Qual a diferença de um ataque de pânico e uma crise de asma sem chiado?

8 respostas
Qual a diferença de um ataque de pânico e uma crise de asma sem chiado?
Olá, a crise de pânico possui características diferentes das crises de asmas. Pânico surge de um transtorno psíquico e a asma de problemas respiratórios, porém na crise de pânico há também falta de ar, mas vem com palpitácoes cardíacas, surdoreses, desespero,etc.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A síndrome do pânico é formada por varios sintomas como alteração da respiração, sudorese, aceleração dos batimentis cardíacos que geram um desconforto geral no organismo. É provocado pela elevação da ansiedade diante de algum evento emocionalmente indesejado.
No caso da asma evidencia-se uma alteração da função respiratória e pode ter ou não fundo emocional.
Abraços
Na crise de pânico, está presente a sensação de que vai morrer e um medo avassalador, além da necessidade de fuga do ambiente. Na crise de pânico a pessoa sente também um embrulho no estômago além da taquicardia e é desencadeada devido a uma crença desfuncional
Olá! Uma crise de pânico e uma crise asmática são bastante diferentes. Primeiramente quanto a sua origem no corpo, a crise asmática se relaciona a uma inflamação nos brônquios, enquanto a crise de pânico se inicia por diferentes razões, mas principalmente por pressões emocionais ou dificuldades em relação à própria vida que acarretam o pânico.

Embora ambas se pareçam pela dificuldade em respirar, sudorese, taquicardia, elas irão se diferenciar quanto ao início, a crise de asma começará pela dificuldade em respirar, a crise de pânico poderá começar no modo de se lidar com situações de sua vida. Normalmente pensamentos obsessivos estão presentes no ponto anterior a crise.

Contudo, nem sempre essas distinções estão presentes. Vale a pena você procurar um otorrino é um psicólogo para ajudar você a diferenciar as crises.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.
A crise de pânico apresenta um quadro de sintomas bastante diversificado. O pânico é uma crise de angústia extrema e súbita e se expressa por sintomas físicos como hiperventilação, taquicardia, sensação fria nas mãos e nos pés e uma sensação iminente de morte. A causa da angústia é desconhecida para quem está sem o tratamento adequado. No percurso da psicoterapia os sintomas irão dirimir. Por outro lado com o adiamento do tratamento as crises se tornam mais frequentes e intensas. Em casos mais graves o uso de medicação prescrita por psiquiatra se faz necessária.
Numa crise de pânico estamos falando de uma alteração do humor e afeto, ansiedade patológica que apresenta sintomas físicos tais como: a falta de ar e aumento da frequência, mas o principal são as sensações subjetivas desconfortáveis e a sensação de morte iminente frequentemente relatada, principais e a fonte dos supracitados sintomas físicos. Numa crise asmática estamos falando apenas de alterações do trato respiratório.
Como já muito bem colocado acima, existe uma diferença muito grande. O ataque de pânico como é conhecido, é uma ansiedade patológica e tem motivos subjetivos. É algo parecido com um infarto, sensação de que vai morrer, como muito bem explicado anteriormente. Já a crise de asma, também tem a ver com a respiração difícil, está relacionado com o aparelho respiratório. Caso se identifique com ataque de pânico, procure tratamentos psiquiátrico e psicológico, com certeza te ajudará muito. Caso contrário, não negligencie o tratamento da asma!
São coisas diferentes, porém as duas podem ter como gatilho a pressão externa , o sufoco em que a pessoa se sente emocionalmente em determinados momentos. As causas podem uma tem a perda do controle da situacao( pânico) e a asma tem muito a ver com a raiva reprimida, o ambiente que oprime ( fora as causas orgânicas que levam as inflamações dos brônquios. Um alergologista, pode entrar no esquema interdisciplinar no caso da asma, junto à um psicólogo . Em ambas, faz-se necessário a atuação de um psicólogo com a psicoterapia.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.