Qual a diferença de embotamento afetivo e apatia?
8
respostas
Qual a diferença de embotamento afetivo e apatia?
Apatia se refere a uma falta de ânimo, de vontade. Pode ser um estado transitório ou mais persistente , podendo até indicar o inicio de uma depressão. O embotamento afetivo tem a ver com a falta de contato com as próprias emoções e tem um caráter mais regressivo e estrutural.Enquanto o desânimo é´quantitativo , o embotamento é qualitativo. Ambos precisam de atençao e cuidado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde,
Seria interessante saber o que motivou a pergunta, talvez isso fosse mais interessante de responder,. Contudo, respondo de maneira breve que apatia é a falta de expressão de afetos, indiferença, enquanto que embotamento afetivo seria a dificuldade de expressar afeto.
Boa tarde
Seria interessante saber o que motivou a pergunta, talvez isso fosse mais interessante de responder,. Contudo, respondo de maneira breve que apatia é a falta de expressão de afetos, indiferença, enquanto que embotamento afetivo seria a dificuldade de expressar afeto.
Boa tarde
Os dois são mesmo muito semelhantes, mas acredito que o maior diferencial seja a comorbidade. A apatia pode aparecer em pessoas saudáveis, em momentos ou casos específicos, mas o embotamento afetivo se refere a essas dificuldades em "lidar" com as emoções, acima citadas, como consequência, sintoma, de uma enfermidade psiquiátrica.
Olá, o embotamento afetivo está relacionado aos afetos, ou seja, aos sentimentos e relacionamentos, neste caso é a dificuldade de se relacionar e de demonstrar sentimentos. É importante entender o contexto e investigar, já que o embotamento pode estar relacionado a alguns fatores que precisam ser avaliados. Geralmente o embotamento é mais severo que a apatia. A apatia se refere a um desanimo, que pode aparecer isoladamente no convívio social ou apenas no convívio profissional.
A apatia pode estar relacionada também a um motivo pontual, desencadeando desânimo, tristeza. O embotamento seria uma ausência de afetos no sentido de afecções, de não conseguir demostrar os afetos.
Essa pergunta é bastante interessante. Penso que ela traz uma reflexão aos profissionais da área da saúde, principalmente àqueles que se dedicam ao cuidado em saúde mental. Às vezes, o profissional utiliza termos técnicos para comunicar sua avaliação. O embotamento afetivo é o nome que muitos médicos, dentre eles, os psiquiatras utilizam para descrever a apatia do paciente.
Definição clássica-Apatia se refere a uma falta de ânimo, de vontade. Pode ser um estado transitório ou mais persistente , podendo até indicar o inicio de uma depressão. ... Contudo, respondo de maneira breve que apatia é a falta de expressão de afetos, indiferença, enquanto que embotamento afetivo seria a dificuldade de expressar afeto.(internet)
Agora tem situações que nos levam a sentir isso....precisaríamos ver caso concreto, saber acontecimentos para chegarmos em uma ideia mais definida.
Agora tem situações que nos levam a sentir isso....precisaríamos ver caso concreto, saber acontecimentos para chegarmos em uma ideia mais definida.
Olá, não sei o que motiva a sua pergunta, mas ela me permite falar de uma questão que julgo importante. Conhecer teoricamente as características de um sintoma não tem efeito prático, pode ser apenas um início de um processo, deve funcionar como uma provação. Pois um diagnóstico não nos ajuda a superar e transformar questões que incomodam ou causam sofrimento. Acredito que poder falar para alguém faz toda a diferença. Buscar companhia para fazer esses atravessamentos já é um primeiro grande passo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Porque não consigo me livrar da apatia e do mau-humor?
- Quais são os motivos que contribuem para habitar um louco em nós?
- Olá! E quando a mãe tem o filho como “marido/homem” mas sem desejo real em ter relações sexuais , mas todos os movimentos de enxerga-lo como homem dela e não filho? Também é complexo de Édipo, ou tem outro nome?
- Olá, sou mãe de uma recém nascida. Eu estava em um relacionamento abusivo extremo, o pai dela me desrespeitava e humilhava durante toda minha gestação, chegando algumas vezes a ser agressivo verbal e fisicamente. Eu acabei me desvinculando dele depois de um ciclo vicioso de vai e volta e ele nunca fez…
- Sinto muito medo do universo, de olhar para o céu, de ver a imagem das galáxias. Sinto como se estivesse presa ou sufocada todos os dias. Isso seria uma fobia ou algum outro tipo de transtorno?
- Olá! Sempre tive problemas com meus pais. Cresci em um ambiente totalmente disfuncional, sofri bullying por ser gordinha e cresci tentando suprir as minhas necessidades nos outros, sempre precisei da aprovação do outro. Me relacionava e beijava meninos, sempre. Até que beijei uma mulher pela primeira…
- Olá,eu sempre achava que sou louca por me sentir assim,tenho duas filhas,uma de 23 e uma de dezoito nunca consegui sentir esse arrebatamento de mãe,sou bem fria com elas,inclusive elas reclamam que não abraço ou beijo constantemente.Não consigo sentir falta delas quando viajam,e mais velha quando casou,todos…
- A atensina pode ser usada para controlar a hipertensão arterial ,de origem emocional?
- Minha filha tem 8anos, sempre amei incondicionalmente, porém ela não vem se comportando nos últimos anos.. perdi a confiança, e parece que não a amo mais... Não queria sentir isso, pois ela foi meu motivo de seguir em frente, minha joia! Mas ela anda tão mal comportada, não sente culpa dos erros que…
- Atividade física é bom pra embotamento afetivo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Transtornos afetivo-emocionais
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.