Qual a diferença entre esquizofrenia paranoide e CID 10 F 23.3 outros Transtornos psicóticos agudos

3 respostas
Qual a diferença entre esquizofrenia paranoide e CID 10 F 23.3 outros Transtornos psicóticos agudos essencialmente delirantes?
Transtorno psicótico agudo é um problema de saúde mental que dura não mais que 1 mês e pode ter os mesmo sintomas da esquizofrenia como alucinações, delírios, agitação,agressividade , comportamento destrutivo, lentificacao psicomotora, insônia entre outros sintomas. O transtorno pode ocorrer após estresse intenso, falecimento de ente querido ou na ausência de qualquer problema.
A esquizofrenia começa da mesma maneira porém dura mais que 6 meses para ser chamada de esquizofrenia. As duas precisam de tratamento, porém no transtorno psicótico breve o tratamento é suspenso , logo quando o problema acaba , na esquizofrenia o tratamento é por toda a vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Esquizofrenia Paranoide se caracteriza pela presença de ideias delirantes relativamente estáveis, frequentemente de conteúdo persecutórios, geralmente acompanhadas de alucinações particularmente auditivas e de alterações da senso percepção, trata-se de uma doença cronica com prognostico reservado. No caso das doenças relacionadas no CID 10: F23.3, são transtornos psicóticos agudos, geralmente estão relacionados a um estressor externo e se manifestam num período de tempo determinado, são caracterizados por ideias delirantes ou alucinações, mais que não fecham os critérios diagnósticos para Esquizofrenia, persistindo os sintomas o diagnostico pode ser reavaliado.
Esquizofrenia é um transtorno psicótico crônico, ou seja, vai estar presente (mesmo que de forma latente, quando adequadamente tratado) por toda a vida do paciente.
Os transtornos psicóticos agudos, como o próprio nome diz, não são crônicos. Ps sintomas paicóticos surgem abruptamente, geralmente causados por fator externo, se manifestam por um tempo e após o tratamento, desaparecem.

Especialistas

Rayana Cardoso

Rayana Cardoso

Psicólogo

Rio de Janeiro

Hudson Fernando Costa

Hudson Fernando Costa

Psiquiatra

São Mateus

Rogério Piassi

Rogério Piassi

Psiquiatra, Psicanalista

Oliveira

Gabriela Lotin Nuernberg

Gabriela Lotin Nuernberg

Psiquiatra

Criciúma

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.