Qual a diferença de neuropsicologia e psicopedagogia?

4 respostas
Qual a diferença de neuropsicologia e psicopedagogia?
Olá! O neuropsicólogo é um profissional da psicologia que se especializou em neuropsicologia, enquanto o psicopedagogo é formado em pedagogia e possui uma especialização em psicopedagogia.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem com você? Eu espero que sim. Bom, a neuropsicologia é uma área da psicologia que estuda a conversa que existe entre o comportamento do ser humano e o cérebro. Essa conversa é traduzida nas nossas funções cognitivas, como por exemplo a nossa memória, as nossas emoções e nosso processo de aprendizagem. É preciso fazer uma especialização e normalmente os neuropsicólogos trabalham com uma porção de testes de avaliação para a investigação de cada caso. Agora, em relação a psicopedagogia, o foco já é mais na aprendizagem em si. É a junção da psicologia com a pedagogia; considerando o indivíduo que tem alguma dificuldade de aprendizagem, a psicopedagogia promove a compreensão da dificuldade desse indivíduo e intervém de modo personalizado, promovendo uma qualidade melhor de ensino. As áreas que você trouxe, na verdade, se complementam. Espero que tenha conseguido esclarecer sua dúvida! Fico a disposição.
Olá! A neuropsicologia tem como objetivo fazer investigações em relação à desordens neurológicas, estabelecer diagnóstico, diferenciar síndrome psicológica de síndrome neurológica, monitorar evolução do caso, avaliar funcionamento cognitivo e faculdades mentais do paciente com a utilização de testes psicológicos, e assim definir quais profissionais serão necessários e estabelecer planos de tratamento para ajudar na evolução do indivíduo, enquanto a psicopedagogia busca compreender os processos de aprendizagem e criar intervenções individualizadas visando corrigir dificuldades existentes . Espero ter ajudado, estou á disposição!
A neuropsicologia e a psicopedagogia têm focos diferentes, mas ambas ajudam a entender como funcionam os processos cognitivos. A neuropsicologia estuda a relação entre o cérebro e o comportamento, avaliando e tratando problemas como memória, atenção e outros déficits cognitivos, que podem ser causados por lesões cerebrais, doenças neurológicas ou transtornos como TDAH e autismo. Já a psicopedagogia foca no processo de aprendizado, ajudando a identificar e intervir em dificuldades escolares, como dislexia e outros transtornos de aprendizagem. Enquanto a neuropsicologia lida com questões clínicas e neurológicas, a psicopedagogia atua diretamente no suporte ao desenvolvimento escolar e educativo.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 78 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.