Qual a diferença entre progressores lentos e não progressores a longo prazo para portadores do vírus

2 respostas
Qual a diferença entre progressores lentos e não progressores a longo prazo para portadores do vírus HIV ? Li em uma pesquisa que após 10 anos de acompanhamento, 19% dos soropositivos eram assintomáticos e outras em que a porcentagem de pessoas sem sintomas de AIDS após 10 anos é de 1-5%.
- PROGRESSORES LENTOS são pacientes que mesmo sem o tratamento medicamentoso do HIV, demoram muitos anos, para abaixar a imunidade ao ponto de estar na fase AIDS

- AIDS é a queda da imunidade na qual o numero de linfócitos CD4 fica abaixo de 200 (normal é acima de 500). nessa fase o paciente fica predisposto ao desenvolviemnto de infecções graves por agentes oportunistas. Nem todo paciente nessa fase apresenta sintoma. A forma de saber ocm certeza é apenas através da contagem de CD4.

- CONTROLADORES DE ELITE são pessoas que tiveram contato com o vírus HIV mas não o tem circulando no sangue, mesmo sem tratamento.

É importante dizer que mesmo com a imunidade boa o tratamento deve ser iniciado o quanto antes pois o HIV não atava apenas as células de defesa. Ele causa inflamação cronica em todo o corpo levando a diversas complicações a longo prazo mais difíceis de medir que o CD4.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bastante interessante esta sua questão. Uma porcentagem pequena de indivíduos não apresentam sintomas clínicos de HIV/aids após dez anos, outra porcentagem menor nem apresenta alterações imunológicas. A questão é preciso diferenciar sem sintomas de aids mas com alteração dos parâmetros imunológicos e sem alteração destes parâmetros, tais como número de células CD4 ou carga viral presente....A razão disto é muito pouco conhecida, provavelmente alguns trabalhos tem mostrado alta eficácia de linfócitos da classe CD8 citotóxicos contra o vírus, é uma hipótese. Veja é importante destacar que MESMO SEM SINTOMAS de aids a alteração imunológica pode levar aos poucos há doenças oportunistas da aids, desta forma seguimento médico é fundamental e necessário.

Especialistas

Aline Abreu Bastos

Aline Abreu Bastos

Infectologista

Salvador

Sabrina Sgambatti de Andrade

Sabrina Sgambatti de Andrade

Infectologista

Goiânia

Evaldo Stanislau Affonso de Araújo

Evaldo Stanislau Affonso de Araújo

Infectologista

Santos

Edwin Antonio Solorzano Castillo

Edwin Antonio Solorzano Castillo

Médico clínico geral

Brasília

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6050 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.