Qual a diferença de transtorno de personalidade esquizotipica e esquizoide?

2 respostas
Qual a diferença de transtorno de personalidade esquizotipica e esquizoide?
A pessoa com transtorno esquizoide tende a ser isolada, ter um ou nenhum amigo, apresentar dificuldades de comunicação social. Por vezes a pessoa pode ser socialmente inadequada, adotando comportamentos que os outros acham bizarro ou invasivo ou indelicado. O humor da pessoa pode ser achatado, embotado, em maior ou menor grau - i.e., incapaz de sentir emoções mais intensas. Tudo isto pode levar, como consequência, a problemas desempenho escolar ou profissional. A pessoa com transtorno esquizotípico, além de apresentar estas características, tende a ter crenças bizarras, incompatíveis com a realidade ou baseadas em falácias de raciocínio, mas que não chegam a ser delírios, em termos de gravidade.

O transtorno de personalidade esquizotípica e o transtorno de personalidade esquizoide são ambos transtornos de personalidade do grupo A no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), mas têm características distintas:

1. Transtorno de Personalidade Esquizotípica:
- Características peculiares de pensamento, comportamento e aparência.
- Ideias de referência, crenças mágicas ou pensamento excêntrico.
- Desconforto em relações interpessoais e dificuldade em se relacionar com os outros.
- Experiências perceptuais incomuns, como ilusões perceptivas.
- Comportamento e comunicação estranhos.
- Padrões de pensamento e discurso pouco claros.
- Desconfiança e paranoia em relação aos outros.

2. Transtorno de Personalidade Esquizoide:
- Ausência de interesse ou prazer em atividades sociais e interpessoais.
- Falta de desejo ou prazer em interações íntimas e relacionamentos pessoais.
- Prefere atividades solitárias.
- Frieza emocional e indiferença.
- Pouca ou nenhuma expressão emocional.
- Padrões de pensamento e discurso restritos.
- Dificuldade em expressar emoções e responder adequadamente às emoções dos outros.

De forma geral, transtorno de personalidade esquizotípica é caracterizado por características peculiares de pensamento e comportamento, enquanto o transtorno de personalidade esquizoide é mais marcado pela falta de interesse em relacionamentos interpessoais e expressão emocional limitada.