Qual a diferença entre deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem?

21 respostas
Qual a diferença entre deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem?
 Silvaneide Andrade Diniz
Psicanalista, Psicólogo
Guarulhos
Ola !
A diferença pode ser bem sutil, e pode ser diferenciada por uma avaliação psicológica, busque uma.

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 Tânia Passos Dickie
Psicanalista, Psicólogo, Sexólogo
Petrópolis
Bom dia, retardo mental é algo que já nasce condicionado, por alguma lesão de nascimento ou até mesmo genética. Dificuldade de aprendizagem pode ser por vários motivos emocionais, como desinteresse, falta de comunicabilidade, problemas hormonais no caso tireoidianos, preguiça, traumas, falta de empatia com professores. E muitos mais. Tdah. E necessário fazer exames e testes, nas áreas de interesse da pessoa. E investigar com profissionais adequados e bons. Estou a disposição.
 Alessandro Felippe
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
A DI é um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta antes dos 18 anos e é caracterizada por limitações significativas nas funções intelectuais, por exemplo, raciocínio, resolução de problemas; já a DA são um grupo de transtornos que afetam a capacidade de uma pessoa de adquirir, organizar, reter ou expressar informações, por exemplo, dislexia (dificuldade na leitura), disgrafia (dificuldade na escrita) e discalculia (dificuldade em matemática), basicamente é isso. Espero ter ajudado.
Dra. Letícia Carvalho
Psicólogo
Salvador
A deficiência intelectual envolve limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, afetando a autonomia e o aprendizado desde a infância. Já a dificuldade de aprendizagem não compromete a inteligência global, mas causa desafios específicos em habilidades como leitura, escrita ou matemática, como ocorre na dislexia, discalculia e disgrafia.

Enquanto a deficiência intelectual exige suporte mais amplo no desenvolvimento de habilidades adaptativas, as dificuldades de aprendizagem podem ser trabalhadas com estratégias especializadas e métodos alternativos de ensino.

Para uma avaliação precisa e um plano de intervenção adequado, é essencial buscar um neuropsicólogo, que poderá identificar corretamente a condição e indicar as melhores abordagens.
A deficiência intelectual afeta o desenvolvimento global da pessoa, incluindo raciocínio, adaptação e autonomia, sendo uma condição permanente.

Já a dificuldade de aprendizagem é um desafio específico em áreas como leitura, escrita ou matemática, mas não afeta a inteligência geral e pode ser superada com apoio adequado.
Se tiver mais alguma dúvida podemos agendar uma sessão de orientação, me coloco a disposição!
;)
 José Antônio Sanches de Castro
Psicólogo, Psicanalista
Assis
A principal diferença entre deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem reside na abrangência e no impacto no desenvolvimento do indivíduo.
Deficiência Intelectual
A Deficiência Intelectual (DI) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta o funcionamento intelectual e adaptativo do indivíduo, com início antes dos 18 anos.
Características
* Limitações intelectuais significativas: O Quociente de Inteligência (QI) é geralmente inferior a 70, indicando dificuldades em habilidades como raciocínio, resolução de problemas e planejamento.
* Limitações no comportamento adaptativo: Dificuldades em habilidades conceituais (linguagem, leitura, escrita, matemática), sociais (comunicação, interação social) e práticas (cuidados pessoais, autonomia).
* Impacto global no desenvolvimento: A DI afeta diversas áreas do desenvolvimento, como a cognitiva, social, emocional e motora.
Causas
As causas da DI são diversas, incluindo fatores genéticos, problemas durante a gravidez ou parto, exposição a substâncias tóxicas, infecções e fatores socioambientais.
Dificuldades de Aprendizagem
As Dificuldades de Aprendizagem (DA) são transtornos específicos que afetam uma ou mais habilidades acadêmicas, como leitura, escrita ou matemática, em indivíduos com inteligência normal ou acima da média.
Características
* Desempenho acadêmico abaixo do esperado: A criança apresenta dificuldades em áreas específicas, como decodificação de palavras, compreensão de textos, escrita ou cálculos matemáticos.
* Inteligência preservada: O QI está dentro da faixa normal ou acima, indicando que a criança tem capacidade intelectual para aprender.
* Impacto específico: As DA afetam principalmente o desempenho escolar, mas podem ter impacto em outras áreas da vida do indivíduo.
Causas
As causas das DA são multifatoriais, envolvendo fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais.
Diagnóstico
O diagnóstico da DI é realizado por uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos, neuropsicólogos, pedagogos e outros profissionais, por meio de testes e avaliações padronizadas. Já o diagnóstico das DA é feito por profissionais especializados em cada área, como psicopedagogos, fonoaudiólogos e neuropsicólogos.
Intervenção
A intervenção para DI e DA deve ser individualizada e as necessidades específicas de cada indivíduo. A DI geralmente requer apoio ao longo da vida, com foco no desenvolvimento de habilidades adaptativas e na inclusão social. As DA podem ser tratadas com intervenções pedagógicas e terapêuticas específicas, visando a melhora das habilidades acadêmicas.
É importante ressaltar que a DI e as DA não são condições excludentes. Um indivíduo com DI também pode apresentar DA, e vice-versa. Em ambos os casos, o diagnóstico e a intervenção precoces são fundamentais para garantir o desenvolvimento máximo do potencial do indivíduo.
Se você suspeita que seu filho possa ter DI ou DA, procure um profissional de saúde para avaliação e diagnóstico adequados.
Dr. Kleber Pereira de Souza
Psicólogo
Duque de Caxias
Embora ambas possam afetar o desempenho escolar, deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem são. Aqui estão as principais diferenças:

### Deficiência Intelectual
- **Definição**: Caracteriza-se por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que afetam habilidades sociais e práticas cotidianas.
- **Q.I.**: Geralmente, os indivíduos têm um Q.I. abaixo de 70-75.
- **Desenvolvimento**: Manifesta-se antes dos 18 anos e é uma condição permanente.
- **Habilidades**: Afeta habilidades cognitivas amplas, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, julgamento acadêmico e aprendizado a partir de instrução ou experiência.
- **Intervenção**: Requer apoio contínuo e intervenções multifacetadas que vão além da educação, abrangendo áreas como saúde e social.

### Dificuldade de Aprendizagem
- **Definição**: Refere-se a problemas específicos no processamento da informação que afetam habilidades acadêmicas como leitura (dislexia), escrita (disgrafia) ou matemática (discalculia).
- **Q.I.**: Indivíduos com dificuldades de aprendizagem normalmente têm Q.I. normal ou acima da média.
- **Desenvolvimento**: Pode ser identificada em qualquer fase da vida escolar.
- **Habilidades**: Afeta habilidades específicas e acadêmicas, mas geralmente não impacta a inteligência geral.
- **Intervenção**: Envolve estratégias educacionais especializadas, como instrução diferenciada, uso de tecnologia assistiva e técnicas de ensino adaptadas.

Em resumo, a deficiência intelectual implica limitações mais amplas no funcionamento intelectual e adaptativo, enquanto a dificuldade de aprendizagem é um problema específico de processamento que afeta áreas acadêmicas, sem impactar a inteligência geral.
Se precisar de mais informações ou tiver outra dúvida, estou à disposição para ajudar!
 Juliane Manica
Psicólogo
Porto Alegre
A deficiência intelectual e a dificuldade de aprendizagem são condições distintas, embora ambas envolvam desafios no processo de aprendizagem, mas elas se manifestam de formas diferentes.

1. Deficiência Intelectual:
- Refere-se a uma limitação significativa no funcionamento intelectual geral e na capacidade de adaptação, que afeta o comportamento adaptativo (como a comunicação, habilidades sociais e práticas do dia a dia).
- A deficiência intelectual é caracterizada por um quociente de inteligência (QI) abaixo da média (geralmente abaixo de 70), diagnosticado antes dos 18 anos. Além disso, essa condição pode afetar várias áreas do desenvolvimento, como habilidades cognitivas, sociais e de vida independente.
- Pessoas com deficiência intelectual podem precisar de apoio contínuo e intervenções mais amplas em sua vida cotidiana e escolar.

2. Dificuldade de Aprendizagem:
- Refere-se a dificuldades específicas em aprender ou processar informações, geralmente em áreas como leitura (dislexia), escrita, matemática (discalculia) ou outras habilidades acadêmicas.
- Ao contrário da deficiência intelectual, a pessoa com dificuldade de aprendizagem tem inteligência dentro da média ou até acima da média, mas enfrenta obstáculos em áreas específicas de aprendizagem, mesmo quando exposta ao ensino adequado.
- As dificuldades de aprendizagem não envolvem limitações significativas em outras áreas do funcionamento diário. Essas condições podem ser tratadas com intervenções educacionais específicas, permitindo que a pessoa aprenda de maneira mais eficiente, usando estratégias personalizadas.

Em resumo, a deficiência intelectual envolve limitações mais amplas no funcionamento global, enquanto as dificuldades de aprendizagem são restritas a áreas específicas, sem afetar a inteligência geral da pessoa. Ambas as condições exigem compreensão e estratégias adaptativas, mas com abordagens e intervenções diferentes.
A deficiência intelectual (D.I) denominada atualmente com transtorno do desenvolvimento intelectual (CID 11 - TDI) e antigamente como retardo mental é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete o desenvolvimento intelectual e apresenta redução de funcionalidade adaptativa do individuo. Já a dificuldade de aprendizagem pode estar relacionado à falta de estímulos; questões orgânicas como (dificuldade para enxergar, ouvir e processar o que está sendo aprendido) e/ou algum transtorno especifico da aprendizagem (TEap). É recomendável uma avaliação neuropsicológica para rastrear possiveis transtornos.
 Vinícius Eduardo Martino Fonseca
Psicólogo, Psicanalista
Ribeirão Preto
Olá! A diferença entre deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem está no grau de impacto que cada uma tem no funcionamento cognitivo da pessoa. A deficiência intelectual é caracterizada por um funcionamento intelectual abaixo da média, com dificuldades significativas em áreas como raciocínio, resolução de problemas e habilidades adaptativas (como comunicação e cuidados pessoais). Ela está presente desde o desenvolvimento inicial e afeta a capacidade de aprender de maneira geral, exigindo apoio contínuo ao longo da vida. Já a dificuldade de aprendizagem refere-se a problemas específicos no processo de aquisição de habilidades acadêmicas, como leitura, escrita ou matemática, que não são explicados por deficiência intelectual, déficits sensoriais ou dificuldades emocionais. A pessoa com dificuldade de aprendizagem pode ter inteligência normal, mas apresenta obstáculos em áreas específicas do aprendizado, o que requer estratégias educacionais diferenciadas. Caso queira explorar mais sobre essas questões, podemos marcar uma sessão para conversar mais profundamente. Um abraço, Vinícius.
Dra. Laís Linazzi
Psicólogo, Psicanalista
Araucária
A deficiência intelectual é uma condição permanente que afeta a capacidade de aprendizagem, enquanto a dificuldade de aprendizagem pode ser um sintoma de um déficit de aprendizagem.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

A diferença entre deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem está no impacto, nas causas e na persistência das limitações cognitivas. A deficiência intelectual é um quadro mais global e permanente, caracterizado por limitações significativas no funcionamento intelectual e nas habilidades adaptativas, como comunicação, autonomia e interação social. Ela costuma ser identificada na infância e envolve um QI abaixo da média, afetando diversas áreas da vida.

Já a dificuldade de aprendizagem não compromete necessariamente a inteligência global da pessoa, mas afeta processos específicos, como leitura, escrita ou matemática. Ela pode ser causada por fatores ambientais, emocionais ou até neurológicos, mas tende a ser localizada e pode ser superada ou minimizada com suporte adequado. Uma criança com dislexia, por exemplo, pode ter dificuldade para ler, mas não tem comprometimento geral da inteligência.

Pela perspectiva da neurociência, a deficiência intelectual pode estar relacionada a alterações estruturais ou funcionais no cérebro, enquanto as dificuldades de aprendizagem podem envolver conexões neurais menos eficientes em áreas específicas, como o giro angular para leitura ou o lobo parietal para cálculos matemáticos. A plasticidade cerebral permite avanços significativos com estímulos corretos, especialmente nos casos de dificuldades de aprendizagem.

Como você percebe essas diferenças na sua experiência ou na de alguém próximo? A dificuldade aparece em todos os aspectos da vida ou apenas em áreas específicas? Como isso tem impactado emocionalmente? Explorar essas questões pode ajudar a entender melhor o caminho mais adequado para lidar com o desafio. Caso precise, estou à disposição.
A dificuldade de aprendizagem pode ser transitória e pode ser trabalhada de forma mais focal diferentemente da deficiência intelectual que é um quadro com sintomatologia própria que demanda estratégias específicas por tempo indeterminado.
Olá!
A princípio, de forma bem resumida, o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual - DI, apresenta prejuízos significativos na vida social, independência pessoal e vida acadêmica; atrasos motores, linguísticos e sociais podem ser percebidos nos primeiros anos de vida, em casos mais graves.
Já a Dificuldade de Aprendizagem geralmente é percebida nos primeiros anos de alfabetização, e pode estar relacionada com diversos fatores como ambientais, físicos, emocionais, etc.

Espero ter ajudado.
Abraço.
 Rodrigo Amorim de Souza
Psicólogo
São Bernardo do Campo
A deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento (que necessita de um diagnóstico), relacionado a um nível abaixo do esperado no desenvolvimento cognitivo de uma criança; isto se apresenta em limitações na aprendizagem quanto a: atenção, entraves na simbolização, resolução de problemas, adaptação em relação a novas situações cotidianas, habilidades sociais, etc. As causas da deficiência intelectual são multifatoriais, além disso, o transtorno engloba um espectro: leve, moderado e grave. Já a dificuldade na aprendizagem é algo que qualquer pessoa, em determinados contextos na vida, pode possuir. Por exemplo: em um momento de enlutamento (na perda de um ente querido), o sujeito passa a ter dificuldades em sua aprendizagem; este último cenário não corrobora para um diagnóstico de deficiência intelectual, mas descreve um cenário natural em que o contexto promove tal dificuldade em tal momento de vida.
 Ana Paula Vitari
Psicólogo
São Caetano do Sul
É a mesma coisa
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
A deficiência intelectual e a dificuldade de aprendizagem são duas condições distintas, embora ambas possam afetar a capacidade de uma pessoa em aprender. A deficiência intelectual é uma condição do desenvolvimento que afeta a capacidade geral de aprender e o funcionamento adaptativo. Ela é caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto nas habilidades necessárias para lidar com a vida diária (como comunicação, habilidades sociais, cuidados pessoais, etc.). A deficiência intelectual é um diagnóstico permanente e pode variar em grau (leve, moderado, severo e profundo). Pode ser causada por fatores genéticos (como a síndrome de Down), condições médicas (como lesões cerebrais ou infecções) ou problemas durante o desenvolvimento pré-natal. Afeta de forma ampla as habilidades cognitivas e o comportamento adaptativo da pessoa, impactando várias áreas da vida, como aprendizagem acadêmica, trabalho e vida social. Para ser diagnosticada, a deficiência intelectual precisa ser evidenciada por limitações no funcionamento intelectual e nas habilidades adaptativas que são observadas desde a infância. A dificuldade de aprendizagem refere-se a dificuldades específicas em uma ou mais áreas acadêmicas, como leitura, escrita, matemática, etc. Essas dificuldades não estão relacionadas a um nível geral de inteligência, mas sim a um problema em processar informações de forma eficiente em determinadas áreas cognitivas. Geralmente, as dificuldades de aprendizagem têm causas específicas e podem estar relacionadas a dificuldades no processamento de informações ou diferenças no desenvolvimento cerebral. Exemplos incluem a dislexia (dificuldade com leitura), discalculia (dificuldade com matemática) e disgrafia (dificuldade com escrita). As dificuldades de aprendizagem geralmente afetam áreas acadêmicas específicas, mas não comprometem outras áreas da vida, como as habilidades sociais e adaptativas, que permanecem dentro da normalidade.Para ser diagnosticada, a dificuldade de aprendizagem deve ser identificada em áreas acadêmicas específicas, enquanto as habilidades cognitivas gerais da pessoa permanecem dentro dos padrões normais. A deficiência intelectual afeta amplamente o funcionamento intelectual e adaptativo, enquanto a dificuldade de aprendizagem está restrita a dificuldades acadêmicas específicas. Na deficiência intelectual, o funcionamento intelectual é significativamente abaixo da média, enquanto na dificuldade de aprendizagem, a inteligência geral geralmente é normal ou superior. A deficiência intelectual pode ter uma origem biológica ou genética mais ampla, enquanto as dificuldades de aprendizagem são frequentemente mais específicas, como dificuldades em áreas como leitura ou matemática. A deficiência intelectual afeta tanto as habilidades cognitivas gerais quanto as habilidades de vida cotidiana, enquanto a dificuldade de aprendizagem afeta áreas acadêmicas específicas sem impactar o funcionamento social ou adaptativo. Enquanto a deficiência intelectual envolve limitações mais amplas nas habilidades cognitivas e adaptativas, as dificuldades de aprendizagem são específicas e não indicam uma deficiência intelectual global.
Deficiência intelectual afeta o funcionamento global da inteligência e a capacidade de adaptação ao dia dia e dificuldade de aprendizagemm afeta apenas áreas específicas do aprendizado, sem prejuízo geral na inteligência
Olá! A diferença entre deficiência intelectual (DI) e a dificuldade de aprendizagem é que na deficiência intelectual há limitações nas habilidades cognitivas gerais relacionadas à genética ou a outros fatores (como a ingestão alcoólica na gravidez) que afetam o desenvolvimento intrauterino ou no nascimento. Enquanto que a dificuldade de aprendizagem é um descompasso na aquisição de algumas habilidades e conhecimentos. Nas DIs vários campos são afetados, como memória, linguagem, raciocínio, percepção e compreensão de si e dos contextos, que também podem acompanhar dificuldades e/ou características físicas típicas. Enquanto a dificuldade de aprendizagem pode ser passageira, ela pode ocorrer com qualquer pessoa e em qualquer momento da vida, como pela falta de conhecimento prévio, cansaço extremo, falta de sono e estresse, por exemplo. Em outros casos, a dificuldade de aprendizagem acompanha a pessoa por toda a vida, como nos quadros em que há algum transtorno de aprendizagem atrelado.
Os transtornos de aprendizagem relacionam-se a condições neurológicas que afetam a forma de aprender e de processar as informações de maneira específica. Eles costumam apresentar uma expressão bastante comum entre as pessoas afetadas pelo mesmo transtorno. Diferente das DIs, que têm a expressão das limitações mais diversas, mesmo se tratando de pessoas com a mesma síndrome causadora daquela DI. Alguns exemplos de Transtornos de Aprendizagem são o TDAH; o TPAC (muito confundido com o TDAH); a dislexia; a discalculia; a disgrafia; entre outros. E, a fim de exemplificar, essas são algumas síndromes que acarretam em DIs: síndrome do x frágil; de down; síndrome alcoólica fetal; de Willians; entre outras.
Deficiência Intelectual: A pessoa tem dificuldades em várias áreas, como aprender, se comunicar e cuidar de si mesma, porque o desenvolvimento do seu cérebro é mais lento. Isso afeta sua capacidade de aprender de forma geral.

Dificuldade de Aprendizagem: A pessoa tem dificuldade em aprender algo específico, como ler, escrever ou fazer contas, mas sua inteligência é normal. Ela consegue aprender, mas precisa de métodos diferentes ou mais tempo.

A diferença é que a deficiência intelectual afeta muitas áreas da vida, enquanto a dificuldade de aprendizagem afeta apenas algumas, como a leitura ou a matemática.
A deficiência intelectual é uma condição em que a pessoa tem limitações significativas no funcionamento intelectual e nas habilidades adaptativas, afetando sua capacidade de aprender e de lidar com situações do dia a dia. Isso envolve um desenvolvimento abaixo do esperado, geralmente identificado antes dos 18 anos.

Já a dificuldade de aprendizagem é uma condição em que a pessoa tem dificuldades em adquirir habilidades acadêmicas, como ler, escrever ou fazer cálculos, mas sem afetar de forma significativa a inteligência geral. Essas dificuldades podem ser específicas, como a dislexia ou a discalculia, e a pessoa pode ter um nível de inteligência normal ou até acima da média.

Resumindo: a deficiência intelectual envolve limitações no funcionamento global, enquanto a dificuldade de aprendizagem é uma dificuldade pontual em áreas específicas, sem comprometimento global da inteligência.

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