Qual a diferença entre histerectomia com anexectomia uni bilateral ou só bilateral?

3 respostas
Qual a diferença entre histerectomia com anexectomia uni bilateral ou só bilateral?
Olá. A histerectomia é a cirurgia ginecológica mais realizada no mundo. Pode ser indicada por doenças benignas como mioma e adenomiose ou doenças malignas como câncer de endométrio e colo uterino.
Um grande parte das histerectomias por doenças benignas podem ser evitadas pelo uso de medicações hormonais e anticoncepcionais.
A recomendação é que as trompas uterinas sejam retiradas sempre que possível durante a histerectomias por doenças benignas, visando a redução de câncer de ovário.
Os ovários devem ser preservados durante a histerectomias, exceto se estiverem doentes no intra-operatório, em mulheres com menos de 55 anos.
A anexectomia é a retirada dos anexos uterino, isto é, trompas e ovários. Pode ser retirado apenas de 1 lado ou dos dois lados.
A melhor via de acesso cirúrgico da histerectomia é a via vaginal. Essa via irá facilitar a sua recuperação pós operatória, reduzir dor no pós-operatório. reduzir duração da cirurgia, reduzir duração da internação, evitar cicatrizes visiveis

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
histerectomia total: retirada de utero e colo do utero
histerectomia subtotal/parcial: retirada do corpo do utero, o colo permanece.
anexectomia: retirada de anexo(ovario e tuba)
unilateral, apenas 1 lado e bilateral dos 2 lados.
vai depender da idade e do motivo da cirurgia...
melhor via é a laparoscopia ou robótica, pois permite uma recuperação rápida para paciente e boa visão cirurgica para o cirurgiao... ao contrario da cirurgia aberta com tempo prolongado e dor para paciente e não ter uma visão tao boa para o cirurgiao e via vaginal que permite uma rápida recuperação para paciente, mas com péssima visto para cirurgiao realizar a cirurgia com maestria. converse com seu medico. a disposição.
Olá, histerectomia é a cirurgia feita para retirada do útero. Anexectomia é a cirurgia feita para a retirada dos anexos, ou seja, ovários e tubas uterinas. Esses procedimentos podem ser realizados juntos quando há indicação médica.
A anexectomia pode ser unilateral, quando o ovário e tuba apenas de um lado é retirado, ou bilateral, quando os dois ovários e as duas tubas uterinas são removidos.
Então quando dizemos histerectomia com anexectomia bilateral significa que serão retirados, útero, os dois ovários e as duas tubas uterinas.
Quando se diz histerectomia com anexectomia unilateral significa que será removido o útero e apenas um ovário e tuba.

Especialistas

Sckarlet Biancolin

Sckarlet Biancolin

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita
Fernando Pupin Vieira

Fernando Pupin Vieira

Ginecologista

Florianópolis

Roberto Didier

Roberto Didier

Ginecologista

Sobral

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 278 perguntas sobre Histerectomia com anexectomia uni ou bilateral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.