Quais são os principais sintomas de um Portador de TDAH ? Quando preocupações atrapalham a Concentração

9 respostas
Quais são os principais sintomas de um Portador de TDAH ?

Quando preocupações atrapalham a Concentração ela é considerada Ansiedade ou é TDAH ?
O Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, (TDAH), é um transtorno neuroquímico, ou seja, há um desequilíbrio no sistema de regulação central dos sintomas neuroadrenérgicos e dopaminérgicos. (Neurotransmissores do cérebro). São eles que controlam a função cognitiva, motora, atenção,organização, planejamento,motivação, funções executivas como também o sistema funcional de recompensa. Os sintomas estão dividos basicamente em 3 eixos: ATENÇÃO, HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE. Há tb subtipos. Uma criança/adulto pode ter apenas 1, 2 ou todos 3. Também podem ter intensidades diferentes de um ou de outro. Quanto as "preocupações", a primeira questão a esclarecer é se as "preocupações" é se elas são reais ou fantasias. Se são fantasias, vamos tratar de um modo. Se são reais, então estamos diante de um problema ou desafio e o tratamento da preocupação será outro. Transtornos psiquiátricos podem co-existir. O necessário é o correto diagnóstico e tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não resta dúvida que ansiedade causa desconcentração. Para que você fique mais tranquilo quanto a diagnóstico, faça uma avaliação Neuropsicológica ou um Psicodiagnóstico que consiste em testes que vão avaliar a parte atentiva e seus prejuízos, assim como questões ligadas a ansiedade e depressão. Boa sorte.
Completando ainda, sugeriria que fizesse uma Avaliação Neuropsicologica para detectar algum tipo de transtorno através de uma investigação das finçoes cognitivas!
Atenciosamente!
Monica
Dentre os sintomas psicológicos da ansiedade constam:
Agitação psicomotora
Nervosismo
Dificuldade de Concentração
Preocupação e medo constante
Sensação de estar em perigo
Em relação ao diagnóstico é necessário conhecer o caso mais a fundo, pois muitos sintomas de diversos transtornos são muito semelhantes, por essa razão é preciso entender como ele acontece para você. Isso ocorre apenas em situações de concentração ou em outros momentos?
O pessimismo está presente?
Entre outros fatos que podem facilitar diferenciar um caso do outro.
Espero ter ajudado.
Olá, ambas as situações podem corresponder, mas para fechar um diagnóstico não é tão simples assim, necessita de vários testes, neste caso principalmente de atenção e de ansiedade, mas não pode desconsiderar outras funções que podem ser o motivo de sua falta de concentração! Procure um neuropsicólogo para avaliar tudo isso e poder te orientar melhor! Abraços!
Os sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade - TDAH estão listados nas respostas dos colegas. Acrescento que somente uma avaliação neuropsicológica bem feita poderia apontar para a diferenciação dos transtornos já que muitos sintomas são percebidos em vários quadros. Geralmente a pessoa que tem TDAH expressa comprometimentos nas funções executivas (atenção, controle inibitório, flexibilidade...) e o neuropsicólogo vai mapear de forma a quantificar não só as alterações mas também as funções preservadas. A ansiedade pode fazer parte do TDAH em alguns casos. Se for ansiedade sem caracterizar um transtorno, sugiro a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) que tem protocolos bastante eficazes.
O TDAH possui sintomas agrupados em duas categorias principais: falta de atenção ou hiperatividade/impulsividade. Entre os sintomas relacionados à desatenção são frequentes a omissão de detalhes ou erros por descuido em tarefas; dificuldade em manter a atenção por períodos prolongados numa mesma tarefa; fácil distração com estímulos à sua volta; perda de foco de atenção sobre pessoas com as quais interage. Já entre os sintomas relativos à impulsividade são frequentes a agitação motora; incapacidade de participar de atividades lúdicas ou prazerosas de forma comedida e tranquila; falar em excesso ou sem medir as consequências do que diz; grande dificuldade em esperar, seja para falar ou para iniciar alguma ação. Em relação às preocupações, é necessário realizar uma análise funcional dos comportamentos para cada caso. As preocupações podem ser justificadas por eventos reais (algo até esperado nesse caso) ou estar associada a transtornos psicológicos (TDAH, ansiedade ou ainda outros).
Bom dia,
percebe-se que está muito angustiada (o), com o quadro sintomatológico que vem apresentando. Veja, a intervenção de um processo terapêutico será de muita relevância para você no sentido de esclarecer todas as duvidas e, estabelecer diagnóstico, e o mais importante em sua fala, estabelecer os limites entre o real e irreal neste momento em que se encontra.
Concordo com os demais especialistas em que uma Avaliação Neuropsicológica seria um diferencial em seu processo.
Muito obrigada pelo contato, Gratidão.
O teste para déficit de atenção e hiperatividade é feito a avaliação da atenção da hiperatividade e da impulsão

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.