Qual a diferença entre o tratamento da depressão resistente com terapia gestalt e outras abordagens?

17 respostas
Qual a diferença entre o tratamento da depressão resistente com terapia gestalt e outras abordagens?
Olá. Que bom que você veio. Vou comentar sobre a abordagem que eu atendo a TCC.

A depressão resistente é um desafio significativo, e tanto a Terapia Gestalt quanto a Terapia Cognitivo - Comportamental (TCC) oferecem abordagens distintas para seu tratamento.

Terapia Gestalt

A Terapia Gestalt é uma abordagem existencial - fenomenológica que se concentra na percepção e na tomada de consciência. Ela enfatiza o contato com o presente e a responsabilidade pessoal. No tratamento da depressão, a Gestalt - Terapia busca ajudar o paciente a se reconectar com suas emoções e experiências atuais, promovendo a auto - regulação e a satisfação de necessidades não atendidas. A ideia é que, ao tomar consciência de seus sentimentos e comportamentos, o indivíduo possa encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com suas dificuldades emocionais.

Terapia Cognitivo - Comportamental (TCC)

A TCC, por outro lado, é uma abordagem estruturada e orientada para a solução de problemas. Ela se concentra em identificar e modificar pensamentos automáticos e crenças disfuncionais que contribuem para a depressão. No tratamento da depressão resistente, a TCC utiliza técnicas como a reestruturação cognitiva, que ajuda os pacientes a desafiar e mudar pensamentos negativos, e a ativação comportamental, que incentiva o aumento de atividades prazerosas e significativas para quebrar o ciclo de inatividade e desânimo.

Principais Diferenças:

Foco Terapêutico: A Gestalt - Terapia foca na experiência presente e na auto - consciência, enquanto a TCC se concentra na modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais.

Método de Intervenção: A Gestalt utiliza técnicas como o diálogo e a exploração de sentimentos, enquanto a TCC emprega estratégias estruturadas como a reestruturação cognitiva e a ativação comportamental.

Objetivo: A Gestalt busca a integração e a auto - regulação emocional, enquanto a TCC visa a mudança de padrões de pensamento e comportamento para melhorar o humor e a funcionalidade do paciente.
Ambas as abordagens têm suas vantagens e podem ser eficazes dependendo das necessidades e preferências individuais do paciente.

Você tem interesse em alguma dessas abordagens específicas para o tratamento da depressão resistente?

Espero ter ajudado. Qualquer coisa estou à disposição. Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100

Olá! Para melhor entendimento sobre as diferenças nesse tipo de manejo entre as abordagens aconselho que converse com profissionais que utilizem os métodos pelos quais tem interesse. A psicanálise, por exemplo, busca investigar o inconsciente a partir da relação transferencial (relação de confiança entre paciente e psicólogo), do enquadre ( todas as variáveis que possibilitam a terapia) , contratransferência (o que o paciente gera no analista), espaço entre (o que é construído no espaço terapêutico a partir da relação analista/ analisando), ou seja, o foco é no indivíduo como um todo e na sua história de vida, possibilitando assim, que o sintoma não seja a única forma do inconsciente se presentificar. Vale ressaltar que em alguns casos é necessário o trabalho conjunto com psiquiatra. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Olá! Existem diversas abordagens e cada uma oferece uma perspectiva sobre como as pessoas sentem, pensam e se comportam e baseando-se nisso, fornecem diferentes manejos terapêuticos. Numa explicação bem simplificada, as abordagens analíticas entendem o sofrimento psíquico como resultado de conteúdos inconscientes, oriundos na maioria das vezes por traumas e fixações nas fases de desenvolvimento. Já as comportamentais partem do pressuposto que o sofrimento decorre de padrões de comportamentos aprendidos de forma inadequada, dentro de um contexto social.
Ou seja, abordagens comportamentais irão trabalhar em comportamentos observáveis disfuncionais e na modificação dos mesmos. Já as analíticas, focam na elaboração de conflitos inconscientes, através da história pessoal do indivíduo, buscando o fim do sintoma e mudanças duradouras.
Dentro da psicanálise (que é uma abordagem analítica) esse trabalho exige uma exploração aprofundada e subjetiva para exploração das causas que podem ser diversas, como por exemplo: Traumas, luto não elaborado, culpa, relações disfuncionais e etc.
Boa noite! Como você pediu um comparativo com outras abordagens, posso contribuir falando sobre a psicanálise. O tratamento psicanalítico tem como método principal a associação livre do paciente, isto é, ele convocado a falar livremente sobre o que quer que venha à cabeça tentando não censurar nada. O trabalho do psicanalista é incentivar e tentar extrair o que há de inconsciente nesse discurso, levando o paciente a descobrir coisas sobre si que não imaginava (apesar de que de certa forma ele já sabia!). Com isso, ele se depara com fontes de angústia, de culpa, sentimentos contraditórios e desejos que ecoam no seu consciente e no seu modo de agir. Um bom tratamento psicanalítico afrouxa os sentimentos de culpa e desperta o desejo e a coragem. Tive que resumir bastante, há muito mais a se dizer sobre, é algo muito rico e transformador!
O tratamento da depressão resistente com a terapia gestalt se diferencia em sua abordagem centrada na experiência presente e na consciência do indivíduo. A gestalt enfatiza a percepção e a aceitação dos sentimentos, promovendo a autoexploração e a autenticidade. Os Psicoterapeutas ajudam os pacientes a se conectarem com suas emoções e necessidades, favorecendo a autorregulação.

Outras abordagens, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), focam em mudar padrões de pensamento e comportamento, enquanto a terapia psicodinâmica explora questões do passado. Cada método tem suas particularidades e pode ser eficaz, dependendo das necessidades do paciente. O importante é encontrar a abordagem que mais ressoe com você. Se precisar de mais informações, estou aqui para ajudar!
Olá! Posso falar um pouquinho da minha abordagem!? Então, a abordagem cognitiva comportamental é muito eficaz no tratamento para depressão. Por que ela funciona tão bem para a ansiedade?
* Identificação e modificação de pensamentos: A TCC ajuda a identificar os pensamentos negativos e distorcidos que levam à ansiedade. Ao desafiar e modificar esses pensamentos, é possível reduzir significativamente os sintomas.
* Aprendizado de novas habilidades: A TCC ensina técnicas práticas para lidar com situações que causam ansiedade, como técnicas de relaxamento, exposição gradual e resolução de problemas. Esses são alguns motivos da eficácia da tcc. Mas vai muito de você, em qual você se sentirá confortável. Todas as abordagens em si tem suas vantagens. Se quiser conhecer um pouquinho mais da tcc estou a disposição
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
O tratamento foca em como o paciente vivencia suas emoções no aqui e agora, explorando profundamente os bloqueios emocionais que podem estar impedindo-o de se reconectar com suas emoções e experiências. Além disso, não se limita a tratar a depressão como uma doença isolada, pois a vê como uma manifestação de algo mais profundo, que pode estar relacionado à desconexão com o sentido da vida ou a dificuldades nas relações interpessoais. A abordagem busca entender o que está subjacente ao sofrimento. A terapia também encoraja o paciente a tomar consciência das escolhas e padrões que perpetuam seu estado depressivo, promovendo maior autorresponsabilidade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Boa tarde. Depressão resistente esta ligado a depressão crônica, embora precisa ser analisado em consulta para diagnostico assertivo. Abordagens psicológicas da psicanalise freudiana e junguiana tratam as raízes e causas da depressão, são minhas preferidas associadas a cognitiva e humanista, hipnose. Muitos psicólogos não usam apenas uma abordagem, procure um profissional experiente, que te passe confiança, que você entenda como será sua psicoterapia e analise dessa depressão. A sensibilidade, habilidade, experiencia clinica do psicoterapeuta vai ser um diferencial. Um bom profissional também vai te orientar e indicar outra abordagem se for para sua melhora clinica. Importante você ter sintonia com o profissional escolhido, sentir-se acolhido(a) e aos poucos fazer seus progressos terapêuticos. A disposição.
Olá! Atuo com abordagem TCC Foco nos pensamentos e comportamentos: A TCC busca identificar e modificar padrões de pensamento negativos e comportamentos disfuncionais que contribuem para a depressão.
Reestruturação cognitiva: A TCC ajuda a identificar e desafiar pensamentos distorcidos, substituindo-os por pensamentos mais realistas e adaptativos.
Exposição gradual: A TCC utiliza técnicas de exposição gradual para ajudar o paciente a enfrentar situações que causam ansiedade e medo.

Já o Foco no "aqui e agora": A Gestalt busca trazer a consciência para o momento presente, explorando as sensações, emoções e percepções do indivíduo no momento da terapia.
Olá! Existem diversas abordagens de tratamento para a depressão. Essa popularização das abordagens nas redes socias não necessariamente ajuda o paciente a escolher. Penso que você deve agendar com um profissional de acordo com suas possibilidades, mas principalmente que você goste da pessoa, que se sinta bem a vontade pra falar de sua intimidade, que se sinta acolhido, escutado...assimo tratamento tem chance de se desenvolver com eficácia. Marque e converse com profissionais, nao pela abordagem e sim pelo acolhimento e escuta.
Olá! Cada abordagem tem uma maneira de intervir e manejar no tratamento. A Gestalt-terapia é uma abordagem que foco e valoriza a relação entre cliente e terapeuta, ou seja, o vínculo de confiança, respeito e seguro. O trabalho tem como foco o momento presente, como o cliente experimenta suas emoções e vivências passadas no aqui e agora. A Gestalt não trata a depressão persisinte, mas sim cuida da pessoa que está vivenciando um quadro depressivo, isto é, a atenção não está apenas na doença, mas sim na pessoa em sofrimento. Desse modo a abordagem não busca eliminar sintomas, mas compreender o que está no fundo dos sintomas e trabalha com aquilo que está por de trás deles. O trabalho é feito através da constituição do diálogo empático entre cliente e paciente e experimentos, como vivências, atividades de escritas, desenhos que faça sentido com o contexto e subjetividade do cliente. Espero ter ajudado! Abraços :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá, as abordagens podem ser compreendidas como o recurso de escuta do terapeuta. Os efeitos possíveis dentro de um tratamento partiram do modo como a parceria entre paciente e terapeuta ocorrerá, para além de sua abordagem. Em uma sessão se escuta também através dos estudos e de suas bagagens, mas em ambas partem da fala e do que afeta o paciente. Falar sobre as diferenças poderá implicar de forma individual os afetos presentes em cada processo. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá!
Posso falar um pouco a respeito da abordagem que eu trabalho, que é a Gestalt-terapia.
A Gestalt-terapia, uma abordagem terapêutica centrada no presente e na experiência, lida com a depressão resistente ao enfatizar a consciência, a responsabilidade pessoal e a integração do corpo e da mente. Ela oferece várias ferramentas poderosas para ajudar as pessoas com depressão resistente a encontrar novas formas de lidar com seus desafios emocionais. Pode ajudar na interrupção de padrões disfuncionais, no processamento de emoções, proporcionando alivio emocional e desbloqueio de padrões de depressão crônica e na
criação de novas perspectivas, ajudando o paciente a descobrir novas formas de experimentar a vida, criando a possibilidade de transformação.
Embora a Gestalt-terapia não seja uma abordagem específica para a depressão, suas técnicas podem ser altamente eficazes ao trabalhar com pessoas que enfrentam desafios persistentes e complexos como à depressão.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Olá! Agradeço por seu questionamento.
A depressão ´resistente´ pode exigir as melhores metodologias em psicologia clínica para que seja possível verificar um retorno positivo da psicoterapia.
Quando menciono "melhores metodologias" me refiro àquelas amplamente testadas e pesquisadas, com resultado comprovado.
A Gestalt Terapia é uma abordagem geralmente de fala, onde as questões do dia-a-dia são abordadas durante a psicoterapia.
Posso falar mais sobre o EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares), que é a abordagem que eu utilizo em psicoterapia, e é comprovada cientificamente, com funcionamento em nível neuro-químico. O paciente acessa as memórias difíceis ou dolorosas através da ajuda do terapeuta, e com a aplicação de movimentos bilaterais, há o processamento da informação, promovendo leveza e facilidade em lidar com o assunto a partir do tratamento.
Os pacientes com depressão e outros transtornos emocionais se beneficiam muito do EMDR, principalmente por ser uma metodologia estruturada, com plano de tratamento: começo, meio e fim; onde problemas desde a tenra infância são abordados para uma melhor adaptação do paciente aos seus desafios do presente e fortalecimento para o futuro.
Muitas vezes o tratamento medicamentoso é necessário no caso de depressão ´resistente´, e nisto também o psicólogo pode auxiliar, encaminhando o paciente ao médico.
Espero ter ajudado. Fico à disposição para atendê-lo!
Olá, vou responder com base na minha especialização. Em caso de depressão resistente, considero relevante as clínicas de Winnicott e Ferenczi. Winnicott estudou o ser humano, desde o seu nascimento ate à fase adulta, abrangendo as psicoses. Ferenczi nos dá a clínica especializada em traumas. Há ainda a possibilidade de associar a psicoterapia com base em Winnicott e Ferenczi ao uso da Cetamina (subcutânea, IV, nasal), que é um remédio moderno que atua diretamente com os benefícios da neuroplasticidade, ou seja, a capacidade de criarmos novos caminhos neuronais (novas comunicações entre os neurônios). Espero ter ajudado, boa sorte na sua busca.
São varias as abordagens, todas tratam a depressão mas a linha mais eficiente para tratar transtornos é a Terapia Cognitiva Comportamental, inclusive a mais indicada pelos médicos . É uma cientifica , focada na solução de problemas.
Trata crenças disfuncionais e pensamentos inassertivos levando o cliente a criticar os pensamentos invasivos.
O terapeuta interagi com o cliente checando distorções de pensamentos .

Posso te ajudar, inclusive com aplicação de testes,a namnese e escuta clínica para uma melhor orientação em busca de um tratamento específico e se necessário orienta-lo a buscar um médico para tratamento medicamentoso.

Bom dia, o tratamento da depressão resistente é um desafio para o profissional da área de saúde mental. Geralmente, os tratamentos envolvem: medicamentos antidepressivos, psicoterapia em suas diferentes abordagens, mudança no estilo de vida, e até mesmo, eletroconvulsoterapia. Vai depender do indivíduo, e da gravidade dos sintomas. Das abordagens psicológicas, a Terapia Comportamental Cognitiva aparece como uma das mais adequadas para tratamento da depressão. A TCC ,mais medicação para pcs. resistentes, têm se mostrado mais adequadas, para o alívio e desaparecimento dos sintomas depressivos. A depressão pelo prisma da TCC, está relacionada com a tríade cognitiva: visão pessimista do mundo, de si mesmo e do futuro, além das distorções cognitivas, que tendem a estruturar a experiência da pessoa de maneira inflexível, o que acarreta erros de interpretação em todas as esferas da vida da pessoa em sofrimento. Na TCC, o papel do psicoterapeuta, é trabalhar as distorções cognitivas e percepções negativas, estimulando o aprendizado do pc. de como sua mente funciona. Descobrir o que impede a pessoa de encontrar o equilíbrio interno e promover mudanças nos comportamentos, emoções, com o objetivo de ressignificar pensamentos automáticos e crenças disfuncionais é tb a meta desta abordagem. Promover mudanças, técnicas e estratégias para que a pessoa possa se capacitar a ter uma vida mais equilibrada e melhorar significativamente a saúde mental. Busque ajuda, coloco-me à disposição para atendimento em TCC.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!