Quais sao os sintomas do estress pos traumatico?

7 respostas
Quais sao os sintomas do estress pos traumatico?
Respostas super completa dois colegas a cima.
Super de acordo.

Sayonara Machado

Olá, é um distúrbio de ansiedade caracterizado por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e psíquicos em decorrência de ter vivenciado ou presenciado situações traumáticas que apresentam ameaça a sua vida ou a de terceiros. Se configura em TEPT quando a pessoas recorda da situação como se estivesse revivendo o episódio com a mesma sensação de sofrimento.
Sintomas apresentados:
1) Pensamentos recorrentes e intrusivos que remetem a lembrança do episódio de forma traumática;
2) Isolamento social;
3) Taquicardia, sudorese, dores de cabeça, distúrbio do sono, dificuldade de concentração e irritabilidade.
Abraço
A colega descreveu alguns aspectos do Transtorno de Estresse Pós-Traumático extremamente relevantes. Existem mais detalhes que acredito serem importantes.
O TEPT é um transtorno mental do grupo dos transtornos relacionados a trauma e a estressores. É um transtorno complexo com grande leque de sintomas possíveis.
A característica fundamental é a exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual. Característica que muitas vezes o paciente tem vergonha de contar ao seu médico ou terapeuta, ou o paciente julga ser sem importância. Isso ocasiona dificuldade no diagnóstico, visto que muitos sintomas do TEPT estão presentes em outros transtornos mentais.
Além do que a colega descreveu, são frequentes pesadelos ligados ao trauma, sofrimento psicológico intenso, evitação de estímulos ligados ao trauma, queda do rendimento cognitivo, alterações do humor e hipervigilância.

Respeitosamente,
Além do que já foi mencionado, vale ressaltar que muitas pessoas passam por situações estressores e não desenvolvem Transtorno de estresse pós traumático. É normal que uma pessoa, após ser exposta a um evento estressor, desenvolva características do transtorno de estresse agudo, como dormir mal, sonhar com o fato, se deparar com memórias involuntárias. Porém, conforme o tempo passa os sintomas tendem a diminuir, caso esses persistam ou se agravem, podemos estar diante de um quadro de TEPT . Se os sintomas persistirem por mais de quatro semanas, uma situação de TEPT está sendo encaminhada.
Concordo com as repostas dos colegas e ressalto a importância de se procurar um psicólogo para receber acompanhamento e encaminhamentos adequados.
Olá, boa tarde ... respondendo a sua pergunta, os sintomas do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) normalmente são caracterizados por reações dissociativas diante de um evento, como por exemplo evitar lugares que fazem a pessoa lembrar do que aconteceu diante de um determinado estímulo, no qual a pessoa fica revivendo mentalmente o momento traumático, podendo ter vivenciado ou presenciado algo muito negativo para ela, apresentando sonhos recorrentes desse episódio e impactando em seus pensamentos, emoções, comportamentos e reações no corpo de forma disfuncional, impedindo de fazer tarefas importante de sua rotina; algumas das possíveis reações que estão mais associadas a este transtorno estão: raiva verbal ou física que podem causar comportamentos autodestrutivos ou imprudentes; hipervigilância; algumas respostas de sobressalto exageradas; problemas em dormir; concentração; entre outros.
Para isso, é importante procurar um psicólogo para lhe auxiliar a desenvolver um reportório em prol de uma melhora resposta cognitiva e comportamental de forma funcional em seus resultados, para que essas possíveis reações não se agravem ou aconteçam.
Me coloco a sua disposição para responder a outras dúvidas, grande abraço!
Olá, o TEPT pode ser dividido em três classes: revivescência do trauma, esquiva emocional e hiperestimulação autonômica. Os sintomas precisam persistir por mais de quatro semanas após o evento traumático para haver este diagnóstico específico, além de prejudicar o social e ocupacional significativamente. As recordações intrusivas geralmente provocam estado emocional negativo persistente como, medo, raiva, impotência, vulnerabilidade, vergonha, culpa e tristeza e também sonhos perturbadores. Este transtorno é sofrimento psicológico e fisiológico intensificado ao recordar a experiência traumática.