Quais sao os tratamentos para ajudar a diminuir a ansiedade?

4 respostas
Quais sao os tratamentos para ajudar a diminuir a ansiedade?
Dependendo do grau de sofrimento é necessário medicamentos. No entanto é sempre bom ser acompanhado do psicoterápico, pois se nao questionar a raiz, padrões de pensamentos e crenças que a levam
a ansiedade, que funcionará como uma porta de entrada de somatização, seja no aparelho digestivo ou tórax, angustia. Pois quando o aparelho psíquico no dá conta das pressões de uma forma sutil e sofisticada joga para um órgão frágil.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Quando ansiosos estamos sempre distantes do presente: 'vivendo' o passado, (remoendo lembranças) ou 'vivendo' o futuro (prevendo o amanhã, imaginando o que pode dar errado, etc)... Se isso passa a atrapalhar o dia-a-dia, a rotina, as relações, então é hora de parar e prestar atenção. Há diferentes níveis de ansiedade e quanto antes a busca por ajuda, melhor o prognóstico.

Acompanhamento médico muitas vezes é importante, psicoterapia independente da abordagem, prática de exercícios físicos e momentos de lazer em meio às tarefas diárias, são fatores imprescindíveis.
É muito particular de cada paciente. Paciente e terapeuta vão trabalhar juntos para investigar quais os esquemas de pensar, sentir e agir este paciente vem formando desde a infância que o levam a carregar esta angústia, e traçar estratégias que o ajudem a diminuir o quadro de ansiedade. Se a ansiedade for muito grave e generalizada o tratamento medicamentoso pode ser usado complementarmente à terapia.
O tratamento psicanalítico, no geral, prefere não recorrer à medicação. A busca de um profissional e o tratamento podem possibilitar o escoamento da ansiedade através da fala e do processo de conhecimento dos conflitos em questão geradores de ansiedade ou angústia. Não se trata de uma simples resposta fisiológica do corpo, a angústia vem para sinalizar que algo não vai bem com você. Resta saber se você tem interesse em percorrer um caminho no sentido de compreender o que se passa, ou se prefere as opções medicamentosas.
atenciosamente,

Fernanda Borges

Especialistas

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.