Qual a diferença entre fazer uma reeducação alimentar, acompanhada de exercícios físicos, sem cirurgia

5 respostas
Qual a diferença entre fazer uma reeducação alimentar, acompanhada de exercícios físicos, sem cirurgia bariátrica e com cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica, dependendo da técnica cirúrgica, pode ser irreversível. Para esta opção o paciente, deve-se encaixar em protocolos de cirurgia bariátrica, como ter obesidade, associado com comorbidade (diabetes ou hipertensão arterial), o gastroenterologista fará a melhor escolha cirúrgica. Sim, acontece uma perda de peso bem importante, porém a dieta nos 3 primeiros meses são bem restritas. E esta restrição se prolonga se tratando de alguns alimentos, como gorduras e doces. Já a reeducação alimentar combinada com exercício físico, é a maneira mais saudável de perder peso, sim, é um processo mais longo, porém o paciente terá um plano alimentar individualizado de acordo com seu perfil.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A indicação para o tratamento através da cirurgia bariátrica é de acordo com o Índice de Massa Corporal, comorbidades e histórico familiar e de peso do paciente. A princípio, todos os pacientes obesos podem e devem tentar o acompanhamento nutricional e clínico antes de partir para uma cirurgia digestiva! Vale lembrar que a cirurgia bariátrica não faz milagre: sim, o paciente emagrece bastante no pós operatório, porém, se não realizar o acompanhamento com a equipe multidisciplinar por no mínimo 2 anos, corre o risco de continuar com hábitos alimentares ruins e estilo de vida sedentário, o que resultará em reganho de peso concomitante com várias deficiências nutricionais, que podem, em alguns casos, causar vários agravos à saúde.
Bom dia.

A grande questão é que, quando emagrecemos, há uma imensa chance de reganhar o que perdemos. O corpo não entende que queremos ficar mais saudáveis, ele pensa "perdi peso, devo estar doente". Então, por conta de hormônios periféricos que enviam sinais para o cérebro, decide poupar energia e aumentar a fome: engordar de novo.

Esse processo é difícil de conter, exige que se mantenha a atividade física constante, além da restrição alimentar, a qual tende a ser cada vez maior para haver perda de peso (o metabolismo diminuiu, lembra?).

A cirurgia bariátrica não só faz com que absorvamos menos alimento, mas ela modifica alguns hormônios intestinais, que modulam fome. Com a menor absorção e alterações hormonais favoráveis, o peso tende a se manter, ou haver menor reganho. Mas a cirurgia é um método com efeitos colaterais, sendo reservada a casos mais graves de obesidade. O tratamento clínico é o principal!

E, após a cirurgia, quem não faz dieta e exercício reengorda!
Olá
Procure um profissional capacitado, tire suas dúvidas ????
Olá , quando se pensa na Obesidade, que é uma doença crônica , multifatorial e associada a diversas outras patologias :o tratamento também deve ser mútiplo: com uma avaliação metabólica , re-educação alimentar , a pratica de exercicios,e uso de medicamentos apropriados . A cirurgia bariatrica é indicada quando se tem um excesso de peso muito elevado , associado aessas doenças , por algum tempo e um insucesso em todas as tentativas de perda de peso ( total perdido ou re-ganho) . Essa cirurgia quando bem indicada promove uma perda de peso efetiva mas traz várias consequências que devem ser discutidas.

Especialistas

Fernanda Simões dos Santos

Fernanda Simões dos Santos

Nutrólogo, Especialista em clínica médica

São Paulo

Agendar uma visita
Hermano Glauber Branquinho Linhares

Hermano Glauber Branquinho Linhares

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Luana Oliveira

Luana Oliveira

Nutricionista

Juiz de Fora

Ende Tâned

Ende Tâned

Endocrinologista

São Luís

Agendar uma visita
Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Emagrecimento definitivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.