Qual a diferença entre depressão atipica e sindrome de asperger?

5 respostas
Qual a diferença entre depressão atipica e sindrome de asperger?
A Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico de causa ainda desconhecida, que se situa entre os Transtornos Globais do Desenvolvimento, de difícil diagnóstico , apresentando os seguintes sintomas : comprometimento das habilidades sociais ( dificuldade de interação , de criar vínculos e estabelecer relações sociais) de comunicação (dificuldade de estabelece contato visual e interpretar metáforas),reações emocionais desproporcionais, interesses limitados, comportamentos repetitivos e atípicos, criando certos rituais na forma de desenvolver determinadas ações. Já a Depressão Atípica é um tipo de Depressão Maior , mais comum em mulheres apresentando os seguintes sintomas: cansaço excessivo, ganho de peso, hipersensibilidade ( irritabilidade exacerbada), sonolência excessiva, negativismo diante da vida.

A Depressão Atípica é um subtipo da Depressão e seu diagnóstico pode ser confundido com situações de enfrentamentos diários, como cansaço, estresse e problemas de metabolismo. Os sintomas mais comuns são: ganho de peso, hipersonia, dor nos braços e pernas e dificuldade de locomoção. Na Depressão Atípica a doença não é tão clara em sua distinção da Depressão comum, podendo chegar até no surgimento de pensamentos suicidas, há também uma grande perda na qualidade de vida. Sua causa é multifatorial, ou seja, há causas ambientais, como o estresse e genéticas.
A Síndrome de Asperger é um transtorno global do desenvolvimento e faz parte do Transtorno do Espectro Autista. A Depressão pode estar relacionado à Síndrome de Asperger, pois há uma dificuldade entre estes indivíduos em se relacionar com outras pessoas, visto que a dificuldade na interação social é uma características dos portadores de Asperger.
A depressão atípica é de difícil diagnóstico, é um subtipo da depressao maior.Podem ser confundidas com estresse ou cansaço, pensamentos de auto-extermínio, desanimo, insônia, ganho de peso entre outros. O profissional deve ter uma atenção na sintomatologia para orientar quanto ao tratamento e medicamento. Hoje muita gente sofre deste mal sem saber. A síndrome de asperger relaciona-se ao espectro autista com suas especificidades. É necessário o acompanhamento de profissionais saúde para auxiliar o paciente em relação ao tratamento e a condução do tratamento.
A síndrome de asperger está localizada dentro do transtorno do espectro autista, numa classificação leve, isto é, com bom grau de autonomia, além de cognição e inteligência preservados. Este transtono não é transitório, ainda não foi encontrada uma cura, cientificamente comprovada, para o autismo. O que temos são intervenções terapêuticas muito eficazes para a melhoria da qualidade de vida.
Assim, temos que no caso de Asperger, as características são constantes e geralmente dão sinais na infância.
Isso em muito difere da depressão atípica, que pode ter um caráter transitório e afetar diferentes pessoas.
Depressão atípica se refere a um transtorno do Humor (psiquiátrico) e Síndrome de Asperger se refere a um transtorno do neurodesenvolvimento que está classificado no DSM-V como uma forma de Transtorno do Espectro do Autismo.