Qual a alimentação que uma pessoa que retirou um tumor no pâncreas deve ter?

3 respostas
Qual a alimentação que uma pessoa que retirou um tumor no pâncreas deve ter?
O grande questionamento que deve ser feito é? Qual parte do pâncreas foi ressecada? As lesões do corpo e da cauda do pâncreas dificilmente trarão problemas tanto no desenvolvimento do diabetes ( endócrinica) quando no aparecimento de insuficiência enzimática ( exócrinica). Entretanto quando da realização de ressecções da cabeça do pâncreas ou de maiores extensões onde sejam remanescentes pequenos segmentos da cauda ambas as situações podem acontecer. Devemos levar em consideração que 70% dos pacientes submetidos a ressecções proximais do pâncreas ( cabeça) evoluem com algum grau ou até completa insuficiência pancreática exócrinica devendo desta forma, serem acompanhados no pós-operatório monitorando a função pancreática e coprologia funcional onde será avaliada a incapacidade de digestão protéica e lipídica necessitando dessa forma de reposição enzimática regular.
Nos raros casos de indicação de pancreatectomia total, essa reposição é obrigatória assim como o controle rigoroso

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo que seria de grande importância conhecer a quanto tempo o paciente foi operado, o motivo da operação, se existem ou não sinais e sintomas após a operação que não existiam antes e acreditamos que o paciente deva ter sido informado pelo seu cirurgião, o segmento do pâncreas que foi removido e o percentual removido aproximado.
A sua história clínica atual, concomitantemente com o seu exame físico e exames de laboratório, podem auxiliar em uma orientação nutricional regrada. As alterações metabólicas após remoções de partes do pâncreas estão relacionadas com o diabetes pós operatório e esteatorréias por insuficiência exócrina da glândula. Na minha opinião entendo que o paciente deva ser assistido pelo seu cirurgião, clínico ou endocrinologista e nutrólogo, caso até pelo seu oncologista.
Se a retirada não comprometeu a parte produtora de insulina não tem recomendações específicas de dieta mas se retirou uma grande porção produtora de insulina e a pessoa portanto se tornou diabética, terá que fazer dieta para diabético como qualquer outra pessoa diabética.

Especialistas

Natália Valleta

Natália Valleta

Oncologista, Médico clínico geral, Médico de tráfego

Bacabal

Mauricio Baptista Pereira

Mauricio Baptista Pereira

Oncologista

Vila Velha

Mariane Candido Martins

Mariane Candido Martins

Oncologista

Dourados

Luciana de Holanda Lima Dornelas Câmara

Luciana de Holanda Lima Dornelas Câmara

Cirurgião oncológico

Recife

Luis Gustavo Rodovalho

Luis Gustavo Rodovalho

Cirurgião do aparelho digestivo

Ituiutaba

Margarethe Novaes Moises

Margarethe Novaes Moises

Cirurgião oncológico

Jundiaí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 107 perguntas sobre Câncer de pâncreas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.