Qual a diferença de um ataque de pânico e uma crise de asma sem chiado?

8 respostas
Qual a diferença de um ataque de pânico e uma crise de asma sem chiado?
Olá, a crise de pânico possui características diferentes das crises de asmas. Pânico surge de um transtorno psíquico e a asma de problemas respiratórios, porém na crise de pânico há também falta de ar, mas vem com palpitácoes cardíacas, surdoreses, desespero,etc.

A síndrome do pânico é formada por varios sintomas como alteração da respiração, sudorese, aceleração dos batimentis cardíacos que geram um desconforto geral no organismo. É provocado pela elevação da ansiedade diante de algum evento emocionalmente indesejado.
No caso da asma evidencia-se uma alteração da função respiratória e pode ter ou não fundo emocional.
Abraços
Na crise de pânico, está presente a sensação de que vai morrer e um medo avassalador, além da necessidade de fuga do ambiente. Na crise de pânico a pessoa sente também um embrulho no estômago além da taquicardia e é desencadeada devido a uma crença desfuncional
Olá! Uma crise de pânico e uma crise asmática são bastante diferentes. Primeiramente quanto a sua origem no corpo, a crise asmática se relaciona a uma inflamação nos brônquios, enquanto a crise de pânico se inicia por diferentes razões, mas principalmente por pressões emocionais ou dificuldades em relação à própria vida que acarretam o pânico.

Embora ambas se pareçam pela dificuldade em respirar, sudorese, taquicardia, elas irão se diferenciar quanto ao início, a crise de asma começará pela dificuldade em respirar, a crise de pânico poderá começar no modo de se lidar com situações de sua vida. Normalmente pensamentos obsessivos estão presentes no ponto anterior a crise.

Contudo, nem sempre essas distinções estão presentes. Vale a pena você procurar um otorrino é um psicólogo para ajudar você a diferenciar as crises.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.
A crise de pânico apresenta um quadro de sintomas bastante diversificado. O pânico é uma crise de angústia extrema e súbita e se expressa por sintomas físicos como hiperventilação, taquicardia, sensação fria nas mãos e nos pés e uma sensação iminente de morte. A causa da angústia é desconhecida para quem está sem o tratamento adequado. No percurso da psicoterapia os sintomas irão dirimir. Por outro lado com o adiamento do tratamento as crises se tornam mais frequentes e intensas. Em casos mais graves o uso de medicação prescrita por psiquiatra se faz necessária.
Numa crise de pânico estamos falando de uma alteração do humor e afeto, ansiedade patológica que apresenta sintomas físicos tais como: a falta de ar e aumento da frequência, mas o principal são as sensações subjetivas desconfortáveis e a sensação de morte iminente frequentemente relatada, principais e a fonte dos supracitados sintomas físicos. Numa crise asmática estamos falando apenas de alterações do trato respiratório.
Como já muito bem colocado acima, existe uma diferença muito grande. O ataque de pânico como é conhecido, é uma ansiedade patológica e tem motivos subjetivos. É algo parecido com um infarto, sensação de que vai morrer, como muito bem explicado anteriormente. Já a crise de asma, também tem a ver com a respiração difícil, está relacionado com o aparelho respiratório. Caso se identifique com ataque de pânico, procure tratamentos psiquiátrico e psicológico, com certeza te ajudará muito. Caso contrário, não negligencie o tratamento da asma!
São coisas diferentes, porém as duas podem ter como gatilho a pressão externa , o sufoco em que a pessoa se sente emocionalmente em determinados momentos. As causas podem uma tem a perda do controle da situacao( pânico) e a asma tem muito a ver com a raiva reprimida, o ambiente que oprime ( fora as causas orgânicas que levam as inflamações dos brônquios. Um alergologista, pode entrar no esquema interdisciplinar no caso da asma, junto à um psicólogo . Em ambas, faz-se necessário a atuação de um psicólogo com a psicoterapia.