Qual a diferença entre ansiedade e depressão. Existe alguma correlação

2 respostas
Qual a diferença entre ansiedade e depressão? Existe alguma correlação?
A ansiedade é uma emoção comum como qualquer outra: tristeza, alegria, raiva, etc. Diante de situações potencialmente ameaçadoras, é natural que sintamos ansiedade. No entanto, quando essa emoção passa a ocorrer na maior parte dos dias, trazer grande sofrimento psíquico e prejuízo na vida cotidiana, estamos diante de um Transtorno de Ansiedade. Vale lembrar que existem vários tipos de transtornos ansiosos. Já a Depressão ou Episódio Depressivo Maior é uma condição em que o indivíduo sente-se triste na maior parte dos dias, por pelo menos 14 dias, ou apresenta perda de interesse e prazer no que antes lhe era aprazível. Além de um desses dois sintomas, outros sintomas devem estar presentes, como alteração do sono e do apetite, redução da energia, concentração diminuída, dentre outros. Uma pessoa exposta a um Transtorno Ansioso cronicamente, sem tratamento, poderá evoluir com um Episódio Depressivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! Todo mundo sente ansiedade, é normal do ser humano senti-la, porém quando extrapola o sentimento passa a ser um transtorno de ansiedade. É uma sensação difusa, desagradável e vaga de apreensão, muitas vezes acompanhada por sintomas autonômicos como dor de cabeça, palpitações, suores excessivos, desconforto estomacal, um aperto no peito, a pessoa fica inquieta, não consegue às vezes ficar sentada por muito tempo ou ficar em pé parada, tais sintomas é individual variando sua intensidade entre as pessoas. Ansiedade é um sinal de alerta e atua como uma advertência de uma ameaça externa ou interna, previne prejuízos ao alertar a pessoa a fazer certos atos que evitam o perigo. A experiência de ansiedade pode ser patológica, e aí chamamos transtorno de ansiedade, que pode apresentar sintomas motores e viscerais, pode afetar o pensamento e o aprendizado. Os transtornos de ansiedade constituem um dos grupos mais comuns de doenças psiquiátricas.
A depressão é um transtorno do humor. O humor é uma emoção ou tipo de sentimento difuso que influencia o comportamento de uma pessoa e dá o colorido de como a pessoa percebe o mundo. Quando a pessoa enxerga o mundo preto ou cinza, e não com o colorido azulado ou normal, apresenta alterações do apetite e peso, dorme mal, com suas atividades prejudicadas, falta de energia, sentimento de culpa, problema para pensar ou tomar decisões e pensamentos recorrente de morte ou suicídio, dizemos que esta pessoa está com depressão maior. Temos também a depressão menor (menos grave), a distimia que é a crônica e outras mais...

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.