Qual a diferença de embotamento afetivo para anedonia?

4 respostas
Qual a diferença de embotamento afetivo para anedonia?
No embotamento afetivo a pessoa tem dificuldade em sentir os sentimentos e em expressa los, por exemplo não conseguir chorar apesar da vontade. A anedonia é a falta de prazer nas coisas, atividades, trabalhos

Anedonia está ligada principalmente a percepção do mundo, do eu para o mundo. Nesse caso, a pessoa não consegue conviver socialmente, tende a se afastar de outras pessoas, fugindo do convívio , não sente prazer vivenciando coisas que para outras pessoas poderiam ser prazerosas.

Já o embotamento afetivo está relacionado a elaboração das experiências cotidianas. O paciente embotado, geralmente não consegue expressar os sentimentos mais comuns, como alegria, tristeza, raiva para o mundo. Então quando uma pessoa "de fora" vê um paciente embotado a impressão que dá é de apatia, de estar com os pensamentos em outro lugar, de olhar vazio.
Em ambos os casos se suspeitar de alguém próximo que apresenta um dos sintomas, recomendo procurar um médico psiquiatra para avaliação e acompanhamento com psicologo para uma melhor qualidade de vida.

Abraços,
Os dois se referem a falta.
Embotamento afetivo, trás dificuldade de sentir sentimentos, como tristeza, felicidades, raiva entre outros sentimentos.
Anedomia é caracterizado por não sentir prazer nas atividades cotidianas, como prazer sexual.
Olá. Confirmando a considerações dos meu colegas, o embotamento seria a dificuldade de expressar sentimentos enquanto a anedonia seria a dificuldade em senti-los.
Em ambos os casos, procure ajuda para entender melhor sua situação atual e então, encontrar uma solução para ela ok?
Grande abraço.