Qual a diferença entre sintomas negativos e depressivos na esquizofrenia?
2
respostas
Qual a diferença entre sintomas negativos e depressivos na esquizofrenia?
Os sintomas positivos se referem ao que a pessoa com esquizofrenia faz, vê, ouve, sente. Os negativos se referem ao que deixa de fazer ou sentir. Alucinações, delírios, agitação, por exemplo, sã sintomas positivos. Achatamento da vida emocional, perda ou diminuição da capacidade ocupacional e de comunicação social, por exemplo, são sintomas negativos. Esta divisão estaria correlacionada a um aumento da atividade dopaminérgica (sintomas positivos) e a alterações cerebrais como, por exemplo, menor quantidade de tecido nervoso em algumas áreas (sintomas negativos). Entretanto, esta divisão e suas correlações não são unanimemente aceitas e os sintomas da esquizofrenia, possivelmente, têm diversas causas e não se sabe até que ponto é um transtorno único ou um agrupamento de transtornos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sintomas positivos são as alucinações e idéias delirantes. Os sintomas negativos são embotamento afetivo e volitivo. Abraço
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.