Qual a diferença entre dupla personalidade e transtorno afetivo bipolar (TAB)?

2 respostas
Qual a diferença entre dupla personalidade e transtorno afetivo bipolar (TAB)?
Olá!
O transtorno da dupla personalidade, hoje classificado como transtorno dissociativo de identidade se caracteriza pela presença de duas ou mais identidades distintas ou estados de personalidade. Esses estados ou identidades são diferentes entre si, cada um tem uma forma de se relacionar, perceber e pensar sobre o ambiente ao redor do paciente. Já o transtorno afetivo bipolar é um transtorno do humor, que se caracteriza por períodos em que o paciente passa por episódios de depressão e em outros períodos por episódios de mania ou hipomania, que é um estado elevado do humor no qual o paciente permanece persistentemente eufórico ou irritado, com energia aumentada, e podendo apresentar outros sintomas como necessidade reduzida de sono e impulsividade.

Quando a pessoa tem transtorno de múltiplas personalidades, ela funciona como se fossem mais pessoas no mesmo corpo e estas pessoas se alternam e não lembram uma da outra. Ela assume comportamentos típicos de uma personalidade, por um tempo e, depois, assume outros, típicos de outra(s) personalidade(s) - pode haver mais de duas. O transtorno bipolar não tem nenhuma relação com o transtorno de múltiplas personalidades: a pessoa tem episódios denominados de "mania", onde apresenta comportamento acelerado, frequentemente excessivamente alegre (por vezes excessivamente irritado), com sintomas adicionais como ter muito menos necessidade de sono, nos episódios, aumentar muito o desejo sexual, fazer gastos excessivos, falar demais e rápido demais (em casos graves a pessoa perde completamente o "fio da meada" do que estava falando). Por assim dizer, são os sintomas opostos aos de uma depressão. Por sinal, a maioria das pessoas bipolares apresenta também episódios depressivos e daí vem o nome de "bipolar", porque estas pessoas ciclam de um polo depressivo para outro de mania. Os episódios de mania são autolimitados, durando em geral dias a semanas, assim como os depressivos, que duram em geral de semanas a meses (mas, podem durar menos ou mais). Geralmente, a pessoa se lembra do que sentia e das atitudes que teve quando em fase maníaca ou depressiva e se trata, na maioria das vezes, apenas de "exageros" comportamentais - ou seja, comportamentos habituais da pessoa, porém muito acentuados (para "cima" ou para "baixo"). Somente na linguagem popular se diz que uma pessoa que muda o comportamento ou o humor com frequência tem "dupla personalidade" - isto não corresponde ao conceito psiquiátrico.