Quais tipos de casos de pesadelos constantes são tratados por psiquiatras ou por terapia com psicólo

17 respostas
Quais tipos de casos de pesadelos constantes são tratados por psiquiatras ou por terapia com psicólogos?
Casos de pesadelos constantes podem ser trabalhados com psicólogos na linha teórica psicanalítica. Sonhos e pesadelos podem ser narrados nas sessões com o objetivo de junto do profissional melhor compreender manifestações inconscientes que estão sendo apresentadas através dos sonhos/pesadelos. É necessário falar sobre esses pesadelos de tal forma que associações possam ser feitas com o atual contexto da sua vida. Os sonhos são uma forma de apresentação da nossa vida psíquica, via de entrada para conhecer mais sobre nossos pensamentos, e emoções. Falar sobre eles com um profissional pode ser interessante nesse momento.

Oi, tudo bom?

Os pesadelos constantes podem ser tratados por psicólogos quando estão ligados a questões emocionais ou psicológicas. A terapia pode ajudar a explorar o inconsciente, identificando conflitos internos, traumas e estresse que se manifestam nos sonhos. Ao trazer à tona e trabalhar esses conteúdos inconscientes, é possível promover uma melhor compreensão de si mesmo e, consequentemente, melhorar a qualidade do sono.
Aqui na clínica, a gente faz primeiro uma investigação sobre a causa dos sonhos. É necessário fazer uma investigação: A) Que podem vir de sintomas que estão ligados as situações do dia a dia que causem estresse e ansiedade e vai reverberar no sonho. B) A causa também pode estar ligada a uma depressão associada. C) a gente precisa ver se está ligada algum trauma passado. D) pode também estar ligado a um transtorno do pesadelo. E) precisamos investigar se os pesadelos estão ligados ao uso de substâncias. F) dentre outros vários fatores que investigamos aqui na clínica. Agende uma consulta, e conversaremos mais sobre o caso.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
Olá! Para a psicanálise os pesadelos entram no âmbito dos sonhos que podem ter relação com nossos traumas e desejos inconscientes, tendo um conteúdo manifesto (que aparece no consciente) e um conteúdo latente (inconsciente), diante disso, um psicanalista na minha concepção será o profissional adequado para ajudar a construir ferramentas para que você consiga interpretar quais questões possam estar associados, possibilitando assim, sua elaboração. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Na psicologia junguiana tratamos sonhos e pesadelos como o mesmo modo: uma mensagem do inconsciente para fortalecermos o que for preciso depois da análise de sonho muito bem trabalhada. Sua mente te dá possibilidades de ser uma pessoa melhor e mais forte mostrando o caminho pelos sonhos. Te aguardo para analisarmos e lidarmos com esse material inconsciente que pode ser muito rico para sua jornada como pessoa!
Te convidamos para uma consulta: Análise junguiana - R$ 150
Olá, tudo bem? Na temática de sonhos normalmente estão mais associadas a linhas psicanalíticas, como freudiana, lacaniana, junguiana sendo os exemplos mais difundidos. São linhas que estudam e embasam tal temática para seu trabalho, enquanto outras não veem normalmente como algo crucial ou muito relevante para analise e intervenção, mas isso é particular de cada abordagem e cada profissional a sua forma de trabalhar. No aspecto psiquiátrico não saberia dizer melhor sobre tal tema.
Olá, que interessante sua pergunta. Casos de pesadelos constantes que são tratados por psiquiatras ou psicólogos geralmente envolvem situações em que os pesadelos afetam significativamente o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa. Aqui estão alguns tipos de casos:
- Transtornos de Ansiedade e Depressão: Pesadelos frequentes podem ser um sintoma de ansiedade ou depressão. Psiquiatras e psicólogos podem ajudar a tratar esses transtornos subjacentes.
- Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Pessoas que passaram por eventos traumáticos muitas vezes têm pesadelos recorrentes relacionados ao trauma.
- Transtorno do Pesadelo: Este é um diagnóstico específico onde os pesadelos são a principal queixa e ocorrem frequentemente, causando angústia ou prejuízo no funcionamento diário.
- Uso de Substâncias: Abuso de álcool, drogas ou a interrupção do uso de certas substâncias pode causar pesadelos.
- Distúrbios do Sono: Condições como a apneia do sono podem contribuir para pesadelos.
- Medicamentos: Alguns medicamentos têm efeitos colaterais que incluem pesadelos. Psiquiatras podem ajustar a medicação ou prescrever tratamentos para gerenciar esses efeitos.

A intervenção pode incluir psicoterapia, técnicas de relaxamento e, em alguns casos, medicação. A abordagem mais adequada depende da causa subjacente dos pesadelos e das necessidades individuais do paciente. Espero ter auxiliado e me coloco a disposição para o que necessário.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Pode ser tratado com uma boa psicoterapia de base psicanalise e hipnose, meditação plena, ate por estar relacionada a paralisia do sono. Trabalhar sonhos e pesadelo trazem profundo autoconhecimento, pelos arquétipos e mensagens do inconsciente. Fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Análise junguiana - R$ 400
Olá! Pesadelos constantes podem ser um sintoma de diversas condições psicológicas ou psiquiátricas, e a escolha entre o tratamento somente com um psicólogo ou em conjunto com um psiquiatra depende da causa subjacente e da gravidade dos sintomas.

É importante que você procure um profissional da saúde mental para uma avaliação de sua demanda. Cada caso é único, e o tratamento geralmente envolve uma abordagem integrada, onde psiquiatras e psicólogos colaboram para fornecer o melhor cuidado possível ao paciente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 140
Olá! Na psicologia junguiana entendemos os sonhos como mensagens do inconsciente, sua linguagem é simbólica, por isso, analisamos o simbolismo nos sonhos e na narrativa do paciente para compreender e elaborar formas de lidar com a questão apresentada na vida prática. Normalmente os pesadelos costumam despertar sentimentos negativos pois pedem certa urgência em determinada situação que o indivíduo esteja vivenciando, e caso a situação seja recorrente, também é o pesadelo. Analisar sonhos é uma maneira de se conhecer profundamente, o trabalho não é fácil, mas pode te aproximar de quem você é! Fico à disposição.
Olá!Pesadelos constantes podem ser tratados tanto por psiquiatras quanto por psicólogos, dependendo da causa subjacente e da gravidade dos sintomas. Psiquiatras geralmente intervêm quando os pesadelos são associados a transtornos de ansiedade, estresse pós-traumático (TEPT), depressão ou distúrbios específicos do sono, podendo prescrever medicamentos para ajudar a gerenciar esses sintomas. Psicólogos, por outro lado, usam terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para ajudar os pacientes a identificar e modificar pensamentos e comportamentos que contribuem para os pesadelos. Eles também podem ensinar técnicas de relaxamento, melhorar a higiene do sono e explorar conflitos emocionais que possam estar refletidos nos pesadelos. Muitas vezes, uma combinação de psicoterapia e intervenção psiquiátrica é necessária para tratar efetivamente os pesadelos constantes.
Sonhos e pesadelos, na perspectiva da Terapia EMDR, são produtos de nossa mente tentando processar informações e vivências que experimentamos em nosso dia a dia. Falando um pouco teoricamente, nosso cérebro possui uma espécie de sistema de processamento de informações e, na medida em que vivenciamos experiências, armazenamos informações que poderão ser relevantes para nossa sobrevivêcia, isso inclui experiências positivas ou prazerosas, que contribuem para a construção do nossa personalidade. Algumas vezes, ao experimentarmos vivências dolorosas ou estressantes, esse sistema de processamento de informação pode ficar sobrecarregado e ter dificuldade de processar o ocorrido. A dificuldade recorrente em processar algumas experiências pode resultar em memórias traumáticas e adoecimentos. Então, na perspectiva do EMDR, pesadelos podem refletir a tentativa de nosso cérebro de processar essas memórias, podendo estar associado com vivências traumáticas. Aprofundar no conteúdo que aparece repetidamente nesses pesadelos pode dar indícios de temas e memórias que precisariam ser reprocessadas. Se fizer sentido pra vc e quiser saber mais a respeito, agende uma primeira sessão comigo. Fico a disposição.
Olá, como tem passado?
Olha, não existe um tipo de caso específico atendido na psicologia quando se trata de sonhos, pesadelo é um nome comum que damos aos sonhos desconfortáveis, mas todos são ouvidos em terapia. Você pode procurar um(a) psicólogo(a) que dê espaço para você falar dos seus sonhos sem problema algum e encontrar sentido neles, perceber o que os sonhos tentam transmitir, pode ser bem interessante.
Não existe um tipo de sonho tratado, todos são ouvidos, não importa o que ele retrate.
Espero ter ajudado, até mais.
Olá, você pode iniciar o tratamento tanto com psicólogo quanto com psiquiatra. O profissional irá ajudá-lo a identificar se é preciso buscar complemento no seu tratamento, com medicação ou terapia.
Essa questão pode ser tratada em Psicoterapia. Por se tratar do tema dos sonhos a linha psicanalítica ( Freud, Lacan, Jung) podm auxiliar.
Por psiquiatras, nenhum. Por psicólogos, praticamente todos, desde que o profissional tenha sido bem formado em certas tradições de psicanálise. Acerca da psiquiatria, vale dizer que esse médico não trata nenhum fenômeno mental em si mesmo. Se emoções e estados de espírito são modificados, é em decorrência da alteração da dinâmica bioquímica cerebral, objeto propriamente dito da psiquiatria brasileira hegemônica. Em razão disso é que pacientes normalmente saem desapontados de consultas com psiquiatras, poucos dos quais desejam saber acerca das relações, gostos, dificuldades e sofrimentos de quem lhe fala.
Olá! O conteúdo onírico, dos sonhos, ainda que pareçam sem sentido e estranhos, são representações do nosso inconsciente, segundo a psicanálise. Estas representações são muito valiosas e carregadas de conteúdo afetivo. Durante o processo terapêutico, o psicólogo pode também se utilizar do conteúdo destes, junto com outros dados e técnicas, para entender e conduzir o paciente para o processo de autoconhecimento. Este que se dá mediante a colaboração da dupla terapêutica: paciente psicoterapeuta. me coloco à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!