Quais são os sintomas de um transtorno bipolar? E o que o pode causar o surgimento da doença?

5 respostas
Quais são os sintomas de um transtorno bipolar? E o que o pode causar o surgimento da doença?
Olá. O Transtorno Bipolar é uma doença crônica de funcionamento cerebral marcada pela ciclagem entre períodos de mania ( caracterizado por grandre euforia, irritbailidade, alto desejo sexual, gastos excessivos, delírios de grandeza e até mesmo sintomas psicóticos) e períodos de depressão (rebaixamento do humor, tristeza profunda, falta de prazer, pensamento de morte, falta de auto cuidado e até mesmo tentativas de suicídio). Em geral essa ciclagem acontece em períodos de semanas a meses, diferenciando o transtorno da labilidade emocional presente em outras situações. O tratamento se dá com medicações para estabilização do humor e tratamento dos sintomas.

Olá! O transtorno bipolar caracteriza-se por episódios de mania (euforia, hiperatividade, diminuição da necessidade de sono, exacerbação da sexualidade e comprometimento da crítica) que são alternados com episódios de depressão e de normalidade.O diagnóstico diferencial deve ser feito com base na história pessoal e familiar. Na doença bipolar os quadros são agudos e seguidos por períodos de depressão ou de remissão.
É recomendável que o tratamento seja medicamentoso com acompanhamento médico ( psiquiatra) e tratamento psicoterápico ( psicólogo). Quando ambos são associados o resultado é infinitamente mais eficaz.
Fico à disposição!
Um grande abraço.
Transtorno Bipolar
Sintomas:
-Na fase depressiva: humor deprimido, falta de energia, iniciativa, vontade e prazer, alteração do sono e apetite, lentidão de pensamento e motora.
-Na fase Mania (euforia): agitação, ocupação com diversas atividades, obsessão com determinados assuntos, aumento da impulsividade e da energia, desatenção e hiperatividade.
Causa:
Ainda não foi determinada a causa efetiva da TB, mas já se sabe que fatores genéticos, alterações em certas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores estão envolvidos.
De maneira simplificada, as pessoas com transtorno bipolar passam por períodos de depressão alternados com períodos de grande euforia.
Alguns dos sintomas comuns nos períodos de depressão são falta de energia e vontade, perda de interesse por atividades que antes apreciava, alterações no sono, lentidão no pensamento, alterações no apetite, dentre outros.
Nos períodos de euforia as pessoas com transtorno bipolar costumam ficar excessivamente agitadas, impulsivas, com excesso de energia, desatentas e hiperativas.
Conforme os colegas já se manifestaram a doença afetiva bipolar é caracterizada pela alternância de períodos entre humor exaltado e humor depressivo. Isso poderá variar enormemente entre vários padrões tanto para a intensidade dessas manifestações como para o tempo de duração de cada uma delas. Então costumamos falar em espectro bipolar. Acontece que a avaliação para isso deverá ser feita pelo especialista, para que não confundamos alegria com euforia e tristeza com depressão.