia social, nesse caso a psicoterapia também pode ser benéfica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A timidez é como já disse os colegas um traço da personalidade, entretanto é importante colocar que todas as pessoas que sofrem de uma timidez "exagerada", que seria a dificuldade de se colocar na sociedade, em questões simples do dia a dia, podem sofrer consequências emocionais graves, podendo abalar seu desempenho psicossocial, sua vida emocional e etc..., a timidez gera outros distúrbios emocionais.

Já a fobia social seria um estado mais agravado da situação.

É importante ressaltar que os dois casos necessitam de terapia.
A timidez isolada não pode ser denominada fobia social, muita pessoas são tímidas, nem por isso são fóbicas sociais.

Porém, a timidez é um sintoma da fobia social, neste transtorno o individuo teme situações onde pode estar sendo observado e avaliado, tem-se a sensação de que esta fazendo as coisas de forma inadequada, não sente-se a vontade em ambientes sociais, ou seja, onde haja outras pessoas, sente-se inferior.

Existe um medo persistente de situações sociais ou de desempenho; quando se expõe a essas situações sente intensa ansiedade e desconforto, mesmo reconhecendo que este medo é excessivo ou irracional; tende a evitar tais situações, consequentemente causando interferencia significativa em sua vida.

Este transtorno tem tratamento, e evolui bem quando tratado, psiquiatria e tcc são indicações positivas na minha opinião.
att.
Na fobia social, concordo, o receio à crítica é muito maior e muitas vezes é entre amigos pessoais que se sente confiante e familiarizado ou com a própria família. Algumas vezes desenvolve um estilo de vestir-se diferenciado na busca de agradar e comunicar desta forma, que é diferente, mas sem a intençao direta de chamar a atenção para novas críticas, sofre quando isso acontece. Pode desenvolver tiques, arrancar cabelo, roer unha; o que expressa como sintoma uma grande tensão por ansiedade e ou tenção em determinadas situações. Um bom vínculo com o ambiente terapeutico é essecial para que sinta-se seguro e permaneça por um bom tempo em acompanhamento do emocional e atitudes no contexto que o envolve.
Timidez é um traço de personalidade presente em muitas pessoas, é um comportamento muito normal diante do desconhecido. Desde que não seja exagerada não faz mal algum, pois a pessoa pode levar a vida tranquilamente. Já a Fobia Social é patológica, ou seja, é uma ansiedade intensa diante da exposição pública, pacientes com Fobia Social relatam que têm a sensação de serem observados o tempo inteiro, o que gera grande incomodo, o que tende a piorar quando essas pessoas precisam ser submetidas a avaliação de outras pessoas, gerando enorme sofrimento do ponto de vista psíquico que merece tratamento adequado. Procure um profissional da Saúde Mental, Psicólogos e Psiquiatras estão aptos a ajudar.
Timidez é um sentimento que é produto de contingencias e foi aprendido na sua historia de vida e mantido até o momento atual.Exemplo: uma criação onde não tenha tido espaço para dar opiniões, situações onde seus comportamentos são reprovados etc. são contingencias que favorecem comportamentos de inibição social ou timidez, porem em alguns contextos podem haver comportamentos extrovertidos como juntos aos amigos, com a namorada etc. Não é incomum ouvirmos pessoas que dizem:"quando vou falar em publico fico muito inibido mas explicando assunto para os amigos é bem tranquilo"A fobia social seria um sentimento incapacitante e generalizado a qualquer contexto social.
A timidez, além de ser um traço da personalidade, não chega a trazer prejuízos na vida e convívio social. Apesar de eventualmente a pessoa tímida, sentir dificuldades para iniciar um contato ou diante de certas situações, essa dificuldade não é "incapacitante". Na fobia social, como o nome sugere, há verdadeiro pânico em situações de exposição ou contato direto com outras pessoas. Quando muito exarcebada, só de pensar nessas situações, a pessoa já sente sintomas de pânico e eventualmente, não consegue sequer sair de casa. Ou seja, o grau de prejuízo à vida, às tarefas corriqueiras do dia a dia e convívio social é muito grande.
Olá. Grosso modo, podemos pensar que a diferença entre timidez e fobia social reside no fator intensidade. Enquanto a pessoa tímida normalmente é discreta, fala pouco, e tem comportamentos mais passivos no contexto social, as pessoas com fobia social se sentem muito ansiosas frente a atividades que se sintam observadas ou julgadas a ponto de deixarem de participar de situações desse tipo. Ou seja, o tímido prefere um certo isolamento, mas nada que interfira demasiadamente no andamento de sua vida. Já a pessoa que sofre de fobia social tem uma timidez patológica. Ela não consegue concluir um curso, se apresentar em público, passar por um processo de seleção, etc. Em poucas palavras, no primeiro caso não há prejuízos pessoais, já no segundo caso, observa-se comportamentos que impedem ou dificultam muito o desenvolvimento acadêmico, profissional, social, afetivo.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.