Qual a diferença de medo, angústia, ansiedade, ansiedade social e pânico

19 respostas
Qual a diferença de medo, angústia, ansiedade, ansiedade social e pânico
 Daniel Nuno Vancetto Borges
Psicólogo
São Paulo
A pessoa que sente. Medo de que? Angústia de que? Ansiedade de que? Pânico de que? Entenda que todas as perguntas remetem ao sujeito que responde, ou que deveria ser capaz de responder.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Aline Schmitz
Psicólogo
Curitiba
Olá! O medo, angústia e ansiedade são emoções inatas dos seres humanos que por vezes podem estar em desequilíbrio e desencadear uma ansiedade social, por exemplo, que consiste na fobia de estar em locais com muitas pessoas, sair de casa e qualquer aspecto que possa indicar o contato com outras pessoas. Em geral, a ansiedade social está relacionada a sua história de vida e experiências vividas. Por exemplo, posso desenvolver ansiedade social por ter sido assaltada em meio a uma multidão, ou por um dia ter apresentado um trabalho na escola e ter sido motivo de piadas pelos colegas. Espero ter ajudado.
 Weslley Sá Farias
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
Olá! Vou tentar começar conceituando todos eles: medo é a EMOÇÃO que sentimos perante a possibilidade de sofrermos algum dano psicológico ou físico; angústia é uma SENSAÇÃO, oriunda da perceção de falta de algo; Ansiedade é e uma SINALIZAÇÃO emitida pelo sistema consciente perante percepção de algum risco, seja ele interno ou externo ao psiquismo; Na ansiedade social, o contato com pessoas desperta algo no sujeito cuja memória oferece risco à coesão interna do Ego; O Pânico é um estado psíquico no qual o sujeito é tomado por pensamentos de que irá morrer em breve. Em línguas como o alemão, medo, ansiedade e angústia são traduzidas pela palavra "angst" pela estreita relação que elas tem entre si.
Temos muitos rótulos nessa sua pergunta que significam mais rótulos. É importante entender a função que cada palavra dessa tem para você e isso é o trabalho da Psicoterapia e suas sessões. Terapia também é autoconhecimento.
 Mariana Lauar
Psicólogo
Belo Horizonte
Essa pergunta pode ser respondida de duas formas.
A primeira é o significado objetivo, "teórico", como já foi respondido por colegas acima.
Mas se você estiver buscando denominar o que está sentindo, tente não rotular ou resumir com um termo esse seu sentimento. Mais potente que isso é compreender de forma mais profunda o que você está sentindo, qual função que isso tem tido pra você.
A psicoterapia pode te ajudar nisso!
Dr. Luiz Bruder
Psicólogo, Psicanalista
São José do Rio Preto
Ansiedade significa um estado de expectativa apreensiva na maior parte das vezes passível de ser referida a um estado-de-coisas definido. Uma pessoa está ansiosa porque conheceu alguém de quem gostou e preocupa-se se esse sentimento é recíproco. Sua preocupação será difusa porque relativa a tudo o que tiver associação a essa pessoa, e poderá ser suscitada na mais casual troca de mensagens por WhatsApp; e ela será bem delineada na medida em que possui algo como um objeto bem definido, a pessoa que começa a conhecer melhor.
Essa lógica opera para outros “objetos”, tais como: trabalho, reconhecimento, família, o sustento desta e de si próprio.
Em razão da importância desses objetos, a ansiedade e o sentimento de expectativa apreensiva podem dar o tom da existência ela toda do sujeito. Ela é, assim, algo como um estado, uma disposição.
Angústia, pânico e medo são passageiros—não à toa, fala-se em crises de pânico e em crises de angústia. Pode-se dizer que se trata de sentimentos que vão e que, passado mais ou menos tempo, dissolvem-se.
O medo é o que tem vínculo mais estreito com um objeto. Se a ansiedade se refere a toda a variedade de situações e riscos inerentes a se ter uma família, por exemplo, o medo é um sentimento que remete a uma situação específica: o medo de que o filho sofra bulliyng no colégio, ou o medo de que, indo sozinho para a escola, venha a ser abordado por um mal-intencionado; o medo também que se sente ao se dirigir ou perambular por um bairro de aspecto perigoso—e a ideia concomitante de que alguma violência possa sobrevir. Para cada medo, um objeto ou representação, e, para cada ansiedade, inúmeros medos e receios.
A angústia e o pânico são passageiros e se manifestam como crises. É sabido que crises de pânico não têm objeto entendido como representação mental de algum estado-de-coisas cuja realização é indesejada. Quando se diz que a pessoa acometida por pânico se acreditava prestes a morrer, tal ideia decorre não de uma disposição psíquica—o pessimismo inerente à ansiedade—mas das sensações peculiares a um autêntico ataque cardíaco e à opressão gerada por uma respiração descontrolada, esbaforida e aflita.
Angústia e pânico são vivências tão pungentes que qualquer ocorrência sua merece ser denominada crise.
Angústia designa um estado passageiro no qual impera um sentimento de profunda desvalia. O sentimento de perigo iminente pode se fazer presente até o limite das manifestações corporais que caracterizam o pânico. Tem-se a sensação de tudo o que se refere à própria existência, à própria vida, está perdido e malogrado, que todos os esforços empenhados se mostraram baldados. O ser ele todo se dá a ver como um imenso à toa. É o sentimento verdadeiro do desamparo e do abandono.
Boa tarde,
São sintomas associados aos quadros de ansiedade, mas para classificá-los, será necessário a avaliação de um profissional de saúde mental, psicólogo ou psiquiatra.
Att,
 Rosa Maria Wittig
Psicólogo
Araras
O medo é uma sensação gerada por uma situação de perigo ou uma preocupação de que algo possa acontecer...por exemplo tenho medo de andar de avião ..apesar de ser um dos meios de transporte mais seguro, pensar que posso viajar e o avião sofrer uma pane me faz sentir medo. Isso pode gerar muita angústia que pode ser um estado de inquietude e sofrimento provocando grande ansiedade que se refere a uma intensa excessiva e persistente preocupação de que o pior possa acontecer...no caso acima, sofrer um acidente e morrer e isso provoca uma sensação de medo tão intensa que eu evito ou fujo de viajar de avião o que pode se caracterizar por uma fobia específica, no caso o medo de viajar de avião. A ansiedade social se caracteriza pela sensação de constrangimento, medo das relações interpessoais.. como no caso do avião, entrar no avião e começar a sentir tremores, coração disparar , suores, medo intenso e com isso ter um ataque de pânico que são crises de medo muito intensa e de muito sofrimento que provoca reações físicas como as descritas acima, pensamentos que superestimam o perigo, preocupações e pensamentos catastróficos e comportamentos de evitar lugares ou situações que possam ocorrer desencadear tal sofrimento.
Estes sintomas podem aparecer nas pessoas de acordo com o contexto de cada um. Quando intencifuca, e tem recorrência por maior tempo, pode-se entender que tem base em um possível adoecimento que precisa ser visto mais de perto em ambiente terapêutico. Os sintomas tem níveis de agravo ou intensidade, podendo estarem em sua base , de acordo com oque descreve; uma depressão e ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Para saber os conceitos você pode fazer uma pesquisa no google. Para se tratar, no entanto, é importante que você agende consulta de psicoterapia, dessa forma você poderá identificar em si mesmo quais são as questões que te incomodam e trabalhá-las com apoio psicoterapeutico.
Olá! Vou tentar ser bastante simples, sem ser superficial, vamos lá! 'Angústia' faz parte inerente da nossa condição humana, portanto, dela não podemos escapar, mas precisamos saber o quê nos angustia, o sofrimento de alguém, a perda de algo, a possibilidade da morte de um ente querido ou a nossa finitude? Compreendido esse princípio fundamental, então, podemos identificar alguns 'medos' que nos 'angustiam', e que geram sintomas 'ansiedade' ocasional ou generalizada. Existem inúmeros medos (de avião, de barata, de morrer...) inúmeras maneiras de se sentir ansioso (ansiedade social, é apenas uma forma), e o pânico é uma exacerbação (ampliação excessiva) da ansiedade, porque muitas vezes, mas não só, 'desconhecida' por nós. Entretanto, a angústia permanece lá, quietinha, podendo se manifestar! Não se esqueça, é a nossa humana condição!
 Cristina Collusso
Psicólogo
Brasília
Existem diferentes maneiras de entender e definir esses conceitos. Aqui está uma breve explicação sobre cada um deles:

Medo: O medo é uma resposta emocional a uma ameaça iminente ou percebida. É uma reação natural e protetora que nos prepara para enfrentar ou evitar uma situação perigosa. O medo geralmente está relacionado a uma ameaça real e pode desencadear uma resposta de luta ou fuga.

Angústia: A angústia é uma emoção mais ampla e complexa, caracterizada por uma sensação profunda de desconforto, apreensão e aflição. É um sentimento difuso e geralmente está relacionado a preocupações e incertezas. A angústia pode ser uma resposta a situações desafiadoras ou conflitantes, e pode variar em intensidade e duração.

Ansiedade: A ansiedade é uma resposta emocional persistente e antecipatória, muitas vezes acompanhada de tensão física, inquietação e preocupação excessiva. É uma preocupação prolongada em relação ao futuro, podendo estar associada a um sentimento de falta de controle. A ansiedade pode ser desencadeada por situações específicas ou ser mais generalizada.

Ansiedade Social: A ansiedade social, também conhecida como fobia social, é um tipo específico de ansiedade que se manifesta em situações sociais. Pessoas com ansiedade social têm medo intenso de serem julgadas, humilhadas ou rejeitadas pelos outros. Isso pode levar a evitação de interações sociais e causar um impacto significativo na vida diária.

Pânico: O pânico é uma forma intensa de ansiedade que surge subitamente e é acompanhada por sintomas físicos e emocionais intensos. As crises de pânico são episódios agudos de medo intenso, que podem ser acompanhados por sintomas como batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, tremores e sensação de perigo iminente. O transtorno do pânico envolve a ocorrência recorrente e inesperada dessas crises.

É importante lembrar que essa é uma visão geral e simplificada desses conceitos. Cada pessoa pode experimentar essas emoções de maneiras diferentes, e a intensidade e a duração podem variar de indivíduo para indivíduo. Caso esteja enfrentando dificuldades emocionais, é recomendável buscar a orientação de um profissional de saúde mental qualificado para obter um diagnóstico adequado e um tratamento personalizado.
Bom dia , sua pergunta diz respeito as emoções inatas dos seres humanos, com exceção da ansiedade social e do pânico que estão ligados a exacerbação da ansiedade generalizada. Na ansiedade social há medo de ser julgado e ridicularizado diante de situações sociais que a pessoa se expõem. O transtorno de ansiedade generalizada serve de base para o medo, angustia, ansiedade social e pânico. Em termos de tratamento, eles devem ser trabalhados com medicações e psicoterapia. A terapia que te dará respostas mais rápidas para alívio destes sintomas, é a Terapia Cognitiva Comportamental pois utiliza técnicas de relaxamento, psicoeducação, e proporcionará a ressignificações de situações de tua vida. A ansiedade é natural , mas ela não pode atrapalhar a tua vida em todos os níveis. Busque ajuda especializada antes que tua saúde mental fique prejudicada. Coloco-me à sua disposição.
 Patrícia Mara Martins
Psicólogo
Curitiba
Bom dia,

Colegas acima já descreveram o que significa cada uma das emoções e sentimentos que você citou. Porém, se você está sentindo isso ou imagina que sejam, fazer terapia poderá te ajudar a elucidar melhor e nomear realmente o que você se sente e percebe em si. Nós não somos ensinados desde criança a nomear tais emoções e na fase adulta isso complica mesmo e confunde. Mas fique tranquilo, uma psicoeduçao com seu terapeuta e uma melhor exploração do que acontece contigo, vai te ajudar a desenvolver habilidades e estratégias pra você lidar de maneira mais saudável com essas questões. Desejo tudo de bom e muita sorte
 Mariana Dayrell
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Vou te responder baseado no meu conhecimento como psicóloga da Terapia Cognitivo Comportamental. Medo e ansiedade são duas emoções que todos nós sentimos. O medo, nos ajuda a proteger de algum perigo. É uma resposta emocional imediata a uma ameaça real ou percebida. Ele ativa a resposta de "luta ou fuga" do corpo, preparando-nos para enfrentar ou escapar do perigo. Já a ansiedade, nos ajuda a ver uma perspectiva futura e com isso a gente pode se
preparar para antecipar algo. Já a Ansiedade Social é um medo de ser julgado em situações sociais e o Pânico são episódios súbitos de medo extremo com sintomas físicos. Os dois configuram transtornos de ansiedade, que é quando tem um prejuízo, um sofrimento e interfere na qualidade de vida. Espero ter esclarecido as dúvidas para você e caso esteja passando por alguma dificuldade com essas emoções, procure uma ajuda!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 165
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! A ansiedade, angústia, o medo, são afetos experimentados por todas as pessoas, porém quando aparecem em excesso no psiquismo, isso pode gerar sintomas como ansiedade social, pânico, dentre outros. Não é possível eliminar os afetos, mas dosá-los e transformá-los em outros mais agradáveis à nossa experiência, para que a vida seja mais satisfatória. Esse é o objetivo da psicoterapia. Estou à disposição.
 Rafael Peixoto
Psicólogo, Terapeuta complementar
Petrópolis
Muito obrigado pela sua pergunta! A diferença entre esses sentimentos pode ser compreendida da seguinte forma, conforme o DSM-5-TR:

O medo é uma resposta natural a uma ameaça real ou percebida.
A angústia é uma sensação intensa de desconforto emocional, muitas vezes ligada a incertezas ou preocupações.
A ansiedade envolve uma preocupação excessiva, muitas vezes sem uma causa imediata, afetando o bem-estar.
A ansiedade social é caracterizada pelo medo de ser julgado em situações sociais.
O pânico se refere a episódios súbitos de medo intenso, com sintomas físicos como falta de ar e taquicardia.
A TCC e a Hipnose Clínica podem ser eficazes para tratar esses sintomas, explorando suas causas emocionais. Jamais recorra à automedicação. Estou à disposição para ajudá-lo a entender e lidar com esses sentimentos. Abraços!
Dr. Amiris Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
É comum confundirmos esses termos, já que todos envolvem algum tipo de desconforto emocional. No entanto, cada um deles apresenta características e nuances específicas. Vamos entender melhor cada um:

Medo
Reação imediata a uma ameaça percebida: O medo é uma resposta natural do nosso organismo a situações de perigo real ou imaginário.
Foco no presente: Está ligado a uma situação específica e tende a diminuir quando a ameaça passa.
Exemplo: Ter medo de um cachorro que está latindo.
Angústia
Sensação de aperto no peito e desconforto: A angústia é um sentimento mais profundo e duradouro do que o medo, muitas vezes associado a uma sensação de opressão.
Dificuldade de identificar a causa: A angústia pode surgir de forma mais difusa, sem um gatilho específico.
Exemplo: Sentir angústia por não conseguir alcançar um objetivo pessoal.
Ansiedade
Preocupação excessiva com o futuro: A ansiedade é caracterizada por uma preocupação constante e irracional em relação a eventos futuros.
Sintomas físicos: Pode causar taquicardia, sudorese, dificuldade para se concentrar e insônia.
Exemplo: Se preocupar excessivamente com uma apresentação no trabalho.
Ansiedade Social
Medo de ser julgado em situações sociais: É um tipo específico de ansiedade, caracterizado pelo medo intenso de ser observado e julgado negativamente por outras pessoas.
Evitação de situações sociais: Pessoas com ansiedade social tendem a evitar situações sociais ou a suportá-las com grande sofrimento.
Exemplo: Ter medo de falar em público ou de conhecer novas pessoas.
Pânico
Episódios súbitos de medo intenso: O pânico se manifesta através de ataques de pânico, que são episódios de medo intenso e repentino, acompanhados de sintomas físicos como taquicardia, falta de ar, tremores e sensação de irrealidade.
Medo de ter outro ataque: Pessoas com transtorno do pânico vivem com o medo constante de ter outro ataque.
Exemplo: Sentir um ataque de pânico ao entrar em um elevador.

Muitas vezes, uma emoção pode desencadear outra. Por exemplo, o medo de falar em público pode levar à ansiedade social e, em alguns casos, a um ataque de pânico. O diagnóstico preciso de cada condição deve ser feito por um profissional de saúde mental.
Existem diversas opções de tratamento para cada uma dessas condições, como terapia cognitivo comportamental (que é a qual eu atuo) e é a mais indicada nesses casos e também dependendo da gravidade as vezes é necessário entrar com medicação. Qualquer coisa continuo à disposição.
Dra. Letícia Carvalho
Psicólogo
Palmas
Ótima pergunta! Esses termos estão relacionados, mas têm diferenças importantes.

O medo é uma resposta emocional normal diante de um perigo real ou percebido, preparando o corpo para reagir. Já a angústia é um estado de sofrimento psicológico mais difuso, sem um motivo claro, muitas vezes descrito como um aperto no peito ou inquietação.

A ansiedade é um estado de apreensão em relação ao futuro. Em níveis moderados, pode ser normal, mas quando se torna intensa e persistente, pode indicar um transtorno.

Entre os transtornos de ansiedade, temos a ansiedade social, que é um medo excessivo de interações sociais por receio de julgamento ou constrangimento, e o transtorno do pânico, que se manifesta por crises repentinas de medo intenso, acompanhadas de sintomas físicos como palpitações, falta de ar e tontura, mesmo sem um perigo real.

Se esses sintomas estiverem afetando sua vida, procure um psicólogo para avaliação e tratamento adequado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Gaba
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.