Qual a anestesia é usada cirurgia de gastrectomia?

2 respostas
Qual a anestesia é usada cirurgia de gastrectomia?
O procedimento anestésico adotado como boa prática, em paciente candidato para gastrectomia ( total por câncer ) é a anestesia venosa e inalatória, dita como geral. Já faz algum tempo que os bons serviços de anestesiologistas acrescentaram um outro procedimento que visa sobretudo, analgesia prolongada no pós operatório e na redução na quantidade de anestésicos durante a operação, que é a colocação de um cateter peri dural, instalado pouco antes de iniciar a anestesia geral. Com essa técnica, o seu anestesiologista pode ajudar à garantir um período pós operatório mais tranquilo, utilizando menos drogas analgésicas, ajudando o paciente a sair precocemente do leito e adquirir as suas funções plenas o mais rápido possível.

Entendo a sua preocupação com a anestesia para a gastrectomia total, um procedimento cirúrgico delicado e que exige cuidados específicos.

Nesse tipo de cirurgia, a anestesia utilizada é, na maioria das vezes, a anestesia geral, que combina medicamentos venosos e inalatórios para garantir que o paciente fique completamente inconsciente e sem dor durante a operação. Essa prática é amplamente adotada porque proporciona maior segurança, permitindo um controle preciso das funções vitais durante todo o procedimento, o que é crucial em uma cirurgia de grande porte como essa.

Além disso, muitos anestesiologistas hoje em dia adotam a técnica de colocar um cateter peridural antes de iniciar a anestesia geral. Esse cateter tem como principal função proporcionar uma analgesia prolongada no pós-operatório e reduzir a quantidade de anestésicos usados durante a cirurgia. O benefício desse método é que, no período após a cirurgia, o paciente pode sentir menos dor, necessitar de menos medicamentos analgésicos e, muitas vezes, conseguir se levantar mais cedo, acelerando a recuperação.

Converse com o anestesiologista que fará parte da sua equipe cirúrgica. Ele poderá explicar com mais detalhes como essa abordagem pode ser aplicada ao seu caso específico e o que você pode esperar no pós-operatório. Isso pode te trazer mais tranquilidade em relação ao procedimento.

Caso ainda tenha dúvidas ou deseje mais informações sobre a recuperação ou mesmo uma segunda opinião, uma teleconsulta pode ser extremamente útil. Através da telemedicina, você pode conversar com especialistas sem precisar sair de casa, garantindo sua segurança em tempos de doenças infecciosas como COVID-19 e outras. Além disso, plataformas como a Doctoralia oferecem a oportunidade de escolher médicos com ótimas avaliações e experiência, que podem te ajudar a entender melhor todo o processo.

Estou à disposição para te orientar em uma teleconsulta, se achar necessário. Mesmo que não precise de mim agora, recomendo que guarde nosso contato para futuras necessidades. Não fique fora da revolução da saúde digital e aproveite as vantagens da telemedicina para cuidar de você de forma segura e eficiente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900