Qual a diferença entre a Psicose do bipolar e a psicose do Esquizofrênico?

4 respostas
Qual a diferença entre a Psicose do bipolar e a psicose do Esquizofrênico?
No surto bipolar, o humor varia entre estados de euforia e depressão intensa, mas passageiros. Já na esquizofrenia, o humor se mantem, porém muito pesado, denso e sofrido, pela longuitude da inconpreensão do ser que está ali. A distancia de compreesão no bipolar, é a altitude. Na esquizofrenia, é a vastidão num campo horizontal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Possuem algumas diferenças sim. No transtorno bipolar a psicose tende a apresentar-se com delírios de grandiosidade e sexuais, com pensamentos mais acelerados. Na esquizofrenia eles são mais bizarros, paranoides/ persecutorios ( estes não são patognomonicos - podem ocorrer na bipolaridade).
Bom dia
Para a psicanálise há três estruturas básicas: neurótica, psicótica e perversa. Estas são definidades pela forma que lidam com a castração. Há ainda a importância de se pensar as formas de satisfação ar.ticuladas. Dito isso, o sujeito diagnosticado psiquiatricamente de bipolar pode ou não ser um psicótico, não raro, pode-se diagnosticar psiquiatricamente bipolar um histérico com traços psicóticos ou uma perversão com traços psicóticos. Assim, voltando a psicose bipolar ela se caracteriza por importante dificuldade contar com a realidade do mundo e seus símbolos e de controlar estados depressivos e maníacos. Já a psicose Esquizofrênica tem a característica marcante a fragmentação do corpo. A dimensão imaginária cria asas e fica subordinada ao mundo simbólico de maneira tão radical que ele não suporta, criando alucinações e delírios como tentativa de lidar com a invasão do simbólico.
Abc
Danilo
A crise aguda do bipolar se assemelha ao surto psicótico do esquizofrênico,principalmente se também ocorrerem delírios e alucinações, sendo difícil a diferenciação de ambos disgnósticos nessa fase, vindo a se tornar mais fácil após a crise. O bipolar tende ter uma recuperação melhor e voltar as suas atividades mais rapidamente do que o esquizofrênico, alem do primeiro não apresentar os sintomas negativos característicos desse ultimo. Os sintomas cognitivos do bipolar também são menos impactantes do que no esquizofrênico. Embora as diferenças clinicas e prognósticas sejam significativas para mante-los como dois diagnósticos destintos. O tratamento resume-se em psicoterapia e ato medicamentoso.

Especialistas

Alexandre de Souza Junior

Alexandre de Souza Junior

Psiquiatra

Santos

Thaís Felini

Thaís Felini

Psiquiatra

Sorriso

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.