Qual a diferença entre Fluoxetina e Paroxetina?

3 respostas
Qual a diferença entre Fluoxetina e Paroxetina?
Ambas são do grupo dos inibidores seletivos de recaptura de serotonina e o perfil de uso delas é semelhante, principalmente em ansiedade, depressão e também pânico e transtorno obsessivo-compulsivo. A fluoxetina, quando usada, permanece por períodos muito prolongados, no organismo, o que leva uma suspensão mais fácil, quando necessário, no sentido de não tersintomas de retirada ("abstinência"). Por outro lado, quando há necessidade de reduzir rapidamente a concentração da medicação no organismo, isto é desvantajoso. A paroxetina é o oposto: a retirada (para doses maiores) deve ser mais lenta, mas é um pouco mais fácil no sentido de rapidamente a droga ser eliminada do organismo. Ambas interagem com algumas outras medicações, o que é mais acentuado com a fluoxetina. Entretanto, nas mãos de profissionais experientes, ambas as drogas são muito seguras e os efeitos positivos são muito maiores do que os colaterais. Além do que, para ambas, quando a medicação sai do organismo, após poucos dias, os efeitos colaterais desaparecem por completo. Mas, sempre diga a cada médico que você vai todos os remédios que já vem tomando.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na verdade eles são irmãos pois pertencem a mesma família porém o paroxetina é mais potente que a fluoxetina, um outro ponto é o tempo em que fica no corpo, a paroxetina demora cerca de 20 horas no corpo e a FLUOXETINA até 80 horas. Outro ponto é que a paroxetina age em mais vias de neurotransmissores que a fluoxetina isso permite possibilidades maiores de melhora. O paroxetina também parece agir melhor nos quadros ansiosos que a fluoxetina por ela ser mais potente. A paroxetina também pode causar mais sonolência que a fluoxetina.
Espero ter ajudado forte abraço e desejo saúde na cabeça
São moléculas parecidas de um grupo comum de antidepressivos. Porem, cada molécula tem suas particularidades. A fluoxetina por exemplo é associada a leve perda de peso e a paroxetina é mais eficaz nos sintomas ansiosos e da leve ganho de peso.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1232 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.