Quais são os sintomas de uma pessoa que tenha transtorno de personalidade bordeline?
2
respostas
Quais são os sintomas de uma pessoa que tenha transtorno de personalidade bordeline?
A pessoa apresenta, ao longo da vida, com início ao final da adolescência ou começo da vida adulta, uma grande instabilidade, em várias áreas: emocional, profissional, interpessoal. Estas pessoas tendem a idealizar os relacionamentos e, com isto, a ter picos de amor e ódio; sofrem frequentemente de sensações de vazio intenso; têm em geral grande medo de perder relacionamentos mas, por seus comportamentos, frequentemente os perdem. Frequentemente iniciam várias áreas de estudo ou trabalho e passam de uma para a outra, por não se sentirem satisfeitas por períodos tão prolongados quanto as pessoas normais. Frequentemente sofrem de fases de ansiedade intensa, sintomas depressivos e mesmo, eventualmente, sintomas psicóticos. A frequência de uso de drogas também é maior nesta população, assim como reação atípica a medicamentos, com muito efeito placebo (sentir-se bem de modo não correspondente à ação farmacológica da medicação) e nocebo (sentir efeitos ruins da medicação que não são compatíveis com seus efeitos colaterais). Na prática, não é raro vermos com diagnóstico errado de transtorno borderline, pessoas que na verdade apresentam transtorno bipolar, pois o transtorno bipolar não suficientemente controlado também pode levar a muitas oscilações e sintomas como os acima descritos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! A pessoa com transtorno de personalidade borderline ficam no limite entre neurose e psicose, seu comportamento, humor, afeto, relações objetais e autoimagem são demasiadamente instáveis. Surge no início da vida adulta uma instabilidade extrema nas relações interpessoais, da autoimagem, da impulsividade e dos afetos. É possível que esteja presente em 1 a 2% da sociedade e duas vezes mais frequente em mulheres do que em homem. Comum apresentarem em seus parentes de primeiro grau depressão grave, uso abusivo de álcool e outras drogas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quais as semelhanças e diferenças entre TPB e narcisismo?
- Como apoiar uma pessoa com Transtorno da Personalidade Borderline (TPB)?
- Quais as características neuropsicológicas das pessoas com Transtorno da personalidade Borderline ( Limítrofe)?
- É verdade que o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) pode ser “hereditário”?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) durante a infância e adolescência?
- Como se manifesta o transtorno de personalidade borderline?
- Gostaria de saber quais são os sinais psicológicos/comportamentais de uma pessoa com Transtorno da Personalidade Borderline (TPB)?
- O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) tem cura?
- O que acontece se uma pessoa não trata o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB)?
- Uma pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) pode ter uma vida normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 261 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.