Quais são os principais sintomas de artegite temporal?

2 respostas
Quais são os principais sintomas de artegite temporal?
A Arterite Temporal, também conhecida como arterite de células gigantes ou arterite de células gigantes temporais, é uma condição médica caracterizada pela inflamação das artérias, especialmente as artérias temporais que percorrem as têmporas. Esta condição geralmente afeta adultos mais velhos e, se não for tratada adequadamente, pode levar a complicações graves, como perda de visão.

Os principais sintomas da arterite temporal incluem:

Dor na região temporal: Muitas vezes, os pacientes experimentam dor na área das têmporas, que pode ser persistente e latejante.

Sensibilidade no couro cabeludo: A região do couro cabeludo sobre as artérias temporais pode ficar sensível ao toque.

Mastigação dolorosa: A mastigação pode se tornar dolorosa, especialmente ao comer alimentos mais duros.

Fadiga: Os pacientes podem sentir-se cansados e ter uma sensação geral de mal-estar.

Perda de apetite e perda de peso: Devido à dor e desconforto associados, os pacientes podem perder o apetite e experimentar perda de peso.

Febre: Alguns pacientes podem apresentar febre, embora isso nem sempre seja um sintoma proeminente.

Dores musculares e articulares: Algumas pessoas com arterite temporal podem ter dores musculares e articulares.

Rigidez no pescoço e nos ombros: A rigidez no pescoço e nos ombros pode ser observada, especialmente pela manhã.

Visão turva ou perda de visão: Uma complicação séria da arterite temporal é a isquemia da artéria oftálmica, que pode levar à perda de visão. Se houver suspeita de arterite temporal, é crucial procurar atendimento médico imediatamente para evitar essa complicação.

É importante notar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, e nem todos os pacientes apresentarão todos esses sintomas. Se houver suspeita de arterite temporal, é fundamental procurar um médico reumatologista para avaliação e diagnóstico adequados. O tratamento é feito através de corticoides e medicações com ação no sistema imunológico

Os sintomas de atenção clássicos para arterite temporal ou arterite de células gigantes são os sintomas constitucionais (febre persistente ou recorrente, perda de peso, perda do apetite, calafrios), dor de cabeça de início recente ou diferente da cefaléia que já apresentava, perda súbita da visão, dor ou "cansaço" ao mastigar.
Lembrando que o risco dessa vasculite aumenta na população idosa. Não é comum acontecer antes dos 50 anos.