Quais são os sintomas do transtorno de ansiedade?

5 respostas
Quais são os sintomas do transtorno de ansiedade?
A ansiedade assim como o stress são reações normais e comuns a todos nós. Já o transtorno de Ansiedade seria uma preocupação excessiva com / ou sem motivos aparentes.
Medimos a questão atráves de justificativas para a mesma (ansiedade) , ou seja , se ela é ou não é compatível com a realidade, trazendo desconforto psíquico, emocional e físico aos pacientes.
Ansiedade normal x Ansiedade Generalizada ; são diferenciadas atráves de seu tempo de duração ( sintomas) e capacidade de adaptação do sujeito as tensões que foi exposto. (Diminuição do desconforto sofrido)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Complementando o que foi dito corretamento pelo Dr. Santinelli, devemos nos atentar que existem vários "subtipos"de transtornos de ansiedade, que normalmente são divididos em:
Transtorno do Pânico : Onde o paciente tem crises intensas, porém passageiras, com possibilidade de diversos sintomas físicos (coração disparado, suor frio, alterações gastrointestinais como naúseas e diarréia, tremor, mal estar, tontura, sensação de sufocamento, sensação de uma bola na garganta, medo de morrer, despersonalização e desrealização). Normalmente há algo que chamamos de ansiedade antecipatória, que é medo de "ter medo", de sentir o ataque de novo, o que leva muitas vezes à diversas evitações no cotidiano do paciente.
Transtorno de Ansiedade Generalizada: É um quadro mais prolongado, que pode também ter crises agudas. Existe alteração no sono, na concentração, pode existir cervicalgia ou lombalgia (dores musculares causado pela tensão). É um quadro que muitas vezes existe por anos seguidos, levando
A pessoa pode sentir tremores, inquietação, dor de cabeça, falta de ar, suor em excesso, palpitações, problemas gastro-intestinais, irritabilidade, facilidade em alterar-se e desorientação. Esses sintomas podem acontecer na maioria dos dias por pelo menos 6 meses.
A preocupação é de difícil controle gerando muitas vezes um esgotamento físico e emocional.
Técnicas de relaxamento, respiração e exercícios físicos regulares associados a terapias breves focais e ferramentas de monitoramento dos pensamentos e regulação dos afetos podem auxiliar na redução dos sintomas e aquisição da qualidade de vida.
abçs,
A ansiedade deve ser vista com atenção, quando seus sintomas fogem de um quadro de reações tidas como "normais", como as que sentimos em uma situação de risco, doença, mudança, entre outras. Como definir esta "normalidade"? Costumo dizer que a proporcionalidade é uma referencia bem interessante para definir este conceito. Por exemplo, diante de um determinado evento, a reação está proporcional ao que se espera? O quanto fico me "pré-ocupando" com determinada situação? Esta preocupação foge ao meu controle? Isto me gera sintomas físicos como irritabilidade, perda de sono, diminuição ou aumento do apetite, dores no peito, dores musculares? Percebendo estes sinais, deve-se procurar fazer uma avaliação psicológica, pois este transtorno tem crescido significativamente na população e é um dos que mais causa prejuízos pessoais e laborais.
Olá,
as perguntas que a colega Priscila Coelho disse são muito pertinentes.
Perceba esses sintomas em você, e veja quanto dessa ansiedade excessiva esta atrapalhando em sua vida, e daqueles que convivem a sua volta.
Caso perceba isso, procure ajuda de um psicologo para aprender lidar com esses sentimentos, e aos poucos ir mudando suas atitudes perante algumas situações.
Estou a disposição
Att,

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.