qual a bioquímica do carbonato de lítio no cérebro?

4 respostas
qual a bioquímica do carbonato de lítio no cérebro?
O lítio é amplamente usado para o tratamento do Transtorno Bipolar de Humor.
Ainda não foi claramente estabelecido o mecanismo exato de ação do lítio. Postulam-se duas teorias: a primeira indica que a redução na concentração do neurotransmissor catecolamina teria como efeito a estabilização do ânimo; a segunda indica que o lítio diminuiria as concentrações de monofosfato de adenosina cíclico, que levaria a diminuição da sensibilidade dos receptores da adenilatociclase.
O lítio é potencialmente tóxico para o sistema nervoso central e sua dosagem deve ser estabelecida somente por um médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O lítio tem propriedade física e química peculiares, Há uma necessidade de verificar a concentração no sangue, para controle da dosagem. O tratamento com lítio em algumas pessoas com Transtorno Bipolar surte efeitos, embora há preocupação na sua administração como remédio, porque poderá afetar o balanço do glicogênio no cérebro, pela células gliais.
O litio tem propriedades neuroprotetoras, evita o estresse oxidativo e pode ajudar na estabilizaçao das membranas neuronais. É usado na estabilizaçao do humor e como potencializadir de antidepressivos e antisuicida.
O lítio é um metal presente em minerais e vegetais na forma de sal. O carbonato de lítio é um medicamento utilizado por suas propriedades estabilizadoras de humor. A ação do lítio ocorre no interior dos neurônios, em substâncias conhecidas como segundos mensageiros. Tal ação estabiliza os impulsos elétricos cerebrais, modulando o excesso de descarga neuronal, mecanismo subjacente ao descontrole do humor. Ele também possui propriedades neuroprotetoras ao estabilizar as membranas neuronais e é eficaz na redução do risco de suicídio.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

José Umbelino Gonçalves Neto

José Umbelino Gonçalves Neto

Psicólogo

Fortaleza

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.