. Qual a diferença entre o transtorno afetivo bipolar e o transtorno de personalidade borderline?

2 respostas
. Qual a diferença entre o transtorno afetivo bipolar e o transtorno de personalidade borderline?
O transtorno afetivo bipolar é caracterizado por episódios cíclicos de mania (ou hipomania) e depressão, durando dias a semanas, com mudanças de humor mais definidas. Já o transtorno de personalidade borderline envolve instabilidade emocional e mudanças de humor rápidas, geralmente desencadeadas por eventos interpessoais, ocorrendo em horas ou dias. Enquanto o primeiro foca em episódios de humor, o segundo destaca a instabilidade nas relações interpessoais e uma identidade flutuante. Essas diferenças são essenciais para diagnósticos e tratamentos adequados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O transtorno bipolar é um transtorno no qual o paciente intercala entre episódios depressivos e episódios de mania ou hipomania. Nestes episódios, há euforia, irritabilidade, aumento de energia, aumento da impulsividade, redução da necessidade de sono, aceleração psíquica, entre outros sintomas.
Já o transtorno borderline é um transtorno da personalidade, no qual o indivíduo apresenta traços de impulsividade, sensação crônica de vazio, relações interpessoais instáveis, instabilidade da autoimagem, oscilações do humor, entre outros sintomas.
Mas é preciso lembrar que é possível, e até mesmo comum, que a mesma pessoa apresente os dois transtornos. Também pode ser difícil, na prática, diferencias os dois.
Caso se interesse, em meu instagram (dra_carolinabianchini) já fiz alguns posts sobre o Transtorno Bipolar que podem ajudar a entender melhor como funciona o transtorno

Especialistas

José Umbelino Gonçalves Neto

José Umbelino Gonçalves Neto

Psicólogo

Fortaleza

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.