Quais são os remédios indicados para um ataque de pânico?

9 respostas
Quais são os remédios indicados para um ataque de pânico?
Antidepressivos.

O objetivo do tratamento é suspender os sintomas e ajudar você agir normalmente, é interessante consultar um psiquiatra e fazer terapia com psicólogo para entender e elaborar essa angústia que gera o pânico. Assim possibilita você ter controle e autonomia sobre sua vida e questões. Atenciosamente.
Uma crise de pânico aguda geralmente é tratada com medicações benzodiazepínicas utilizadas por via oral ou sub-lingual, obtendo um início de ação mais rápido. Porém, o transtorno de pânico, caracterizado por crises de pânico recorrentes, deve ser tratado com uma medicação de base: geralmente um anti-depressivo inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS) - que terá uma função ansiolítica. Uma avaliação médica psiquiátrica permitirá a melhor abordagem de seu quadro clínico. Atenciosamente.
O transtorno de ansiedade com crises de Pânico podem ser tratados da seguinte maneira:medicamentos, psicoterapia e atividade física.
A medicação prescrita pelo psiquiatra vai te ajudar bastante, mas a psicoterapia vai te ajudar a entender os gatilhos da tua ansiedade e aprofundar teu conhecimento a respeito de vc mesmo. Boa sorte!
Para pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade é muito importante um acompanhamento psicológico e avaliação psiquiátrica para ver a necessidade de medicação.
Abraços
O melhor mesmo nesse caso é você procurar um psiquiatra contar seu problema, e ele indicar o melhor medicamento para você. Lembre de tirar todas as suas dúvidas, e além disso, faça um tratamento psicológico em paralelo ao tratamento médico.
Olá, a resposta do Dr. Leandro é completa em relação ao tratamento medicamentoso. Porém, muitas vezes é importante associar a medicação à psicoterapia para resultados duradouros. A TCC (terapia cognitivo-comportamental) tem se mostrado uma excelente opção de psicoterapia por ser breve, objetiva e ensinar os pacientes a lidar com as crises de ansiedade. A ideia da terapia é fazer com que o paciente se torne seu proprio terapeuta, aprendendo a lançar mão do que foi aprendido em sessão no dia a dia - incluindo os momentos mais difíceis. Assim, o tratamento se torna mais completo, uma vez que a medicação auxilia num primeiro momento e a psicoterapia fornece informações e habilidades para a pessoa lidar com a ansiedade durante o tratamento e após o mesmo.
Boa noite! Seria necessário fazer uma avaliação para entender o contexto do ataque de pânico. Caso seja um ataque particular e isolado, não necessariamente precisaria de medicamentos. Normalmente quando há mais de um ataque de pânico e sofrimento envolvido pode caracterizar-se por um transtorno de ansiedade ( síndrome do pânico, fobias ou outros). Neste caso, o principal meio de tratamento é a psicoterapia, sendo a TCC mais indicada e se necessário o tratamento psiquiátrico, utilizando-se dos benzodiazepínicos (ao curto prazo ou esporádico) e antidepressivos. Entretanto, para tais conclusões e o uso correto dos tratamentos é necessário avaliação profissional.Qualquer dúvida estou à disposição.