Qual a diferença entre cancinoma in situ , e adenocarcinoma in situ? Eles já são câncer?

2 respostas
Qual a diferença entre cancinoma in situ , e adenocarcinoma in situ? Eles já são câncer?
Ola. Lesoes "in situ" nao sao cancer propriamente dito, mas sao lesoes precursoras de cancer. Adenocarcinoma é um tipo de tumor que forma glândulas e é o tipo de tumor mais comum do seu humano. Carcinoma refere a lesões que nasceram de um tipo de tecido chamado epitelial e que possuem vários subtipos entre eles. Exemplo: adenocarcinoma é um tipo de carcinoma. Sugiro que procure um medico com o resultado desta biopsia. Um oncologista saberá avaliar qual a origem desta lesão e informara a melhor forma de trata-la. Melhoras!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas. A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
O termo carcinoma/adenocarcinoma in situ está sendo substituido pelo termo neoplasia intraepitelial cervical grau III, NIC III ou lesão de alto grau.
A lesão de alto grau no colo uterino ou NIC 2/3 é uma lesão provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. Não é um câncer mas pode ser uma lesão precursora de câncer. Se o Papanicoloau veio sugestivo da lesão de alto grau, você terá que realizar a biópsia guiada pela colposcopia. Se a biópsia confirmar a lesão de alto grau, você deverá fazer a conização ou cirurgia de alta frequência. Esse procedimento irá tratar a lesão de alto grau e fazer o diagnóstico definitivo da lesão. Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis. Todos os seus parceiros sexuais deverão procurar atendimento médico. Eles podem ter o HPV e lesões pelo vírus. O HPV está associado a câncer de colo uterino, de vagina, de vulva, de reto, de anus, de orofaringe e de pênis. A vacina contra o HPV pode evitar a recidiva da lesão de alto grau no colo uterino. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Especialistas

Rosane do Rocio Johnsson

Rosane do Rocio Johnsson

Oncologista

Curitiba

Francine Luiz

Francine Luiz

Oncologista

São Paulo

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Arthur Andrade Alves

Arthur Andrade Alves

Ginecologista

Governador Valadares

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 321 perguntas sobre Câncer cervical (colo uterino)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.