Qual a diferença entre depressão atipica e sindrome de asperger?

5 respostas
Qual a diferença entre depressão atipica e sindrome de asperger?
A Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico de causa ainda desconhecida, que se situa entre os Transtornos Globais do Desenvolvimento, de difícil diagnóstico , apresentando os seguintes sintomas : comprometimento das habilidades sociais ( dificuldade de interação , de criar vínculos e estabelecer relações sociais) de comunicação (dificuldade de estabelece contato visual e interpretar metáforas),reações emocionais desproporcionais, interesses limitados, comportamentos repetitivos e atípicos, criando certos rituais na forma de desenvolver determinadas ações. Já a Depressão Atípica é um tipo de Depressão Maior , mais comum em mulheres apresentando os seguintes sintomas: cansaço excessivo, ganho de peso, hipersensibilidade ( irritabilidade exacerbada), sonolência excessiva, negativismo diante da vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Depressão Atípica é um subtipo da Depressão e seu diagnóstico pode ser confundido com situações de enfrentamentos diários, como cansaço, estresse e problemas de metabolismo. Os sintomas mais comuns são: ganho de peso, hipersonia, dor nos braços e pernas e dificuldade de locomoção. Na Depressão Atípica a doença não é tão clara em sua distinção da Depressão comum, podendo chegar até no surgimento de pensamentos suicidas, há também uma grande perda na qualidade de vida. Sua causa é multifatorial, ou seja, há causas ambientais, como o estresse e genéticas.
A Síndrome de Asperger é um transtorno global do desenvolvimento e faz parte do Transtorno do Espectro Autista. A Depressão pode estar relacionado à Síndrome de Asperger, pois há uma dificuldade entre estes indivíduos em se relacionar com outras pessoas, visto que a dificuldade na interação social é uma características dos portadores de Asperger.
A depressão atípica é de difícil diagnóstico, é um subtipo da depressao maior.Podem ser confundidas com estresse ou cansaço, pensamentos de auto-extermínio, desanimo, insônia, ganho de peso entre outros. O profissional deve ter uma atenção na sintomatologia para orientar quanto ao tratamento e medicamento. Hoje muita gente sofre deste mal sem saber. A síndrome de asperger relaciona-se ao espectro autista com suas especificidades. É necessário o acompanhamento de profissionais saúde para auxiliar o paciente em relação ao tratamento e a condução do tratamento.
A síndrome de asperger está localizada dentro do transtorno do espectro autista, numa classificação leve, isto é, com bom grau de autonomia, além de cognição e inteligência preservados. Este transtono não é transitório, ainda não foi encontrada uma cura, cientificamente comprovada, para o autismo. O que temos são intervenções terapêuticas muito eficazes para a melhoria da qualidade de vida.
Assim, temos que no caso de Asperger, as características são constantes e geralmente dão sinais na infância.
Isso em muito difere da depressão atípica, que pode ter um caráter transitório e afetar diferentes pessoas.
Depressão atípica se refere a um transtorno do Humor (psiquiátrico) e Síndrome de Asperger se refere a um transtorno do neurodesenvolvimento que está classificado no DSM-V como uma forma de Transtorno do Espectro do Autismo.

Especialistas

Ana Carolina Praça Cirino

Ana Carolina Praça Cirino

Psicólogo

Rio de Janeiro

Denise Achutti

Denise Achutti

Psicólogo

Porto Alegre

Maria Cristina Grupi

Maria Cristina Grupi

Psicólogo

São Caetano do Sul

Fabiana Loureiro de Araújo

Fabiana Loureiro de Araújo

Terapeuta complementar

Juiz de Fora

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 212 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.