Qual a causa do Autismo?

6 respostas
Qual a causa do Autismo?
O autismo é multifatorial e, sendo assim, pode ter como etiologia fatores genéticos, intercorrências na gestação, há hipóteses de que a exposição a produtos químicos possa determinar, aspectos ambientais, comorbidade a algum outro tipo de quadro (por exemplo: algum tipo de deficiência).

Hoje, não há como garantir um diagnóstico com certeza da etiologia. O que sabe-se é que a intervenção precoce é uma tratativa que oferece boas possibilidades de prognóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O autismo tem causa multifatorial, podendo ser por questões genéticas, no desenvolvimento do sistema nervoso central ainda no período uterino, que podem gerar alterações no funcionamento cerebral em áreas da linguagem e cognição social, e que se refletem no comportamento, bem como problemas ocorridos no parto (passar do tempo para nascer, falta de oxigênio, prematuridade, etc). Questões nutricionais também podem contribuir para a expressão de comportamentos de autismo ainda nos primeiros meses de vida, pois os nutrientes são essenciais para o bom desenvolvimento da criança.
"O autismo não é um transtorno com um única causa - mas um grupo de transtornos com muitas causas diferentes" Autismo - manual para famílias - Autism Speaks
Boa Noite!
Obrigada pela pergunta !
As causas são desconhecidas, são quadros resultantes de combinação de diferentes genes. Podem ser problemas genéticos e outros herdados.
As pesquisas continuam.

Abraços.
Até os anos 1980 o austimo era considerado um distúrbio adquirido por influência do ambiente. Hoje, considera-se a contirbuição dos fatores genéticos ao redor de 90%, sobrando para o ambiente apenas 10% das reponsabilidade. De qualquer forma, ainda se farma em um distúrbio multifatorial.
Lembramos que as informações não sobstituem a consulta médica.
Atenciosamente
O autismo é um transtorno do desenvolvimento que tem uma base genética/ biológica forte. Na perspectiva desenvolvimentista vemos o autismo como uma predisposição biológica inata do bebê não conseguir se conectar afetivamente. Se temos um bebê que não nos olha,. não vocaliza e não corresponde aos estímulos é natural que aos poucos deixamos de estimular/ interagir... Ou seja, o meio social não é o responsável, mas pode contribuir para que o transtorno possa se agravar ou ter as consequências mais atenuadas. Nesse sentido, o quanto antes for percebido características de pouca interação social, déficits na linguagem, movimentos repetitivos e interesses restritos é importante buscar o auxílio de um profissional habilitado.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Selene Gomes Araújo

Selene Gomes Araújo

Psicopedagogo

Lauro de Freitas

Bianca Meneguetti

Bianca Meneguetti

Psicopedagogo

Nova Iguaçu

Emilly Sousa de Lima

Emilly Sousa de Lima

Psicólogo, Psicopedagogo

Manaus

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 341 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.