Qual a Diabetes Melitus mais difícil (grave) em termos de tratamento e complicações? DM 1 ou 2 ?

3 respostas
Qual a Diabetes Melitus mais difícil (grave) em termos de tratamento e complicações? DM 1 ou 2 ?
Em geral é o DM tipo 1.
Pelo seu início mas precoce e maior destruição das células B pancreáticas (produtoras de insulina) por mecanismo auto imune, o diabetes tipo 1 necessita precocemente de tratamento com insulina em múltiplas injeções. As complicações microvasculares (retina, rins, neuropatia) e macrovasculares (doença arterial obstrutiva periférica, acidente vascular cerebral, doença arterial coronária) ocorrem numa fase precoce da vida, por volta dos 30-40 anos e o rigor no tratamento e estabelecimento das metas deve ser intenso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Geralmente é DM tipo 1 pois início geralmente na infância ou juventude e necessita insulina desde começo da doença. Maior tempo de exposição a doença e suas complicações. DM tipo 2 geralmente tem início na idade adulta e é associado à obesidade, sedentarismo e correlacionados a outras doenças como hipertensão arterial, infarto, doença renal, inicialmente tratamento e com remédios via oral mas posteriormente pode ser necessário uso de insulina também. Marque consulta com seu médico para melhores esclarecimentos. Boa sorte!
O objetivo do tratamento é o mesmo: controlar a Doença para evitar as complicações. Mas pelo fato do Diabetes Mellitus tipo 1 acometer uma faixa etária mais jovem, principalmente crianças e adolescentes, além de ser uma doença auto-imune, o que exige o tratamento com insulina desde o diagnóstico, acredito ser mais difícil que o Diabetes Mellitus tipo 2, esse último costuma ter início na idade adulta, além de responder à medicação oral e às mudanças do estilo de vida, podendo evoluir para a insulinoterapia após algum tempo de Doença.

Especialistas

Poliana Carvalho

Poliana Carvalho

Nutricionista

Uberlândia

Maria Claudia Ribeiro

Maria Claudia Ribeiro

Nutricionista

Brasília

Leonardo Pedrosa

Leonardo Pedrosa

Nutricionista

Recife

Patricia Cunha

Patricia Cunha

Nutricionista

Recife

Luiz Gustavo dos Santos

Luiz Gustavo dos Santos

Nutricionista

Belo Horizonte

Caroline De Toledo

Caroline De Toledo

Endocrinologista pediátrico

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1319 perguntas sobre Diabetes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.