Qual a diferença de fazer hipnose com psicólogo e pessoas que só fizeram o curso de hipnose?

16 respostas
Qual a diferença de fazer hipnose com psicólogo e pessoas que só fizeram o curso de hipnose?
A hipnose guiada pelo psicólogo está aliada com um processo terapêutico do qual aquele paciente já faz parte. Ele é conduzido à um estado de transe, para que haja algum tipo de propósito significativo para aquela terapia, além do trabalho convencional do psicólogo. O que pode ser extremamente positivo para um processo terapêutico.

A hipnoterapia (para quem só exerce essa função), utiliza somente desta ferramenta para fins terapêuticos como resoluções de problemas físicos e psicológicos.

A RESOLUÇÃO do Conselho Federal de Psicologia N.º 013/00 de 20 DE DEZEMBRO de 2000.
Aprova e regulamenta o uso da Hipnose como recurso auxiliar de trabalho do Psicólogo.
A hipnoterapia, também chamada de hipnose clínica, consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramentas terapêuticas. Dessa forma, a hipnoterapia é utilizada como auxílio para o tratamento de transtornos mentais e físicos, assim como para combater hábitos e sentimentos indesejáveis. Não há legislação que proíba outros profissionais não psicólogos, chamados terapeutas alternativos ou holísticos, se tornarerem hipnoterapeutas. É necessário apenas que eles sejam sindicalizados e que obtenham formação em hipnose. Contudo, devido à formação de 5 anos de graduação em PSICOLOGIA, este profissional tem mais recursos para lidar com situações advindas do método. Vale ressaltar também o risco de se aplicar a hipnose em pacientes com transtornos mentais mais graves, como a esquizofrenia por exemplo. Espero ter ajudado, @lysipsicologa
Olá! A diferença fundamental entre fazer hipnose com um psicólogo e com alguém que só fez um curso de hipnose está na formação profissional e na abordagem terapêutica . Os psicólogos têm um conhecimento sólido em psicologia clínica e terapia, o que permite usar a hipnose de maneira mais personalizada e integrada com outras técnicas ,o que contribui para uma abordagem terapêutica mais completa e adaptada às necessidades individuais. Por outro lado alguém que fez um curso de hipnose pode não ter a mesma compreensão profunda da psicologia , mas isso não significa que um curso de hipnose não seja valioso. O importante é escolher um profissional devidamente qualificado para uma experiência terapêutica mais eficaz e segura. Espero ter esclarecido sua dúvida.
A Hipnose é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e reflexão onde, por meio do transe, você é capaz de acessar conteúdos em seu inconsciente, ou seja, muitas vezes conteúdos muito dolorosos ou ligados a experiências traumáticas que podem mexer muito com o emocional do paciente.

A formação do Psicólogo dá a ele instrumentos e técnicas que o permite manejar com mais segurança situações complexas que podem emergir devido ao transe hipnótico.

Alguém que tenha apenas o curso de Hipnose pode atuar, porém, geralmente utilizam este recurso para questões mais pontuais, como algumas fobias ou tabagismo.

O ideal é começar sua Psicoterapia com um Psicólogo Hipnoterapeuta e, caso tenha a indicação, usar a Hipnose dentro do seu tratamento.

;)
Olá. Os psicólogos têm uma formação mais ampla em psicologia clínica e saúde mental, o que lhes permite incorporar a hipnose de maneira mais informada e abrangente em suas práticas terapêuticas. Os cursos de hipnose preparam para o uso da técnica, não para lidar com questões psicológicas complexas. Sempre que for considerar a hipnose como uma forma de terapia, é importante procurar um profissional que possa avaliar e abordar suas necessidades de forma mais ampla e adequada. Sempre à disposição.
Olá, bom dia. O psicólogo que utiliza a técnica da hipnose tem ambos os cursos. Já a pessoa apenas com o curso de hipnose não pode ser chamado de psicólogo. Espero ter lhe ajudado. Qualquer dúvida entre em contato, @psimariajube.
O psicólogo é um profissional licenciado para tratar a saúde mental e a hipnose não faz parte do treinamento de um psicólogo. Portanto, se o que você busca é a hipnose, você deve procurar um profissional com uma formação sólida em hipnose, com bastante prática e boas avaliações de clientes, seja ele psicólogo ou não.
Uma pessoa que domina a técnica da hipnose pode ser um excelente profissional e não precisa ser um psicólogo.
Já um psicólogo que usa hipnose, fez uma formação extra para aprender sobre isso e provavelmente usa a hipnose de forma clínica, para tratar algum transtorno.
Então, a sua escolha deve levar em conta também o motivo da sua busca pela hipnose, se for algo da especialidade de um psicólogo (como algum transtorno ou problema emocional) ou não (como parar de fumar).
Espero ter ajudado.
A diferença esta na segurança de avaliação psicológica, uso da técnica, acompanhamento psicoterapêutico e resultados. Esse conjunto apenas a psicologia com hipnose vai te proporcionar. Em 23 anos de clinica, já atendi pessoas que vieram em surtos por hipnoses mal sucedidas, também já vi casos de envolvimento amoroso e ate abusos com terapeutas, o CRP consiste num registro serio que tem consequências caso o profissional viole código de ética. Também "e importante acrescentar que a hipnose não deve ser feita fora de acompanhamento psicoterapêutico, justamente pela seriedade da técnica e buscando bons resultados, não se utiliza uma única vez, faz parte de um tratamento psicológico.
A diferença entre fazer hipnose com um psicólogo e com alguém que fez apenas um curso de hipnose está relacionada à formação, ética, contexto clínico e abordagem terapêutica.

1. Formação e Qualificações: Psicólogos têm uma formação acadêmica em psicologia, o que os capacita a compreender profundamente a mente humana, os processos psicológicos e as questões emocionais. Eles geralmente têm uma compreensão mais ampla das complexidades da saúde mental e estão habilitados a avaliar, diagnosticar e tratar uma variedade de problemas psicológicos.

2. Ética e Práticas Profissionais: Psicólogos seguem códigos éticos rigorosos e padrões profissionais estabelecidos por organizações regulatórias. Isso garante que eles sigam práticas terapêuticas éticas e confidenciais, priorizando o bem-estar do cliente.

3. Contexto Clínico: Psicólogos normalmente trabalham em um contexto clínico ou terapêutico mais amplo, usando a hipnose como uma ferramenta adicional em conjunto com outras abordagens terapêuticas. Eles têm a capacidade de avaliar se a hipnose é apropriada para a situação e como integrá-la ao tratamento global.

4. Abordagem Terapêutica Integrada: Psicólogos podem combinar a hipnose com outras técnicas terapêuticas, como terapia cognitivo-comportamental, terapia de conversa, entre outras, para abordar de forma mais abrangente os problemas do paciente.

Por outro lado, alguém que tenha feito apenas um curso de hipnose pode não ter a mesma compreensão clínica, ética e formação psicológica. Embora possam oferecer sessões de hipnose, sua abordagem pode ser mais focada em aspectos específicos da técnica e talvez não aborde a complexidade das questões emocionais e psicológicas de maneira tão abrangente quanto um psicólogo.

A hipnose é uma técnica que envolve a indução de um estado de consciência alterado, onde a pessoa se torna mais receptiva a sugestões e pode acessar partes da mente que normalmente não seriam acessíveis na vigília comum. A diferença entre fazer hipnose com um psicólogo e com alguém que fez apenas um curso de hipnose reside principalmente na formação, abordagem e finalidade do processo.

Hipnose com um Psicólogo:

Psicólogos são profissionais de saúde mental com formação acadêmica e clínica em psicologia. Eles têm um entendimento profundo do comportamento humano, das emoções e da mente.
Quando um psicólogo utiliza a hipnose em sua prática, ele geralmente a incorpora como uma ferramenta dentro de uma abordagem terapêutica mais ampla. A hipnose pode ser usada para ajudar os pacientes a explorarem emoções reprimidas, superarem fobias, lidarem com traumas ou melhorarem suas habilidades de enfrentamento, por exemplo.
Os psicólogos aplicam a hipnose dentro de um contexto terapêutico, trabalhando em colaboração com o paciente para atingir objetivos específicos de saúde mental. Eles usam técnicas hipnóticas de maneira ética e com base nas necessidades do paciente.
Pessoas que Fizeram Cursos de Hipnose:

Alguém que fez um curso de hipnose pode ter adquirido conhecimento sobre técnicas de hipnose, mas não necessariamente possui uma formação em psicologia ou saúde mental.
As pessoas que fazem cursos de hipnose podem usar essas técnicas para várias finalidades, como entretenimento, autoaperfeiçoamento ou até mesmo para ajudar outras pessoas com problemas mais leves.
No entanto, a qualidade e a profundidade da formação em hipnose podem variar significativamente entre os cursos e os indivíduos. Além disso, não possuir uma formação em psicologia pode limitar a compreensão do contexto emocional e psicológico do cliente.
Em resumo, a principal diferença entre fazer hipnose com um psicólogo e com alguém que fez um curso de hipnose está na formação, na abordagem e na finalidade do processo. Um psicólogo integrará a hipnose em sua prática clínica para atender às necessidades específicas do paciente dentro de um contexto terapêutico, enquanto alguém que fez um curso de hipnose pode utilizar as técnicas para diversos fins, mas com menos profundidade em termos de compreensão clínica e psicológica.
O Psicólogo cursou Psicologia por pelo menos 5 anos e, provavelmente especializou-se em Hipnoterapia. Já quem fez o curso de hipnose não possui a base teórica e técnica que a graduação em Psicologia oferece. Entretanto, cabe salientar que embora a Resolução nro 013/00 tenha aprovado e regulamentado o uso de Hipnose como recurso auxiliar do trabalho do Psicólogo evidências científicas já comprovaram que essa prática é capaz de gerar iatrogenia - induzindo falsas memórias e/ou distorções nas memórias acessadas. Fonte: 50 Great Myths of Popular Psychology.
Oi, tudo bem?
Nem todo psicólogo tem formação em hipnose. Mesmo que a gente estude sobre estados alterados de consciência, não é uma prática que aprendemos na faculdade. A diferença acredito em fazer hipnoterapia com um psicólogo habilitado é um outro profissional, seria pelo conhecimento que temos sobre saúde mental e a prática clínica na psicologia para auxiliar no processo.
Olá, tudo bem? Uma pessoa formada em psicologia pode oficialmente ser titulada como psicólogo, podendo fazer um curso de hipnose, contudo a hipnose não é aprendida na faculdade de psicologia mas é comentada por parte da psicanalise, além disso um hipnólogo não pode ser chamado de psicólogo. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia

Olá!! Fazer hipnose com um psicólogo envolve a aplicação da técnica dentro de um contexto terapêutico, com foco no bem-estar mental e emocional do paciente, utilizando-a como uma ferramenta para ajudar a resolver problemas psicológicos. Por outro lado, pessoas que apenas fizeram um curso de hipnose podem não ter a formação ou a habilidade para lidar com questões psicológicas complexas e podem usar a hipnose de forma mais geral, sem o mesmo embasamento clínico.
A hipnose pode ser usada por um psicólogo como uma etapa do processo psicoterapêutico. Este profissional tem uma formação através da graduação com um vasto currículo que o habilita a um conhecimento profundo e científico quanto ao comportamento humano e estando habilitado para diferentes respostas do paciente, além de outras tècnicas definidas com bases científicas. Quando você fala de um profissional que trabalha com hipnose, não tenho base para fundamentar o trabalho deste profissional desconhecendo outros conhecimentos do mesmo ou se apenas a hipnose isoladamente.

A hipnose é uma ferramenta terapêutica que pode ser utilizada para uma variedade de propósitos, incluindo o tratamento de fobias, ansiedade, dependências, dor e outros problemas psicológicos e físicos. A principal diferença entre fazer hipnose com um psicólogo e com alguém que apenas fez um curso de hipnose reside na formação e no contexto profissional de cada um.

Hipnose com um Psicólogo:

Formação Profissional Completa: Psicólogos passam por uma formação universitária extensa em psicologia, que inclui estudo da teoria psicológica, prática clínica e ética profissional. Eles estão qualificados para diagnosticar e tratar transtornos mentais e emocionais.
Abordagem Integrada: Quando um psicólogo utiliza a hipnose, ele o faz como parte de uma abordagem terapêutica mais ampla. Isso significa que a hipnose é integrada a outros métodos terapêuticos baseados em uma compreensão profunda da psicologia humana.
Registro e Regulação: Psicólogos são profissionais regulamentados que precisam estar registrados em um conselho de psicologia, garantindo que sigam padrões éticos e profissionais rigorosos.
Hipnose com um Praticante de Curso de Hipnose:

Formação Específica, Não Abrangente: Indivíduos que fizeram cursos de hipnose podem ter aprendido técnicas específicas de hipnose, mas não necessariamente têm formação em psicologia ou em outras áreas de saúde mental. A profundidade e a abrangência de seu conhecimento em saúde mental e comportamento humano podem ser limitadas.
Foco na Técnica: Estes praticantes podem ser muito proficientes em técnicas de hipnose, mas seu treinamento pode não incluir diagnóstico ou tratamento de condições psicológicas complexas, a menos que também tenham formação em uma área relevante de saúde mental.
Regulação e Supervisão: Dependendo do país ou região, praticantes de hipnose que não são psicólogos ou outros profissionais de saúde licenciados podem não estar sujeitos aos mesmos níveis de supervisão ou regulamentação ética.
Considerações ao Escolher um Hipnoterapeuta:

Objetivos do Tratamento: Se você está considerando a hipnose para questões que envolvem transtornos psicológicos complexos, é recomendável procurar um psicólogo ou outro profissional de saúde mental que esteja qualificado para tratar essas condições.
Verificação de Credenciais: Independentemente do tipo de profissional, é importante verificar suas credenciais, formação e experiência com hipnose, bem como seu registro profissional se aplicável.
Segurança e Ética: Certifique-se de que o profissional segue práticas éticas, especialmente em relação à confidencialidade e ao consentimento informado.
Optar por um psicólogo para realizar a hipnose pode oferecer uma abordagem mais holística e segura, especialmente para indivíduos com questões de saúde mental subjacentes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!