Qual a abordagem da psicologia mais indicada para o tratamento do transtorno de personalidade borderline?
6
respostas
Qual a abordagem da psicologia mais indicada para o tratamento do transtorno de personalidade borderline? Fui indicada para psicologo que é adepto da linha Junguiana , mas não gosto dessa forma de analise.
Procure por um psicoterapeuta com quem vc tenha empatia para poder estabelecer um bom vínculo. Faça as entrevistas necessárias para fazer esta escolha. Se tem conhecimento das diferentes abordagens, procure dentro daquela que mais se identifica.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Penso que um tratamento tenha muito mais chance de ser bem sucedido se você se identificar com o terapeuta, perceber empatia dele para com você e de você para com ele, coisa que na abordagem com que trabalho, Gestalt Terapia, é chamada de contato, que nada mais é do que o terapeuta ser capaz de sentir da maneira que você sente, e com isso o acolher , pra que, pertencendo, mais conteúdos inacabados venham à tona de forma mais fluida e orgânica. Estou às órdens.
Trabalho com psicanálise, logo só sei falar sobre essa abordagem com propriedade. Contudo creio que o mais importante é que você se sinta bem na terapia, independente da abordagem.
Primeiro, quem lhe passou esse diagnóstico? Como isso ecoa dentro de você?
Muitos pontos podem ser trabalhados. A psicanálise costuma ter sucesso com o tratamento de pacientes borderline, muitas vezes com acompanhamento de um psiquiatra também.
Primeiro, quem lhe passou esse diagnóstico? Como isso ecoa dentro de você?
Muitos pontos podem ser trabalhados. A psicanálise costuma ter sucesso com o tratamento de pacientes borderline, muitas vezes com acompanhamento de um psiquiatra também.
Concordo com alguns colegas acima sobre o fato de que a abordagem não interfere muito no tipo de terapia. O mais importante é o vinculo, a aliança que é estabelecida entre ambos. Com isso o paciente se sentira acolhido o suficiente para haver o sucesso na terapia. Abs
Olá, o vínculo terapêutico é o principal instrumento de trabalho em qualquer abordagem terapêutica, sem dúvida. Quando o vínculo é forte e seguro é possível explorar questões delicadas da personalidade. A Terapia do Esquema (que é um "desdobramento" da Terapia Cognitivo-comportamental) surgiu a partir da necessidade de trabalhar com pacientes boderlines e narcisistas e tem apresentado excelentes resultados no manejo de transtornos de personalidade. Além disso, é importante a parceria com a psiquiatria em alguns casos. Vale uma conversa com seu psicólogo e explorar se o que o incomoda é a abordagem ou a própria relação. Se ainda assim não estiver se sentindo confortável, então é importante buscar outro psicólogo para lhe acompanhar em que se sinta mais confortável.
Na verdade a abordagem não é tão importante, mas sim a relação que se estabeleceu entre você e seu terapeuta, busque um profissional que você se sinta acolhido, tenha empatia, para que a relação seja mais produtiva.
Todos nós profissionais de qualquer abordagem, estamos aptos a atender pacientes com essa patologia.
Espero tenha conseguido ajudar
Abraço
Vera Pelizzari
Todos nós profissionais de qualquer abordagem, estamos aptos a atender pacientes com essa patologia.
Espero tenha conseguido ajudar
Abraço
Vera Pelizzari
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) tem cura?
- Quais as semelhanças e diferenças entre TPB e narcisismo?
- Como apoiar uma pessoa com Transtorno da Personalidade Borderline (TPB)?
- Quais as características neuropsicológicas das pessoas com Transtorno da personalidade Borderline ( Limítrofe)?
- É verdade que o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) pode ser “hereditário”?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) durante a infância e adolescência?
- Como se manifesta o transtorno de personalidade borderline?
- Gostaria de saber quais são os sinais psicológicos/comportamentais de uma pessoa com Transtorno da Personalidade Borderline (TPB)?
- O que acontece se uma pessoa não trata o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB)?
- Uma pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) pode ter uma vida normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 261 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.