Quais são os tipos de depressão?

7 respostas
Quais são os tipos de depressão?
De acordo com os colegas. Sugiro uma avaliação psiquiátrica ou psicológica para um diagnóstico mais preciso. A depressão possui sintomas que pode ser facilmente encontrado em outros transtornos, ocasionando sintomas mistos, sejam eles característicos de transtorno afetivo bipolar e depressão pós esquizofrênica. Espero ter ajudado!!! Boa sorte!!!

Forte abraço!!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Camilla Monti Oliveira
Psicólogo
São Paulo
Conforme consta na Classificação Internacional de Doenças (CID -10), há os episódios: leve, moderado, grave sem sintomas psicóticos, grave com sintomas psicóticos; transtorno depressivo recorrente com episódios variando entre leve, moderado, grave sem sintomas psicóticos e grave com sintomas psicóticos e episódio em remissão. Além de episódios em comorbidade com outros quadros clínicos.
Espero ter ajudado.
 Carmen Bitarães Coutinho Alves
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Os tipos de depressão são: leve, moderado e grave.
Todos os tipos precisam ser tratados com Psicoterapia.

Se for do tipo leve, será suficiente a Psicoterapia.

No caso de moderada a grave, o psicólogo que está te atendendo irá te encaminhar para um psiquiatra, para que este prescreva os remédios necessários.
Neste caso você fará os dois tratamentos ao mesmo tempo: com o psicólogo e com o psiquiatra.

O importante é buscar ajuda de um Psicólogo logo quando aparecerem os primeiros sintomas, momento mais fácil de controlar e combater a depressão.
 Mariana Marques de Oliveira Moita
Psicólogo
Rio de Janeiro
Há também a distimia que é crônica e pode passar despercebida, os seus principais sintomas são: irritabilidade, mau humor, baixa auto estima, desânimo, falta de energia, isolamento e predominância de pensamentos negativos. Pessoas que sofrem de distimia podem ser caracterizadas como chatas, preguiçosas, ranzinzas, mal humoradas e outros adjetivos. Não é que todas as pessoas assim tenham distimia mas pode ser um indício.
 Fabiana Gandolfo
Psicólogo
Rio de Janeiro
Se manifesta em estado leve, moderado e grave conforme consta na classificação internacional das doenças (CID -10) . Todas elas independente da gravidade deve ser tratadas com muito cuidado, e deve ser levado a sério para iniciar a terapia e amenizar os sintomas causados pela depressão. A depressao é um transtorno de humor, que faz com que a pessoa se sinta fragilizada, sem condições e motivações de fazer suas atividades diárias. É importante buscar ajuda do psicólogo, para fazer com que o paciente encontre seu ponto de equilíbrio e emocional.
Dra. Patricia Elisabete Lima
Psicólogo
Passo Fundo
Como foi explicado acima pelos colegas há vários tipos e graus de depressão, quais devem ser diagnosticados e avaliados para um bom tratamento. Parece-me importante compreender inicialmente o motivo da depressão , causas... e se realmente é uma depressão pois ás vezes confunde-se tristeza ou momentos difíceis da vida com depressão.
Dra. Ozinea Silva
Psicólogo
São Gonçalo
Sabemos que exigem as depressões orgânicas, quando o indivíduo já nasce com uma pré-disposição genética, sendo hereditária e que em uma determinada situação da vida vai ser um gatilho para disparar o desenvolvimeento da doença e a depressão como consequência de fatores ambientais ao longo da vida. Em que a pessoa passa a ver as situações do dia de forma distorcida, desenvolvendo crenças irracionais em relação ao passado, presente e futuro.
Mas é imprescindível procurar um profissional qualificado para que cada caso seja avaliado de forma subjetiva.
Abraços!

Especialistas

Fernanda Tolomei

Fernanda Tolomei

Psicólogo

Rio de Janeiro

Vade De Oliveira

Vade De Oliveira

Psicólogo

Tubarão

Larissa Fernandes

Larissa Fernandes

Psicólogo

Volta Redonda

Déborah Santos

Déborah Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Enzo Rezende

Enzo Rezende

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1179 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.