Quais são os remédios indicados para um ataque de pânico?

9 respostas
Quais são os remédios indicados para um ataque de pânico?
Antidepressivos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O objetivo do tratamento é suspender os sintomas e ajudar você agir normalmente, é interessante consultar um psiquiatra e fazer terapia com psicólogo para entender e elaborar essa angústia que gera o pânico. Assim possibilita você ter controle e autonomia sobre sua vida e questões. Atenciosamente.
Uma crise de pânico aguda geralmente é tratada com medicações benzodiazepínicas utilizadas por via oral ou sub-lingual, obtendo um início de ação mais rápido. Porém, o transtorno de pânico, caracterizado por crises de pânico recorrentes, deve ser tratado com uma medicação de base: geralmente um anti-depressivo inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS) - que terá uma função ansiolítica. Uma avaliação médica psiquiátrica permitirá a melhor abordagem de seu quadro clínico. Atenciosamente.
O transtorno de ansiedade com crises de Pânico podem ser tratados da seguinte maneira:medicamentos, psicoterapia e atividade física.
A medicação prescrita pelo psiquiatra vai te ajudar bastante, mas a psicoterapia vai te ajudar a entender os gatilhos da tua ansiedade e aprofundar teu conhecimento a respeito de vc mesmo. Boa sorte!
Para pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade é muito importante um acompanhamento psicológico e avaliação psiquiátrica para ver a necessidade de medicação.
Abraços
O melhor mesmo nesse caso é você procurar um psiquiatra contar seu problema, e ele indicar o melhor medicamento para você. Lembre de tirar todas as suas dúvidas, e além disso, faça um tratamento psicológico em paralelo ao tratamento médico.
Olá, a resposta do Dr. Leandro é completa em relação ao tratamento medicamentoso. Porém, muitas vezes é importante associar a medicação à psicoterapia para resultados duradouros. A TCC (terapia cognitivo-comportamental) tem se mostrado uma excelente opção de psicoterapia por ser breve, objetiva e ensinar os pacientes a lidar com as crises de ansiedade. A ideia da terapia é fazer com que o paciente se torne seu proprio terapeuta, aprendendo a lançar mão do que foi aprendido em sessão no dia a dia - incluindo os momentos mais difíceis. Assim, o tratamento se torna mais completo, uma vez que a medicação auxilia num primeiro momento e a psicoterapia fornece informações e habilidades para a pessoa lidar com a ansiedade durante o tratamento e após o mesmo.
Boa noite! Seria necessário fazer uma avaliação para entender o contexto do ataque de pânico. Caso seja um ataque particular e isolado, não necessariamente precisaria de medicamentos. Normalmente quando há mais de um ataque de pânico e sofrimento envolvido pode caracterizar-se por um transtorno de ansiedade ( síndrome do pânico, fobias ou outros). Neste caso, o principal meio de tratamento é a psicoterapia, sendo a TCC mais indicada e se necessário o tratamento psiquiátrico, utilizando-se dos benzodiazepínicos (ao curto prazo ou esporádico) e antidepressivos. Entretanto, para tais conclusões e o uso correto dos tratamentos é necessário avaliação profissional.Qualquer dúvida estou à disposição.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.