Qual a diferença entre acetilcisteina e N-acetilcisteina? O que o “N” na frente quer dizer?

5 respostas
Qual a diferença entre acetilcisteina e N-acetilcisteina? O que o “N” na frente quer dizer?
Olá! A NAC ou N-acetilcisteína é a forma farmacêutica que você encontra a acetilcisteína no mercado. A N-acetilcisteína (NAC) foi introduzida como um medicamento mucolítico para o tratamento de doenças respiratórias crônicas. Embora esse ativo tenha um perfil de segurança bem estabelecido, é importante que seja prescrito por um profissional habilitado. Espero ter te ajudado! bjs da nutri Deborah Gariba
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe diferença. São formas diferentes de se referir a um mesmo composto. O "N" é um prefixo utilizado na química, para indicar a forma de uma cadeia carbônica em que a cadeia é normal (não ramificada).
A acetilcisteína é um derivado do aminoácido natural da cisteína serve de substrato para síntese da glutationa agem como antioxidante reduz inflamações, ANAC é a mesma sustância. Para mais informação te convido para uma consulta.
A acetilcisteína e a N-acetilcisteína são termos frequentemente utilizados de forma intercambiável para se referir à mesma substância, o N-acetil-L-cisteína (NAC). A diferença reside principalmente na forma como são nomeadas, mas ambas se referem à mesma molécula.

O "N" na frente de N-acetilcisteína indica que a acetilcisteína está acoplada a um grupo "acetil". Esse grupo acetil é adicionado à molécula de cisteína para melhorar a sua estabilidade e absorção no organismo.

Em termos de uso e benefícios, a acetilcisteína (ou N-acetilcisteína) é frequentemente utilizada como um suplemento nutricional e também como um medicamento. Ela é conhecida por suas propriedades antioxidantes e sua capacidade de ajudar a soltar o muco e reduzir a viscosidade das secreções nas vias respiratórias, sendo utilizada no tratamento de doenças pulmonares como a bronquite crônica e a fibrose cística.

Além disso, a N-acetilcisteína também tem sido investigada em outras condições, como intoxicação por paracetamol e doença hepática relacionada ao álcool. É importante ressaltar que o uso de acetilcisteína ou N-acetilcisteína deve ser feito sob orientação médica, e a dosagem e forma de administração devem seguir as recomendações adequadas.
A acetilcisteína e a N-acetilcisteína são a mesma substância. A diferença está apenas no uso da nomenclatura. Pode ser visto como medicamento, mas também entra na regulamentação como suplemento!
Sua fama é na saúde respiratória por ser um agente mucolítico, mas é excelente para diversas situações por apresentar suporte antioxidante ao corpo, como proteção hepática, saúde mental e até melhor recuperação na área esportiva. Procure um suporte profissional para o melhor uso!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.