Qual a diferença entre a Síndrome de Savant e a Síndrome de Asperger?

5 respostas
Qual a diferença entre a Síndrome de Savant e a Síndrome de Asperger?
A Síndrome de Savant se refere a habilidades extraordinárias em áreas específicas, geralmente acompanhadas por déficits cognitivos.
A Síndrome de Asperger é uma forma de autismo caracterizada por dificuldades sociais e comportamentos repetitivos, mas sem déficits cognitivos significativos.

Olá! A síndrome de asperger é um transtorno do neurodesenvolvimento que hoje está dentro do TEA (Transtorno de Espectro Autista) caracterizado principalmente pela dificuldade de comunicação e interação social, assim como, comportamentos repetitivos e estereotipados, enquanto savantismo é considerado uma deficiência intelectual em que há uma habilidade incomum em uma área específica, sem a necessidade de estudar sobre ela, o que geralmente acontece no autismo é o hiperfoco em uma ou mais áreas específicas que faz o indivíduo estudar demais sobre o assunto virando um grande conhecedor do tema, diferente do Savantismo em que o indivíduo sabe sobre um tema, sem estudá-lo incessantemente, mas vale lembrar que uma pessoa com TEA também pode ter Savantismo. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá, as pessoas que apresentam a Síndrome de Savant possuem habilidade nata em determinado assunto, não precisam estudar para dominar o tema. Já os portadores de TEA têm interesses em determinados assuntos, focando profundamente, e por isto, acabam dominando o conteúdo. A Síndrome de Savant é uma condição rara, em pessoas com dificuldade intelectual mas que se destacam de forma extraordinária em áreas específicas: música, arte, matemática, desenho, etc. No TEA, há uma série de características: comportamento limitado e repetitivo, dificuldade de interação social, angústia com mudanças na rotina, hipersensibilidade auditiva, visual, ao toque, etc. Ambos diagnósticos são feitos por profissionais de várias áreas que avaliam vários aspectos dos respectivos transtornos.
Olá. Obrigado por sua pergunta. Vamos ver se eu consigo te esclarecer.
A Síndrome de Savant é uma condição rara em que pessoas com habilidades excepcionais coexistem com deficiências de desenvolvimento ou intelectuais. Pense em alguém com dificuldades em atividades diárias, mas que, surpreendentemente, possui talentos extraordinários em áreas específicas, como cálculo mental ou habilidades musicais. A Síndrome de Asperger, por outro lado, é um tipo de Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracterizada principalmente por dificuldades na interação social e comunicação, além de comportamentos repetitivos e interesses restritos. Pessoas com Síndrome de Asperger geralmente têm inteligência normal ou alta e não apresentam atrasos significativos no desenvolvimento da linguagem. Então, enquanto a Síndrome de Savant é marcada por habilidades especiais, a Síndrome de Asperger é mais focada nas dificuldades sociais e de comunicação, mas sem aquelas habilidades excepcionais que caracterizam a Síndrome de Savant. Essas duas síndromes podem coexistir, mas são condições distintas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Boa tarde! A Síndrome de Savant é caracterizada por habilidades extraordinárias em áreas específicas, como música ou matemática, muitas vezes acompanhadas de dificuldades significativas em outras áreas. Já a Síndrome de Asperger, que faz parte do espectro do autismo, envolve desafios na interação social e na comunicação, mas não necessariamente habilidades excepcionais. Em resumo, a Síndrome de Savant é mais sobre talentos específicos, enquanto a Síndrome de Asperger se foca nas dificuldades sociais e comportamentais. Espero ter ajudado, fique bem.