Quais tipo de alimento posso comer, tendo acido urico alto?

5 respostas
Quais tipo de alimento posso comer, tendo acido urico alto?
Evite carnes e peixes gordurosos, frutos do mar, caldos concentrados ( ex. Caldo de carne ou caldo de galinha), temperos industrializados, molhos e condimentos industrializados, alimentos gordurosos como molhos, cremes, maionese, alimentos embutidos e ultraprocessados como presunto, mortadela , salsicha, bebidas alcoólicas. Dê preferência por alimentos anti-inflamatórios, rico em gorduras boas (Abacate, semente de linhaça, castanhas), antioxidantes como legumes cor laranja (cenoura, moranga) frutas vermelhas (melancia, morango, amoras), frutas ricas em vitamina C (limão, laranja, acerola, kiwi), carnes brancas, ovos, cereais integrais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Hábitos saudáveis de vida ajudam no tratamento da gota, assim como a ingesta de vegetais e laticínios desnatados. Devem ser evitados certos alimentos como: bebidas alcoólicas, miúdos, refrigerantes ou comidas e bebidas ricas em frutoses. Carne de porco, frutos do mar e condimentos salgados devem ser utilizados com moderação. A dieta ajuda, mas a terapia medicamentosa e o acompanhamento médico regular são fundamentais para um bom resultado do tratamento.
Quando se tem ácido úrico elevado, é importante adotar uma alimentação adequada para ajudar a controlar os níveis dessa substância no organismo. Aqui estão algumas diretrizes gerais sobre a dieta para pessoas com ácido úrico alto:

Hidratação: Beba bastante água para ajudar a diluir o ácido úrico e facilitar sua excreção pelos rins. A hidratação adequada também ajuda a prevenir a formação de cristais de ácido úrico.

Moderação no consumo de purinas: Alimentos ricos em purinas podem levar ao aumento dos níveis de ácido úrico. Portanto, é recomendado moderar o consumo de carnes vermelhas, miúdos (como fígado e rim), mariscos, sardinhas, anchovas e outros alimentos ricos em purinas.

Aumento do consumo de alimentos de origem vegetal: Priorize uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras e grãos integrais, pois esses alimentos têm menor teor de purinas e podem ajudar a neutralizar os níveis de ácido úrico.

Limitação de bebidas alcoólicas: O álcool pode aumentar os níveis de ácido úrico e dificultar sua eliminação pelo organismo. Portanto, é recomendado limitar ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Moderação no consumo de açúcares e alimentos processados: Alguns estudos sugerem que o consumo excessivo de açúcares e alimentos processados pode estar associado a níveis mais altos de ácido úrico. Portanto, é importante limitar o consumo desses alimentos.

Controle do peso corporal: Manter um peso corporal saudável pode ajudar a controlar os níveis de ácido úrico. Se necessário, é recomendado adotar uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente para atingir e manter um peso adequado.
Olá, como vai? Alimentos ricos em purinas (como carnes vermelhas, vísceras, leguminosas, peixes e frutos do mar,) podem elevar os níveis de ácido úrico e potencialmente desencadear ou agravar crises de gota. Por isso, é recomendado que pessoas com gota limitem o consumo desses alimentos, consumindo preferencialmente frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura são recomendados. Além disso, manter-se bem hidratado e evitar bebidas alcoólicas pode ajudar a gerenciar a condição.
Se você tem ácido úrico alto, é importante ajustar sua dieta para ajudar a controlar os níveis. Frutas como melancia, morango e cerejas são ótimas opções, pois podem ajudar a reduzir o ácido úrico. Vegetais como brócolis, cenoura e folhas verdes são seguros e baixos em purinas, assim como cereais integrais, como arroz integral e aveia, que oferecem carboidratos complexos e fibras. Laticínios com baixo teor de gordura, como leite desnatado e iogurte, também podem ser benéficos. As leguminosas, como feijão e lentilha, são uma boa fonte de proteína sem serem ricas em purinas. Além disso, manter-se bem hidratado com água é fundamental, pois isso ajuda a eliminar o ácido úrico do corpo. Nozes e sementes, como amêndoas e chia, são boas escolhas por suas gorduras saudáveis e nutrientes. Evite alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas, frutos do mar, bebidas alcoólicas e produtos processados. Consultar um nutricionista pode ser uma boa ideia para obter orientações específicas e personalizadas para a sua dieta.



Especialistas

Maria Savazi Demian

Maria Savazi Demian

Reumatologista, Médico do trabalho

São José do Rio Preto

Rayssa Fernandes

Rayssa Fernandes

Reumatologista, Especialista em clínica médica

Lago Sul

Pedro Lucas Soares Gomes

Pedro Lucas Soares Gomes

Médico clínico geral

Brasília

Clarice Almeida Moreira

Clarice Almeida Moreira

Reumatologista

São Gonçalo

Agendar uma visita
Thales Rodrigues Moysés

Thales Rodrigues Moysés

Reumatologista

Miguelópolis

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 521 perguntas sobre Gota
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.