Quais são os principais testes psicométricos para avaliar a personalidade no âmbito clínico?

23 respostas
Quais são os principais testes psicométricos para avaliar a personalidade no âmbito clínico?
Olá. Dos testes psicométricos válidos, aprovados pelo SATEPSI, são usados principalmente o NEO PI-R e Bateria Fatorial da Personalidade (BFP). O NEO PI-R possui alguns problemas, como o baixo índice de consistência interna das escalas, o que pode sugerir que alguns itens que se propõem a avaliar o mesmo fator (por exemplo, Extroversão), talvez estejam avaliando outras coisas. A BFP seria mais indicada tendo em vista a limitação da versão adaptada do NEO PI-R.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Eu utilizo o BFP.
Particularmente gosto muito do Rorschach. É o que escolhi trabalhar.
O teste fornece índices que permitem verificar, por exemplo, condições intelectuais, afetivas e emocionais, controle geral de processos racionais e afetivos, adaptação e ajustamento social e controle de impulsividade. É uma avaliação muito completa que dá ao paciente muitas informações e que pode, inclusive, detectar algum tipo de psicopatia.
Escolha muito bem o profissional para a aplicação do mesmo.
Olá, eu trabalho muito com testes, e em termo de testes de personalidade eu sempre opto pelo Palográfico, ele é muito utilizado e na minha opinião um dos mais fidedignos que existem. Ele é um teste de personalidade que mede características comportamentais via técnicas gráficas. É considerado um teste expressivo, pois analisa o tipo de resposta dada pela pessoa quando focado em uma mesma tarefa. Espero ter ajudado. Um abraço.
Gosto muito de utilizar o Palográfico e as Pirâmides de Pfister para avaliar a personalidade, ajuda muito no diagnóstico . Dependendo o caso, uso também testes de memória e atenção para uma avaliação psicológica completa do caso. Abraço.
Os testes projetivos são uma boa opção para fazer uma avaliação sobre a personalidade. Os que já usei são o HTP e TAT.
Na clinica não utilizo testes psicometricos para avaliação da personalidade, utilizo a análise funcional.
Existem diferentes testes que podem ser utilizados para analisar aspectos da personalidade como o Zulliger , Palográfico , Rorschach e as Pirâmides de Pfister. Através da consulta o psicólogo irá te conhecer e escolher qual bateria de teste irá utilizar de acordo com o que for mais adequado para você.
Existem diversos testes psicológicos, mas cabe ao profissional avaliar qual o teste adequado a cada necessidade.
O mais importante em relação à sua personalidade, é você compreendê-la...perceber o quanto é benéfico (ou não) o SEU jeito de lidar com as pessoas que precisa conviver, o SEU jeito de fazer suas escolhas... desde as pequenas escolhas até grandes decisões, que podem facilitar ou dificultar o desenvolvimento e a fluidez em sua vida.
Caso queria saber mais a respeito, entre em contato e conversamos.
Tenho algumas técnicas projetivas de avaliação que podem ser usadas se necessário. Mas a percepção, o olhar do profissional que vai atender, a empatia e o vínculo criado no setting terapêutico são primordiais para a melhora das questões que te fazem buscar um psicólogo. Até mais!
Existem vários testes aprovados, cabe ao profissional trabalhar de acordo com seu atendimento clínico e no momento que achar apropriado. São úteis para detalhar, aprofundar e tabular o que é visto em entrevista clínica. Favorece a clareza na integração com outras áreas caso seja necessário encaminhamento. O importante e você estar sentindo-se bem com o profissional que lhe atende e que cubra as suas necessidades. Além dos testes.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 105
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Boa noite!
O profissional vai avaliar qual teste é o mais adequado pra investigar o que ele precisa e o teste tem que estar validado no SATEPSI. Eu costumo utilizar, por exemplo, Rorschach, TAT, HTP e outros.
São chamados testes psicométricos aqueles que apresentam certa relação de medida para determinados aspectos psicológicos. Entre eles, hoje os que acho mais práticos são o BFP e o IFP-II. Eles se opõem aos testes projetivos, estes operando com maior recurso interpretativo, ou seja, dependendo da interpretação criteriosa do profissional que aplicar o teste. Entre estes testes ficam o HTP, o Rorschach, o TAT, etc.

Hoje em dia existem tanto testes projetivos quanto psicométricos em circulação para a avaliação da personalidade. A escolha de um teste ou outro depende efetivamente do objetivo da aplicação e da situação em que se encontra o paciente.
Eu utilizo diversos testes, mas os mais comuns é o Palográfico, que por ser subjetivo não é manipulável e realmente me mostra muito do paciente. Dependendo do objetivo, trabalho com o Quati e para ir mais profundo na questão de ansiedade, depressão, angústia, pânico, utilizo a Neurometria Funcional, que fornece diagnóstico e tratamento realmente incomparáveis.
Existe a lista de testes de psicológicos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia. Procuro adequar os testes ao objetivo da avaliação e ao paciente. Tenho preferencia por alguns que dão dimensões qualitativas e quantitativas como o Palográfico, o Zulliger, o Pfister. Complemento com as escalas com o objetivo de obter elementos confirmadores. Neste caso posso citar o BFP, a escala da avaliação de impulsividade, a escala de Baptista de depressão entre outros.
Os tradicionais, como o Rorchach e o TAT (Teste de Aperpção Temática), ambos, projetivos. No entanto, uma escuta psicanalítica acurada e em processo mais abrangente torna mais eficaz a compreensão de traços de personalidade do sujeito.
Olá. Os principais testes psicométricos válidos são NEO PI-R e Bateria Fatorial da Personalidade (BFP). Existem diversos testes disponíveis, porém é importante ressaltar que os testes devem ser aplicados por profissionais autorizados e cabe a eles, definir o mais adequado para cada necessidade.
Olá !
Os colegas já deram excelentes indicações.
A questão importante antes dos testes é saber quais resultados você procura, para que é porque!
Os testes constituem um dos muitos recursos da Psicologia. Sugiro buscar um profissional que confies, ou que tem chances de você confiar! Ele indicará os recursos mais apropriados para a sua demanda!
Abraço

Olá! Os principais testes psicométricos válidos são NEO PI-R e Bateria Fatorial da Personalidade (BFP). Existem diversos testes disponíveis, porém é importante ressaltar que os testes devem ser aplicados por profissionais autorizados e cabe a eles, definir o mais adequado para cada necessidade. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Acredito que os testes psicométricos são muito eficazes para avaliações; eu não utilizo na minha prática clínica, por trabalhar com famílias e casais, utilizo outros questionário da Terapia Sistêmica e Terapia do Esquema. Sempre que necessário encaminho para colegas autorizados que trabalham com testes pela sua complexidade..Espero ter contribuído, fico a disposição para outras dúvidas. Grande abraço!
Olá, As vezes em que achei necessário utilizar os testes psicológicos, preferi o H-T-P, gosto muito. É um teste de grafismo! Acho muito interessante a leitura imediata do sentimento do paciente logo que pega a folha do papel e começa expressar traços de sua personalidade. Analisamos os traços, a posição das figuras, o conteúdo dos desenhos.
Já utilizei em adolescentes e adultos e os resultados são muito importantes!
Desejo que tenha sido útil me colocando a disposição!
Olá!
Quando planejamos uma avaliação psicológica, o ideal é que escolhamos os testes por meio dos objetivos e finalidades da própria avaliação, assim como frente as especificidades do paciente ou do grupo de pessoas que serão avaliadas (idade, gênero, localidade, de origem urbana/rural...), além de considerar também os próprios estudos psicométricos de cada testes, isto é, se cabem ou não para determinada população.

Na dúvida faça levantamento de literatura científica para saber o que é mais aplicado em determinadas situações, além disso procure um profissional para prestar supervisão do processo para evitar qualquer questão ética com o conselho: 60% das faltas éticas em tramitação no CFP são relacionadas ao processo de avaliação psicológica.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraço,
Olá. O profissional vai avaliar qual método é o mais adequado para cada caso. Mas os testes mais conhecidos são os projetivos, o HTP, onde são analisados amplamente, o traço, a forma, enfim, todo o contexto. Espero ter contribuído, fico a disposição para outras dúvidas. Grande abraço!

Especialistas

Silvana Scauri

Silvana Scauri

Psicólogo

Rio Piracicaba

Agendar uma visita
Erika Penha

Erika Penha

Psicólogo, Terapeuta complementar

Americana

Agendar uma visita
Elaine Viola

Elaine Viola

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Teste Palográfico de personalidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.