Quais são os sinais e sintomas da nefroesclerose?
2
respostas
Quais são os sinais e sintomas da nefroesclerose?
A nefroesclerose ou doença renal crônica é o nome dado a perda da função renal. O espectro clínico é amplo, uma vez que varia desde manifestação completamente assintomática a sintomas diversos ( hipertensáo de início recente ou piora abrupta dos níveis de pressáo , aumento da frequência e volume urinários, alteração da coloração urinária, edema de membros inferiores, crises de hipoglicemia, anemia ) . Pacientes com diabetes, hipertensáo arterial, idosos necessitam rotineiramente fazer exame de dosagem sérica de creatinina , exame simples de urina e uma relação albumina-creatinina em amostra isolada de urina. Os pacientes com função renal menor que 45% ( 45ml/min/1.72m2) ou pacientes com perda de proteina na urina ( proteinúria ) necessitam obrigatoriamente ser encaminhados ao nefrologista.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
De forma geral , o termo nefrosclerose se refere a um diagnóstico histopatologico , ou seja , aquilo que se encontra em biópsias renais . Convencionou se em chamar de nefrosclerose o paciente que tem o quadro clínico da síndrome metabólica, ou seja, aquele paciente hipertenso, com hiperlipidemia, hiperglicemia, alterações de níveis de ácido úrico , que pode cursar também com disfunção renal acompanhado ou não de proteinuria. Para se evidenciar esse quadro, os pacientes sempre devem fazer nos exames rotineiros as avaliações de glicemia, função renal, urina 1, colesterol, triglicérides ,e ácido úrico. Pacientes com alterações mesmo que leves de função renal e/ou proteinuria sempre devem ter seguimento com Nefro
Especialistas
Perguntas relacionadas
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Nefroesclerose
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.