Qual a diferença entre medicamentos de liberação prolongada e liberação controlada? Eu tenho essa dú

2 respostas
Qual a diferença entre medicamentos de liberação prolongada e liberação controlada? Eu tenho essa dúvida pois tomo venlafaxina e às vezes a caixa do medicamento indica que ele é de Liberação Controlada e às vezes de Liberação Prolongada e isso me gerou dúvidas sobre como o medicamento vai agir e se há diferença entre os dois tipos.
A liberação prolongada possui liberação gradual do fármaco e manutenção da sua concentração plasmática em níveis terapêuticos, durante um período de tempo prolongado.
A liberação controlada que não libera imediatamente todo o fármaco, fazendo-o de forma gradual e contínua em diferentes tempos e locais.
Portanto, a liberação prolongada é melhor do que a controlada, já ela se mantem em níveis terapêuticos no sangue e a controlada não necessariamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Antes de responder a sua pergunta entenda que NÃO É RECOMENDADO FICAR MUDANDO DE LABORATÓRIO ENQUANTO ESTIVER EM TRATAMENTO COM PSICOFÁRMACOS (muito menos de formulação)! Escolha um laboratório confiável e permaneça nele.

As diferenças entre medicamentos de liberação prolongada e liberação controlada estão relacionadas à forma como o medicamento é formulado e como ele é absorvido pelo organismo ao longo do tempo. Esses termos referem-se ao design da formulação do medicamento e à sua capacidade de fornecer o princípio ativo de forma gradual e constante ao longo do dia.

Os medicamentos de liberação prolongada são formulados para liberar o princípio ativo de forma lenta e gradual ao longo de um período prolongado de tempo. Isso ajuda a manter níveis estáveis da substância no organismo, reduzindo a necessidade de doses frequentes e proporcionando um efeito terapêutico mais consistente. Esses medicamentos são geralmente projetados para serem tomados uma vez ao dia.

Já os medicamentos de liberação controlada são formulados para liberar o princípio ativo em uma taxa controlada e previsível ao longo do tempo. Essa liberação controlada pode ser alcançada por meio de tecnologias específicas de formulação, como revestimentos especiais ou matrizes que regulam a velocidade de dissolução do medicamento. Assim como os de liberação prolongada, esses medicamentos também são projetados para proporcionar efeitos terapêuticos consistentes e prolongados. No entanto é possível que uma medicação controlada não seja prolongada, e você experimente efeitos colaterais de abstinência mais intensos, ou seja necessário tomar mais de uma vez por dia.

No caso da venlafaxina, você pode encontrar tanto a versão de liberação prolongada quanto a de liberação controlada. Ambas as formulações têm o objetivo de fornecer uma administração mais conveniente do medicamento e manter níveis estáveis da substância ativa no organismo ao longo do dia. A prolongada normalmente causa menos efeitos colaterais de retirada.

É importante seguir as instruções do seu médico quanto à forma como o medicamento deve ser tomado, seja de liberação prolongada ou controlada. Não altere a dosagem ou a frequência de administração sem consultar um profissional de saúde, pois isso pode afetar a eficácia do tratamento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.